Yamaha revela 16 inovações em mobilidade no Japan Mobility Show 2025 — triciclo e motos a hidrogênio impressionam

A Yamaha exibirá 16 novos projetos no Japan Mobility Show 2025, com seis estreias mundiais entre triciclo elétrico e motos a hidrogênio, conceitos híbridos e cadeiras de rodas motorizadas, reafirmando seu compromisso com mobilidade e inovação.
Publicado por em Mundo e Yamaha dia

No salão de tecnologia japonesa que ocorrerá entre 29 de outubro e 9 de novembro no Tokyo Big Sight, a Yamaha vai desdobrar sua visão de futuro ao apresentar 16 novos produtos, sendo seis inéditos globalmente. Entre os destaques, saltam aos olhos o TRICERA proto, triciclo elétrico com direção nas três rodas, e o H2 Buddy Porter Concept, fruto da parceria com a Toyota, movido a hidrogênio e com autonomia superior a 100 km.

Pontos Principais:

  • A Yamaha trará 16 projetos inovadores ao Japan Mobility Show 2025, com seis estreias mundiais.
  • Destaques incluem triciclo elétrico (TRICERA proto) e moto a hidrogênio (H2 Buddy Porter Concept).
  • Modelos híbridos, eBikes personalizáveis, módulo e-Axle e IA motor (MOTOROiD:Λ) também entram em cena.
  • Cadeiras de rodas elétricas NACTUS VS TRE-X e ONE-MAX ampliam o alcance da mobilidade Yamaha.
  • Modelos já consolidados como TRACER9 GT+, Fazzio e YZF-R1 reforçam a estratégia modular da marca.

A marca reforça seu tema “Feel. Move.” no estande, convidando o visitante a experimentar a conexão entre piloto e máquina por meio de motocicletas elétricas, híbridas, eBikes e conceitos de mobilidade pessoal. Em paralelo ao universo automotivo, a Yamaha colocará em cena experiências sensoriais: tecnologia acústica 3D, performances da Hatsune Miku usando instrumentos da própria marca e o projeto MOTOROiD:Λ — um sistema de inteligência artificial que aprende e se adapta ao comportamento do condutor.

A Yamaha vai revolucionar o Japan Mobility Show com 16 projetos, reunindo elétrica, híbrida e hidrogênio para mostrar seu novo passo no futuro.
A Yamaha vai revolucionar o Japan Mobility Show com 16 projetos, reunindo elétrica, híbrida e hidrogênio para mostrar seu novo passo no futuro.

Outros conceitos eletrificados em exposição incluem os protótipos PROTO BEV, de moto elétrica leve com desempenho de combustão, e os híbridos PROTO HEV e PROTO PHEV, que almejam equilíbrio entre eficiência e potência. Também serão exibidos o módulo elétrico compacto e-Axle e as eBikes conceituais Y-00B Base e Y-00B Bricolage, esta última inspirada na clássica YA-1 de 1955.

Não fica só no transporte pessoal: a Yamaha também levará soluções de mobilidade assistiva com as cadeiras de rodas elétricas NACTUS VS TRE-X e ONE-MAX, desenvolvidas para ampliar conforto e autonomia a usuários com mobilidade reduzida.

Entre os modelos já existentes, estarão expostos clássicos como a TRACER9 GT+ Y-AMT, a scooter Fazzio, a esportiva YZF-R1 (usada nas 8 Horas de Suzuka) e a moto elétrica de competição TY-E 3.0, reforçando a amplitude da estratégia: do esporte ao conceito.

Ao reunir protótipos ambiciosos e tecnologias sensoriais imersivas, a Yamaha reafirma seu protagonismo no cenário de mobilidade sustentável e eletromobilidade — presença que vai além de exibição: é um manifesto de inovação e posicionamento estratégico global, com reflexo direto no Brasil, onde a marca atua como vice-líder no segmento de motos tradicionais.

Fonte: Motociclismoonline, Autoentusiastas e R7.

Alan Corrêa
Alan Corrêa
Jornalista automotivo (MTB: 0075964/SP) e analista de mercado. Especialista em traduzir a engenharia de lançamentos e monitorar a desvalorização de usados. No Carro.Blog.br, assina testes técnicos e guias de compra com foco em durabilidade e custo-benefício.