A Honda lançou recentemente a Tornado 300, um modelo que renasce com um motor mais potente e uma estrutura atualizada. Com rodas raiadas de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, e suspensões de curso mais longo, a nova XR 300L é uma moto trail voltada para o uso misto, incluindo trilhas e vias urbanas.
O novo modelo conta com um motor de 250 cilindradas, o mesmo utilizado na Sahara 300, mas com pequenas alterações que o tornam menos potente. Ainda assim, a Tornado 300 oferece uma experiência eficiente para os motociclistas que desejam uma moto com desempenho fora de estrada, sem deixar de lado a legalidade de circular nas ruas.
A Tornado 300 chega às lojas com um preço inicial de R$ 27.690, mesma faixa da Sahara 300 Rally, mas a Honda acredita que ambas coexistirão no mercado, cada uma com uma proposta diferente.
O chassi da nova Tornado é derivado da CRF 250F, o que proporciona robustez e estabilidade em terrenos difíceis. As principais diferenças em relação à Sahara estão na geometria da moto. A Tornado foi projetada para ser mais ágil nas trilhas, com um ângulo de cáster e uma suspensão dianteira ajustados para essa finalidade.
Além disso, a suspensão traseira tem um curso ligeiramente maior do que a da Sahara, o que melhora o desempenho em terrenos acidentados. O garfo dianteiro convencional também ganhou ajustes, como coifas para proteção, melhorando a durabilidade e o conforto durante a pilotagem.
Outro ponto de destaque é o peso da moto. Com menos carenagem e peças mais leves, a Tornado pesa 143 kg, três quilos a menos que sua irmã, Sahara. A redução de peso facilita a condução em terrenos irregulares e aumenta a capacidade off-road da motocicleta.
A Tornado 300 utiliza o motor monocilíndrico já conhecido dos modelos CB 300F Twister e Sahara 300. A potência foi ajustada para 24,3 cavalos, um pouco menos que a Sahara, mas com a mesma capacidade de torque de 2,7 kgf.m. A velocidade máxima, segundo a Honda, é de 124 km/h, cinco quilômetros a menos que a Sahara.
O câmbio de seis marchas, com embreagem assistida e deslizante, contribui para um desempenho equilibrado tanto nas estradas quanto nas trilhas. As marchas iniciais são curtas, otimizadas para uso em terrenos irregulares, enquanto as marchas mais altas proporcionam uma condução mais confortável em estradas pavimentadas.
No uso off-road, a Tornado 300 demonstra sua eficiência. As pedaleiras sem borracha garantem aderência, enquanto o design estreito do tanque facilita o controle da moto durante a pilotagem em pé, essencial para trilhas mais técnicas.
Um dos pontos a ser considerado é a altura do assento. Com 890 mm, ele é mais alto que o da Sahara, o que pode dificultar para motociclistas mais baixos apoiarem os pés no chão. Mesmo com um banco mais fino e estreito, a ergonomia ainda exige certa habilidade para aqueles que têm menos de 1,80 m de altura.
Em viagens longas, o banco da Tornado pode se tornar desconfortável devido ao seu design minimalista, focado mais na performance em trilhas do que no conforto em estradas. No entanto, durante trajetos curtos ou em terrenos off-road, a posição de pilotagem mais agressiva se mostra adequada.
O guidão da Tornado foi ajustado para facilitar a condução em pé, mas em velocidades mais altas, a falta de carenagens e a posição de pilotagem mais aberta expõem o motociclista ao vento, o que pode causar desconforto.
A vocação off-road da Tornado fica clara ao testá-la em estradas de terra. A suspensão, ajustada para suportar impactos e absorver irregularidades, se comporta de maneira eficiente, mesmo em terrenos mais acidentados. Durante os testes, foi possível notar que o garfo telescópico resistiu bem aos desafios impostos pelas trilhas, garantindo uma pilotagem estável.
A falta de um sistema de desativação do ABS nas rodas traseiras, contudo, é um ponto que pode ser considerado negativo para aqueles que desejam explorar ao máximo o potencial off-road da Tornado. Essa funcionalidade seria especialmente útil em situações onde o controle preciso da frenagem é essencial.
Além disso, o painel de instrumentos, apesar de completo, demonstrou certa vulnerabilidade ao acúmulo de poeira, o que dificultou a leitura das informações durante os trajetos off-road.
A Honda posiciona a Tornado 300 como uma opção mais acessível para motociclistas que desejam uma moto off-road com desempenho urbano. A principal concorrente direta é a Yamaha XTZ 250 Lander, que oferece uma proposta similar, mas com um preço ligeiramente inferior.
Embora a Tornado compartilhe muitas características com a Sahara 300, a Honda acredita que a Tornado atrairá um público diferente, mais interessado em trilhas e terrenos acidentados. Enquanto isso, a Sahara continua sendo uma opção para aqueles que buscam uma moto trail com maior conforto para longas viagens.
A expectativa é que, com o crescimento do segmento de motos trail no Brasil, a Tornado 300 encontre seu espaço entre os entusiastas de off-road que também necessitam de uma moto para o uso urbano diário.
Fonte: Honda.