No salão de tecnologia japonesa que ocorrerá entre 29 de outubro e 9 de novembro no Tokyo Big Sight, a Yamaha vai desdobrar sua visão de futuro ao apresentar 16 novos produtos, sendo seis inéditos globalmente. Entre os destaques, saltam aos olhos o TRICERA proto, triciclo elétrico com direção nas três rodas, e o H2 Buddy Porter Concept, fruto da parceria com a Toyota, movido a hidrogênio e com autonomia superior a 100 km.
A marca reforça seu tema “Feel. Move.” no estande, convidando o visitante a experimentar a conexão entre piloto e máquina por meio de motocicletas elétricas, híbridas, eBikes e conceitos de mobilidade pessoal. Em paralelo ao universo automotivo, a Yamaha colocará em cena experiências sensoriais: tecnologia acústica 3D, performances da Hatsune Miku usando instrumentos da própria marca e o projeto MOTOROiD:Λ — um sistema de inteligência artificial que aprende e se adapta ao comportamento do condutor.

Outros conceitos eletrificados em exposição incluem os protótipos PROTO BEV, de moto elétrica leve com desempenho de combustão, e os híbridos PROTO HEV e PROTO PHEV, que almejam equilíbrio entre eficiência e potência. Também serão exibidos o módulo elétrico compacto e-Axle e as eBikes conceituais Y-00B Base e Y-00B Bricolage, esta última inspirada na clássica YA-1 de 1955.
Não fica só no transporte pessoal: a Yamaha também levará soluções de mobilidade assistiva com as cadeiras de rodas elétricas NACTUS VS TRE-X e ONE-MAX, desenvolvidas para ampliar conforto e autonomia a usuários com mobilidade reduzida.
Entre os modelos já existentes, estarão expostos clássicos como a TRACER9 GT+ Y-AMT, a scooter Fazzio, a esportiva YZF-R1 (usada nas 8 Horas de Suzuka) e a moto elétrica de competição TY-E 3.0, reforçando a amplitude da estratégia: do esporte ao conceito.
Ao reunir protótipos ambiciosos e tecnologias sensoriais imersivas, a Yamaha reafirma seu protagonismo no cenário de mobilidade sustentável e eletromobilidade — presença que vai além de exibição: é um manifesto de inovação e posicionamento estratégico global, com reflexo direto no Brasil, onde a marca atua como vice-líder no segmento de motos tradicionais.
Fonte: Motociclismoonline, Autoentusiastas e R7.