As diferenças entre carregadores domésticos e ultrarrápidos para carros elétricos

Entenda as principais diferenças entre os carregadores de carros elétricos usados em casa e os ultrarrápidos encontrados em rodovias e estabelecimentos comerciais. Saiba como essas tecnologias impactam o tempo de recarga e quais veículos são compatíveis com cada tipo de carregamento.
Publicado em Dicas dia 3/09/2024 por Alan Corrêa

A escolha do tipo de carregador ideal para um veículo elétrico depende de vários fatores, incluindo o perfil de uso do proprietário, a capacidade do veículo e as condições ambientais. Para quem utiliza o carro principalmente em trajetos urbanos e pode deixá-lo carregando por longos períodos, um carregador doméstico Nível 1 pode ser suficiente. Já para aqueles que precisam de recargas rápidas ou viajam com frequência, um wallbox ou até mesmo a instalação de um carregador ultrarrápido pode ser uma melhor opção.

Carregadores domésticos e sua eficiência

Carregadores domésticos Nível 1 são acessíveis e compatíveis com tomadas convencionais, mas têm potência limitada, resultando em longos tempos de recarga, ideais para uso noturno.
Carregadores domésticos Nível 1 são acessíveis e compatíveis com tomadas convencionais, mas têm potência limitada, resultando em longos tempos de recarga, ideais para uso noturno.

Os carregadores domésticos, conhecidos como Nível 1, são a forma mais acessível de recarregar um carro elétrico. Eles utilizam tomadas convencionais, o que os torna amplamente compatíveis e fáceis de usar. No entanto, sua potência limitada resulta em tempos de recarga significativamente mais longos. Um exemplo disso é a necessidade de mais de 10 horas para carregar completamente um veículo como o BYD Dolphin Mini, que possui uma bateria de 38 kWh, utilizando uma tomada de 220V com 20A.

Esse tipo de carregador é ideal para situações em que o veículo pode ser deixado carregando por longos períodos, como durante a noite. No entanto, ele não é prático para quem precisa de recargas rápidas, especialmente em casos de viagens longas.

Carregadores Nível 2: maior eficiência com instalação especializada

Os carregadores Nível 2, ou “wallbox”, são uma alternativa mais eficiente para recarregar carros elétricos em casa. Eles necessitam de uma instalação elétrica adequada e especializada, mas oferecem tempos de recarga significativamente menores. Um Peugeot 208 e-GT, por exemplo, pode atingir 80% de carga em cerca de seis horas usando um wallbox de 7,4 kW.

A instalação desses carregadores requer um investimento inicial maior, incluindo a necessidade de um eletricista qualificado para garantir que a infraestrutura elétrica da residência esteja preparada para suportar a carga adicional. Apesar disso, a eficiência e a conveniência oferecidas por esse tipo de carregador fazem dele uma escolha popular entre proprietários de veículos elétricos.

Carregadores ultrarrápidos: velocidade com limitações

Os carregadores ultrarrápidos, classificados como Nível 3, são projetados para oferecer a máxima eficiência em termos de tempo de recarga. Eles utilizam corrente contínua (CC) e podem entregar potências a partir de 50 kW, com alguns modelos chegando a até 120 kW. Esses carregadores são comuns em rodovias e pontos comerciais, sendo ideais para viagens de longa distância, onde o tempo de recarga é um fator crucial.

Entretanto, nem todos os veículos elétricos são compatíveis com essa tecnologia. A capacidade de recarga é frequentemente limitada pelo próprio veículo, que pode não suportar potências tão elevadas. Além disso, a tecnologia ainda está em fase de desenvolvimento, com empresas como a Huawei prometendo avanços que permitirão recarregar 200 km de autonomia em apenas cinco minutos.

Influência da temperatura e cuidados com a bateria

A eficiência do processo de recarga de um carro elétrico também é afetada pela temperatura ambiente. Baterias de íon de lítio, comumente usadas em veículos elétricos, operam melhor em temperaturas moderadas, entre 15°C e 35°C. Em temperaturas extremas, a recarga pode ser menos eficiente, e a durabilidade da bateria pode ser comprometida.

Além disso, as montadoras recomendam que os proprietários evitem carregar a bateria até 100% com frequência, sugerindo que a carga ideal para o uso cotidiano é de 80%. Isso ocorre porque, quando a bateria se aproxima da carga máxima, o processo de recarga desacelera para preservar a vida útil do sistema.

É possível carregar um carro elétrico em casa?

Com o avanço da tecnologia automotiva, os carros elétricos estão se tornando cada vez mais comuns. Uma das perguntas frequentes entre os novos proprietários é se é possível carregar esses veículos em casa. A resposta é sim. No entanto, é necessário considerar alguns fatores para garantir um carregamento eficiente e seguro.

Primeiramente, é importante verificar se a infraestrutura elétrica da residência é adequada para suportar a demanda de energia exigida pelo carregamento do carro elétrico. A instalação de um carregador residencial, conhecido como wallbox, é altamente recomendada, pois oferece maior segurança e velocidade no processo de recarga. Além disso, o uso de tomadas comuns pode não ser suficiente para carregar o veículo de forma rápida, o que pode resultar em tempos de recarga muito longos.

Outro ponto a ser considerado é o custo da energia elétrica. Carregar o carro em casa pode ser mais econômico do que em postos de carregamento públicos, dependendo da tarifa local de eletricidade. Para maximizar a economia, muitos proprietários optam por carregar seus veículos durante a noite, quando as tarifas são mais baixas. No entanto, é essencial ficar atento à capacidade do sistema elétrico residencial para evitar sobrecargas e garantir um uso eficiente da energia.

Carregar um carro elétrico em casa é uma prática viável e cada vez mais popular. Com a instalação adequada de um carregador e a consideração dos custos de energia, é possível usufruir da conveniência de carregar o veículo no conforto do lar, contribuindo para a redução das emissões de carbono e o uso sustentável dos recursos energéticos.

Fonte: QuatroRodas e AutoEsporte.