BMW amplia rede de recarga para carros híbridos e elétricos no Brasil

Para acompanhar aumento da oferta de produtos eletrificados, a BMW Group Brasil promete ampliar a rede de recarga para híbridos e elétricos no país.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 1/06/2019

Os veículos elétricos e híbridos estão ganhando força no brasil, com isso uma das preocupações das montadoras é o número de postos para recarga.

Para acompanhar aumento da oferta de produtos eletrificados, a BMW Group Brasil promete ampliar a rede de recarga para híbridos e elétricos no país, afinal de contas, os carros híbridos da BMW estão ganhando as ruas.

Postos de recarga distribuídos em todo o território nacional

Atualmente, são 110 postos de recarga distribuídos em todo o território nacional por meio de iniciativas próprias e parcerias com grandes empresas, entre elas Multiplan, Iguatemi, Grupo Pão de Açúcar e Ipiranga. Instalados em locais estratégicos e de grande circulação, como supermercados, shopping centers e postos de combustíveis. Dentre estes pontos, está o corredor elétrico Rio-São Paulo, uma iniciativa BMW Group Brasil e EDP, que possibilita uma viagem zero emissões entre as duas maiores cidades do Brasil.

Liderança em vendas de veículos eletrificados

O BMW Group vendeu mais de 142 mil veículos eletrificados (bateria elétrica e plug-in híbrido) no mundo, em 2018, confirmando assim o seu papel de liderança no campo da eletromobilidade. Ou seja, a cada quatro minutos um veículo eletrificado produzido pela empresa foi entregue aos clientes, registrando um aumento significativo de 38,4% nos emplacamentos deste tipo de veículo em relação a 2017. Ao fim deste ano, o BMW Group deve atingir a meta de meio milhão de veículos eletrificados produzidos pela empresa nas ruas. A Europa é a maior região consumidora de veículos eletrificados do mundo, representando mais de 50% das vendas em 2018. Com 75 mil unidades entregues a clientes daquele continente, no ano passado, o BMW Group é o líder de mercado na região, com mais de 16% de participação. Globalmente, a participação de mercado do BMW Group é superior a 9%. O maior mercado único da empresa para veículos eletrificados são os Estados Unidos, onde mais de 25 mil veículos eletrificados BMW/MINI foram vendidos em 2018, representando mais de 7% das vendas totais do BMW Group naquele país. O BMW 530e foi o híbrido plug-in premium mais vendido de 2018 nos EUA.

Até 2021, a empresa terá cinco modelos totalmente elétricos: o BMW i3, o MINI Electric, o BMW iX3, o BMW i4 e o BMW iNEXT. E em 2025, esse número deve crescer para, pelo menos, doze modelos. Incluindo os híbridos plug-in, o portfólio de produtos eletrificados da empresa incluirá, pelo menos, 25 modelos.

MINI Cooper S E Countryman ALL4

MINI Cooper S E Countryman ALL4
MINI Cooper S E Countryman ALL4

E esta ofensiva de eletrificação inclui ainda a oferta de uma ampla gama de veículos elétricos e híbridos, com destaque para o MINI Cooper S E Countryman ALL4, o primeiro modelo da marca britânica equipado com um sistema híbrido de propulsão. Este veículo agrega um sistema de tração integral eletrificada a um conjunto motriz composto por um motor elétrico, capaz de impulsionar as rodas traseiras; um motor a combustão de última geração responsável por impulsionar as rodas dianteiras; além de um sistema inteligente que faz o melhor uso entre as duas tecnologias, de acordo com o modo de condução e que proporciona uma autonomia estimada de aproximadamente 500 quilômetros.

O motor elétrico, concebido seguindo o princípio de um sistema híbrido sincronizado, oferece potência de 88cv (65kw) e torque instantâneo de 165Nm, além de permitir que o veículo rode puramente elétrico por até 40 quilômetros de distância e alcançando velocidade de até 125 km/h, livre de emissões. Já o motor a combustão TwinPower Turbo, de três cilindros e 1.499 cm³, está apto a entregar 136cv (100kw) e 220Nm de torque, a partir de 1.250 rpm. Seja com o motor a gasolina ou no modo zero-emissões, o SUV híbrido da MINI garante o prazer seja sobre o asfalto ou longe dele. No caso de uma aceleração mais intensa, o motor elétrico, atuando em conjunto com o motor a combustão, alcança uma potência total de até 224cv (165kw) e o torque de 385Nm proporcionando aceleração de 0 (zero) a 100 km/h em 6,8 segundos. Perfeito para quem deseja usufruir das vantagens da mobilidade puramente elétrica durante o deslocamento diário, entre a residência e o local de trabalho, e que se beneficia da autonomia ampliada em longas distâncias e torque de 385Nm, o MINI Cooper S E Countryman ALL4 é oferecido no Brasil por R$ 214.990.

BMW 530e M Sport

BMW 530e M Sport
BMW 530e M Sport

A versão híbrida do sedã executivo de maior sucesso no mundo é equipado com o revolucionário sistema BMW eDrive, que integra um motor elétrico de última geração associado a um motor de quatro cilindros e 1.998 cm³, movido a gasolina, e apto a entregar 184cv, entre 5.000 e 6.500 rpm, e 290Nm de torque, de 1.350 a 4.250 rpm.

A potência combinada é de 252cv, a mesma do BMW 530i, e o torque acumulado atinge 420Nm – 70Nm a mais que a versão a combustão. Com esta configuração, o sedã é capaz de acelerar de 0 (zero) a 100 km/h em 6,2 s e alcançar 235 km/h de velocidade máxima. Rodando no modo puramente elétrico, o BMW 530e tem autonomia de 46 quilômetros, sem necessidade de recarga. Ambos os motores direcionam sua força para as rodas traseiras do veículo com a ajuda de uma transmissão automática Steptronic, de oito velocidades, com alavancas atrás do volante para trocas de marchas (shift-paddle). Híbrido plug-in premium mais vendido nos EUA em 2018, o BMW 530e M Sport pode ser adquirido na rede de concessionárias BMW, por R$ 328.950.

BMW i8 Coupé e Roadster

BMW i8 Roadster e BMW i8 Coupe
BMW i8 Roadster e BMW i8 Coupe

Disponibilizado no país por meio de ação de pré-venda, os novos i8 Roadster e Coupé podem ser encomendados nas concessionárias autorizadas BMW i por R$ 699.950 (Roadster) e R$ 649.950 (Coupé). Ambos são equipados com a última geração da consagrada tecnologia BMW eDrive, que combina um novo propulsor elétrico sincronizado ao motor à combustão, de três cilindros, 1.499 cm³ e dotado de tecnologia BMW TwinPower Turbo. O motor elétrico é responsável por mover as rodas dianteiras, enquanto o motor à gasolina movimenta as rodas traseiras. As duas versões trazem potência combinada de 374cv e 320Nm de torque e alcançam velocidade máxima de 250 km/h, além de uma impressionante aceleração de 0 (zero) a 100 km/h em 4,4 segundos (Coupé) e 4,6 s (Roadster). No modo eDrive, o BMW i8 pode rodar por até 45 quilômetros em propulsão puramente elétrica, sem emissões de poluentes.

BMW i3 120Ah

BMW i3
BMW i3

Também oferecido no país em ação de pré-venda, em três versões diferentes – i3 BEV (R$ 205.950); i3 BEV Connected (R$ 229.950); e i3 REX Full (R$ 257.950) –, o novo BMW i3 120Ah é equipado com baterias de alta voltagem de íons de lítio, com maior capacidade de armazenamento de energia – 120 Ah/42,2 kWh.

Com mais este atributo, o compacto premium elétrico segue perfeito para o deslocamento urbano uma vez que eleva o prazer de dirigir a outro patamar, livre de emissões de partículas. Tudo graças ao seu conjunto motriz, que inclui uma unidade elétrica BMW eDrive capaz de gerar 125 kW (170 cv) e 250 Nm de torque instantâneo; uma transmissão automática continuamente variável, tração traseira, e baterias de alta voltagem de íons de lítio, com maior capacidade de armazenamento de energia – 120 Ah/42,2 kWh. Nesta configuração, os i3 BEV e i3 BEV Connected alcançam 335 quilômetros de autonomia (NEDC), aceleram de 0 (zero) a 100 km/h em 7,3 segundos e atingem a velocidade máxima de 150 km/h. Na opção top de linha REX Full, a autonomia no modo de condução puramente elétrico é de 290 km. Com a ajuda do extensor de autonomia (REX), que agrega um motor a gasolina compacto, de 647 cm³; o veículo é capaz de rodar mais 150 km, totalizando 440 km de autonomia. Nesta versão, o 0 (zero) a 100 km/h é feito em 8,1 s.