Volkswagen Tarok: picape do T-cross pode chegar no Brasil para competir com Fiat Toro

A Volkswagen está avançando no desenvolvimento de uma nova picape no Brasil, marcando mais um passo da empresa na expansão de sua linha de veículos no país. Os testes já foram iniciados em São Bernardo do Campo, São Paulo. O veículo em teste, embora revestido pela carroceria de um Virtus, é na verdade uma "mula" - um protótipo técnico utilizado para testes de desenvolvimento.
Publicado em Notícias dia 10/05/2024 por Alan Corrêa

A Volkswagen está em fase de desenvolvimento de uma nova picape Tarok no Brasil, que começou a ser testada em São Bernardo do Campo, São Paulo. O veículo, ainda não finalizado, é baseado na plataforma MQB-A0, a mesma utilizada pelo sedã Virtus e pelo SUV T-Cross. As projeções indicam que o lançamento no mercado brasileiro ocorrerá até 2027.

Os testes em andamento são realizados com uma mula, que é uma versão inicial de teste que utiliza a carroceria de um modelo existente, neste caso, o Virtus, mas com modificações que refletem as características da futura picape. As alterações visíveis incluem para-lamas traseiros alargados e uma bitola mais larga, além de um entre-eixos que parece ser maior do que os 2,65 metros do Virtus original.

A Volkswagen começou os testes de uma nova picape no Brasil, observados em São Bernardo do Campo, SP.
A Volkswagen começou os testes de uma nova picape no Brasil, observados em São Bernardo do Campo, SP.

Originalmente, a nova picape da Volkswagen seria baseada na plataforma MQB-A1 do Taos e seguiria o conceito do Tarok, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018. Contudo, o projeto inicial foi arquivado durante a pandemia e sofreu alterações significativas antes de ser retomado.

O carro testado tem a carroceria de um Virtus, mas é uma mula, um protótipo para desenvolvimento.
O carro testado tem a carroceria de um Virtus, mas é uma mula, um protótipo para desenvolvimento.

O design externo da picape contará com uma carroceria monobloco e será semelhante em porte a outros modelos do mercado, como o Chevrolet Montana e o Renault Oroch. O design deve seguir o padrão estético dos SUVs e picapes da marca, enquanto o interior manterá características comuns com o T-Cross, especialmente no acabamento e layout.

Modificações incluem para-lamas alargados e bitola mais larga, indicando um entre-eixos maior que 2,65 m.
Modificações incluem para-lamas alargados e bitola mais larga, indicando um entre-eixos maior que 2,65 m.

Quanto à motorização, a Volkswagen planeja introduzir um novo motor 1.5 TSI que substituirá o atual 1.4 TSI de 150 cv. Este novo motor está sendo desenvolvido para atender às novas normas de emissões de poluentes do Proconve L8, que serão implementadas no início de 2025. O motor 1.5 TSI contará com tecnologia híbrida-flex EVO2, oferecendo 150 cv e 250 Nm de torque. Além disso, incluirá inovações como a desativação de cilindros e turbos de geometria variável, o que contribuirá para a redução do consumo de combustível.

A nova picape faz parte de um plano da Volkswagen de lançar quatro carros inéditos no Brasil até 2028, refletindo um investimento contínuo da empresa no desenvolvimento de veículos adaptados às necessidades e preferências do mercado brasileiro. A produção está programada para ocorrer na fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, Paraná, consolidando ainda mais a presença da empresa na região e no setor automotivo nacional.

É esperado que a picape Tarok da Volkswagen chegue ao mercado com preços variando entre R$ 130 mil e R$ 160 mil, a depender do modelo escolhido e dos opcionais inclusos. Até o momento, não há informações oficiais sobre os preços ou detalhes específicos dos modelos que serão disponibilizados.

Projeto de como deverá ser a VW Tarok
Projeto de como deverá ser a VW Tarok

*Com informações do Wikipedia, VWNews, Terra e iG.