A Yamaha lançou recentemente a XTZ 250 Lander 2025, que chega com atualizações significativas para se manter competitiva em sua categoria. Com o mercado aquecido, especialmente com a nova linha 300 da Honda, a Yamaha investiu em mudanças visuais e tecnológicas para a Lander, visando atrair os motociclistas que buscam uma aventureira robusta.
Pontos principais:
A Lander 2025 se destaca pelo novo conjunto óptico, que inclui farol com luz diurna e projetor de LED, proporcionando uma iluminação mais eficiente. O visual da motocicleta também foi atualizado com um design mais agressivo, com mudanças no formato das aletas laterais e do tanque de combustível.
Além disso, o painel de instrumentos digital foi ampliado em 59%, trazendo maior visibilidade para o piloto. A simulação analógica do conta-giros é outra novidade que facilita a leitura durante a condução. A Lander 2025 também recebeu conectividade via Bluetooth, permitindo que o motociclista emparelhe a moto com um dispositivo para monitoramento remoto, como lembretes de manutenção e o último local de estacionamento.
Apesar das mudanças tecnológicas, o motor da Lander 2025 permanece o mesmo. A moto segue com o propulsor de 249 cm³, gerando 20,9 cv de potência e 2,1 kgfm de torque. No entanto, a Lander deixou de ser flex e agora funciona apenas com gasolina, representando uma mudança importante para os consumidores que valorizavam essa versatilidade.
A moto também passou por adequações no escapamento, com um novo catalisador para atender às exigências do Promot 5, que regula as emissões de poluentes no Brasil. Ainda assim, o desempenho da moto com gasolina permanece inalterado em comparação à versão anterior.
Em termos de dimensões, a Lander 2025 manteve suas características. O modelo possui 2.155 mm de comprimento, 820 mm de largura e 1.210 mm de altura. A altura do assento é de 875 mm, o que, combinado com o vão livre de 240 mm, garante o bom desempenho em terrenos off-road. A suspensão dianteira continua com garfo telescópico de 220 mm de curso, enquanto a traseira conta com um amortecedor único de 204 mm de curso.
A Lander 2025 pesa 156 kg em ordem de marcha e tem um tanque de combustível com capacidade de 13,6 litros, dos quais 3,3 litros são de reserva. As rodas raiadas mantêm o padrão de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, sendo calçadas por pneus de medidas 80/90 e 120/80, respectivamente. A moto também possui discos de freio em ambas as rodas, mas apenas o freio dianteiro conta com sistema ABS.
Quanto ao preço, a Yamaha Lander 250 2025 será produzida em Manaus e chegará às concessionárias em novembro. O modelo terá um preço público sugerido de R$ 27.490, representando um aumento de R$ 1.200 em relação ao modelo anterior. As opções de cores disponíveis incluem cinza fosca, verde fosca, vermelha sólida e azul sólida.