VW Tarok vem aí? Volkswagen confirma nova picape para competir com Fiat Toro e amplia produção no Brasil

A fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais celebrou 25 anos e 3 milhões de veículos produzidos, mas a grande novidade é a confirmação de uma nova picape para competir com a Fiat Toro. O modelo usará a plataforma MQB e pode ter motor híbrido. Além disso, o Novo Virtus será fabricado na unidade a partir de 2025.
Publicado por Alan Corrêa em Volkswagen dia 24/02/2025

A Volkswagen anunciou oficialmente que lançará uma nova picape no mercado brasileiro, posicionada para competir diretamente com modelos como a Fiat Toro. A confirmação ocorreu durante a celebração dos marcos de produção na fábrica da montadora em São José dos Pinhais (PR), que ultrapassou a marca de 3 milhões de veículos fabricados. A novidade faz parte da estratégia da empresa para fortalecer sua presença no segmento de utilitários no Brasil e em mercados internacionais.

Pontos Principais:

  • Volkswagen desenvolverá nova picape para o mercado brasileiro.
  • Produção ocorrerá na fábrica de São José dos Pinhais (PR).
  • Unidade paranaense celebrou 25 anos e 3 milhões de veículos produzidos.
  • Sedã Novo Virtus também será fabricado na planta a partir de 2025.

A nova picape da Volkswagen será produzida na unidade paranaense, que já fabrica o SUV T-Cross. O modelo ainda não teve especificações detalhadas divulgadas, mas imagens de testes indicam que ele utilizará uma plataforma derivada da MQB, possivelmente uma versão híbrida. A empresa investe em inovações para se adequar às tendências do setor e aumentar a competitividade no segmento de picapes intermediárias.

A Volkswagen confirmou a produção de uma nova picape para competir no mercado brasileiro. O modelo será fabricado em São José dos Pinhais, no Paraná, onde a montadora celebrou 25 anos da unidade.
A Volkswagen confirmou a produção de uma nova picape para competir no mercado brasileiro. O modelo será fabricado em São José dos Pinhais, no Paraná, onde a montadora celebrou 25 anos da unidade.

O lançamento da nova picape ocorre em um momento de crescimento da Volkswagen no Brasil. Em 2024, a empresa registrou um aumento de 16% nas vendas, superando o crescimento do mercado automotivo nacional, que foi de 14,1%. O Brasil se consolidou como o terceiro maior mercado da montadora no mundo, atrás apenas da China e da Alemanha.

Fábrica de São José dos Pinhais e o marco de 3 milhões de unidades

A fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR) alcançou a marca de 3 milhões de veículos produzidos em 26 anos de operação. Inaugurada em 1999, a unidade é responsável pela fabricação de modelos estratégicos para a empresa, como o SUV T-Cross, um dos veículos mais vendidos da marca no país.

O T-Cross atingiu 500 mil unidades produzidas no Brasil desde seu lançamento em 2019. O modelo é ofertado em diferentes versões, incluindo a Sense, voltada para o público PCD, e a Highline, equipada com motor 1.4 turbo, painel digital e teto solar panorâmico. A reestilização recente trouxe mudanças visuais e atualizações tecnológicas ao SUV.

Além do T-Cross, a unidade paranaense passará a produzir o sedã Virtus, ampliando a capacidade produtiva da fábrica. O Virtus já é fabricado na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e a inclusão da linha de montagem no Paraná reforça a importância da planta para a estratégia industrial da Volkswagen no Brasil.

Nova picape da Volkswagen: primeiros detalhes

Projeto de como deverá ser a VW Tarok
Projeto de como deverá ser a VW Tarok

A Volkswagen confirmou o desenvolvimento de uma nova picape para o mercado brasileiro e de exportação. O modelo ainda não teve sua nomenclatura revelada, mas será posicionado na categoria de picapes intermediárias, um segmento em crescimento no país.

Uma unidade de testes do novo utilitário foi flagrada rodando com a carroceria do Tiguan, o que indica que a montadora está utilizando a plataforma MQB em uma versão adaptada. O veículo flagrado apresentava suspensão traseira com eixo de torção e bitolas menores que as do SUV, sugerindo ajustes específicos para a nova picape.

A expectativa é que a picape adote uma versão da plataforma MQB Hybrid, capaz de integrar sistemas de eletrificação. Essa solução pode ampliar as possibilidades do modelo, tornando-o compatível com novas exigências do mercado e aumentando sua competitividade frente aos concorrentes.

Crescimento da Volkswagen no Brasil e na América do Sul

A Volkswagen registrou crescimento acima da média do mercado automotivo brasileiro em 2024. A empresa vendeu 400.379 unidades, um aumento de 16% em relação ao ano anterior, enquanto o mercado geral avançou 14,1%. O Brasil se consolidou como o terceiro maior mercado global da montadora.

O T-Cross se destacou como o SUV mais vendido da América do Sul, com 98.200 unidades comercializadas. O modelo foi exportado para diversos países da região, incluindo Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai. No Brasil, superou o Chevrolet Tracker, que teve 69.401 unidades vendidas no mesmo período.

O crescimento da Volkswagen na América do Sul também foi expressivo. A empresa registrou 497 mil veículos emplacados na região, um avanço de 13,6% em relação ao ano anterior. Esse desempenho reforça a estratégia da montadora de expandir sua presença no continente e consolidar sua participação no segmento de SUVs e picapes.

Reestilização e desempenho do T-Cross

Em 2024, o Volkswagen T-Cross passou por sua primeira reestilização, com alterações no design e na tecnologia embarcada. O modelo recebeu uma nova dianteira, interior atualizado e lanternas traseiras interligadas. No mercado brasileiro, o SUV mantém uma distância entre-eixos de 2,65 metros, superior à versão europeia, que possui 2,55 metros.

O T-Cross foi o SUV mais vendido no Brasil no último ano, com 83.976 unidades comercializadas. O modelo se destacou no segmento e ajudou a Volkswagen a aumentar sua participação no mercado de utilitários esportivos.

A Volkswagen aposta na continuidade do sucesso do T-Cross e na ampliação de sua linha de SUVs e picapes para manter o crescimento das vendas no país. A chegada da nova picape deve reforçar essa estratégia e consolidar a marca no segmento de utilitários médios.

Expectativas para a nova picape

A nova picape da Volkswagen está em fase avançada de desenvolvimento e deve ser lançada nos próximos anos. O modelo será produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR) e tem como objetivo competir com rivais estabelecidos no segmento.

A expectativa é que o modelo seja equipado com motorizações modernas e tecnologias alinhadas às tendências do setor. A plataforma MQB Hybrid pode permitir a inclusão de versões eletrificadas, ampliando as opções de motorização e aumentando a eficiência do veículo.

O lançamento da nova picape faz parte da estratégia da Volkswagen para expandir sua linha de utilitários e fortalecer sua posição no mercado. O modelo terá como desafio enfrentar concorrentes já consolidados e conquistar espaço entre os consumidores brasileiros e sul-americanos.

Fonte: AutoEsporte e Motor1.