Vale a pena vender carro em anúncio da OLX?

A dinâmica da compra e venda de mercadorias mudou radicalmente com a internet. Hoje a maior parte das pessoas prefere comprar desde seu computador em casa do que sair para ir a uma loja física. Não é diferente quanto aos automóveis, cujo índice de venda de veículos em 2016 atingiu 20% a nível nacional apenas através do site OLX. Mas é preciso entender os riscos e se prevenir de problemas.

Novidades
5 meses atrás
Vale a pena vender carro em anúncio da OLX?

A OLX é uma das maiores plataformas de anúncios do Brasil

Quando se fala em internet sabemos que há uma enorme vastidão de possibilidades e de pessoas, o que também significa mais concorrência e também, infelizmente, oportunidade para enganar os cidadãos.

Por isso, ao pretender vender ou comprar um carro, por exemplo, o primeiro passo é escolher uma plataforma confiável. Uma dessas é a OLX, que permite o anúncio gratuito, mas também tem a versão paga para quem tem pressa.

Embora ela não esteja completamente livre da possibilidade anúncios fraudulentos, com certeza tem ferramentas excelentes que dificultam e inibem a prática de fraudes. Em 2016 a OLX sozinha foi responsável pela venda de mais de 20% dos carros no país, ultrapassando 2,1 milhões de veículos comercializados.

Saiba qual é o público alvo de seu anúncio

Uma das coisas mais importantes quando se pretende vender algo é descobrir o público alvo do produto. Ou seja, ser capaz de identificar a quem o produto realmente vai interessar e que o possa adquirir.

Por isso, ao criar um anúncio na OLX para a venda do seu carro usado, não economize nas informações. Será através delas que os principais interessados identificarão seu anúncio no meio de um mar de outras possibilidades.

Então, colocar informações que sejam capaz de definir, por exemplo, se o veículo interessa mais para homens ou mulheres, que faixa etária ele atenderá melhor, poder aquisitivo (preço), se o uso dele é mais indicado para o dia-a-dia ou fins de semana, cidade ou rodovias, potência do motor, itens de conforto, acessórios que acompanham ou não o veículo na venda, enfim, quanto mais detalhada for a descrição – sem cair no extremo ridículo de copiar e colar o site oficial da montadora – maiores são as chances de encontrar a pessoa certa num curto espaço de tempo.

Crie uma “persona ideal”

Algo que pode ajudar bastante, especialmente quem não tem muita prática com vendas, é criar uma “persona ideal”, ou seja, um perfil o mais próximo possível de quem compraria seu carro. Quanto mais ele for detalhado, mais fácil será acertar na oferta do seu veículo, que ficará mais atraente ao público alvo.

O título é importante sim

Muita gente diz que o título do anúncio não faz diferença. Grande engano! O título é como o cartão de visita de alguém, é o primeiro contato que terão com você e seu anúncio. Então, ele é sim muito importante.

Um bom título não precisa – nem deve – ser longo, deve-se evitar o uso exagerado de adjetivos (lindo, maravilhoso, excelente, incrível, etc.) e deve reunir de forma sintética as principais características do produto anunciado.

Por exemplo: Ford Ka 1.5 SEL 2019 completo com câmbio automático. Pode-se perceber que o título contém o nome da marca e do modelo, a motorização, a versão e o ano de fabricação. No caso da OLX não é preciso incluir o preço no título, já que ele tem um campo específico em destaque para isso.

Descrição bem redigida

Seja a venda particular ou de concessionária, a um bom título deve acompanhar uma descrição à altura, bem redigida, sem erros de gramática e com objetividade. Será com o conhecimento dos detalhes que o comprador fará a avaliação se compensa ou não entrar em contato com o vendedor.

Além disso, a descrição ajuda na indexação no Google. Ou seja, dará ao anúncio uma relevância orgânica maior do que aqueles que quase não descrevem nada do produto que está sendo vendido.

Para saber se a descrição está boa é fácil, imagine que você está pesquisando por um carro e pense que descrição lhe agradaria encontrar nos anúncios. Provavelmente o que lhe agradar vai convencer as outras pessoas também.

Na descrição da venda de um veículo é importante conter certas informações que servirão de baliza para quem estiver pesquisando por veículos. As principais são:

  • Localização
  • Estado de conservação (tem que fazer jus ao que se verá nas fotos)
  • Ano fabricação e ano modelo
  • Modelo e versão
  • Motorização detalhada (motor, câmbio, cavalos, torque, válvulas, cilindros, etc.)
  • Quilometragem
  • Acessórios
  • Preço na Tabela FIPE e preço pedido pelo vendedor

Além disso, se houver outros detalhes relevantes, como pro exemplo a modificação nas características originais de fábrica (rebaixamento da suspensão, turbinado no motor, tamanho das rodas, etc.), avarias e defeitos (batidas, ralados, sinistro no documento), acessórios que agreguem valor (sistema multimídia com DVD, por exemplo).

A utilização de palavras-chave, ou no nome técnico Search Engine Optimization (SEO), também pode ajudar a agilizar a venda do seu veículo. Contudo, elas devem ser utilizadas de forma natural dentro do texto, e não soltas em qualquer parte, que seria ainda mais prejudicial do que deixar sem colocá-las.

Última dica para descrição: coloque preço e condições de forma clara! Mas também esteja aberto a negociações. Dizer por exemplo “não abaixo um centavo então não me perturbem” vai espantar os possíveis compradores, porque mostra dificuldade no trato com o vendedor, falta de simpatia. Entra nesse quesito as respostas rápidas e corteses a eventuais dúvidas de interessados.

Boas fotos fazem a diferença

Outro elemento importante de um bom anúncio são as fotografias (no plural) que o acompanham. Quanto mais fotos, mais detalhadas e iluminadas forem, mais crescem as chances de seu anúncio chamar atenção de possíveis compradores.

Nunca tire fotos à noite ou em local sem uma boa iluminação (preferencialmente luz natural), e entre as fotos coloque detalhes que possam interessar ao comprador, sejam eles bons ou ruins. Por exemplo, se o veículo tem um ralado na lateral, não adianta esconder isso no anúncio porque na hora de ver o carro pessoalmente a pessoa não vai querer fazer negócio. Será perda de tempo para você e para a outra pessoa.

Não tire foto apenas da parte exterior do veículo, faça fotos de dentro em que apareçam o painel (incluindo a quilometragem), o câmbio e os que circunda. As pessoas gostam de ver o estado de conservação do veículo. O mesmo serve para o motor. Havendo acessórios relevantes é bom que estejam destacados também.

Programe-se para fazer uma boa seção fotográfica, lave o carro e deixe-o arrumado. Sendo possível tira as fotos num local agradável aos olhos, como um parque ou jardim de fundo. Evite que outros veículos ou pessoas apareçam na foto. Isso tudo mostrará ao possível comprador o esmero do vendedor a transmitirá mais confiança.

Compartilhando nas redes sociais

Um belo impulso que se pode dar ao anúncio é o compartilhamento através das redes sociais. Nelas seu anúncio se espalhará mais rapidamente, como mancha de azeite, entre amigos, amigos de amigos e por fim desconhecidos que tenham manifestado interesse no assunto que você está anunciando.

Porque vender através da internet para particular e não numa loja?

A resposta a essa pergunta é óbvia, por causa do valor de venda. Quando você vende para uma loja, esta precisará ter lucro sobre seu veículo, por isso vai pagar menos do que ele vale para poder vender rápido por um preço justo e ainda ter lucro.

Quando você vende direto para o consumidor final (particular), essa margem de lucro que seria da loja fica pra você. Então, por um pouco mais de trabalho você pode economizar um bom dinheiro.

Algumas precauções

Como se mencionou acima, a OLX é uma plataforma bastante segura, mas prevenir nunca é demais. Quando alguém se mostrar interessado e quiser marcar um encontro para ver o veículo pessoalmente escolha você o local, preferencialmente que seja público e durante o dia. Sendo possível vá acompanhado e deixe alguém de casa avisado.

Se a pessoa estiver mal intencionada não vai aceitar essas condições e deixará de importunar. Procure notar algo que esteja estranho durante a conversação, sempre dá pra perceber algo errado na conduta de alguém que pretende te prejudicar. Evite passar informações pessoais sem necessidade pra qualquer um, como por exemplo seu endereço residencial.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?