BYD prepara picape baseada no SUV Song Plus para rivalizar Toro em 2026

BYD prepara picape baseada no SUV Song Plus para rivalizar Toro em 2026
A BYD prepara uma picape intermediária — baseada no SUV BYD Song Plus — para lançamento no Brasil em 2026. Produzida em Camaçari (BA), a caminhonete trará motorização híbrida flex DM-i, estreia no segmento, e mira concorrentes como a Toro com construção monobloco e design inspirado na “Shark”.
Publicado por em Brasil e BYD dia

A fabricante chinesa BYD está mexendo suas peças no tabuleiro automotivo brasileiro com uma jogada que pode preencher uma lacuna estratégica: o lançamento de uma picape intermediária baseada no modelo Song Plus, com chegada prevista para 2026 no Brasil. O movimento mostra como a montadora tenta combinar suas competências em tecnologia híbrida com a agressiva disputa no segmento de utilitários médios no país.

Pontos Principais:

  • A BYD prepara uma picape intermediária baseada no SUV Song Plus para lançar no Brasil em 2026.
  • A produção será localizada em Camaçari (BA), reforçando a estratégia de montagem nacional da marca.
  • O conjunto motriz será híbrido plug-in DM-i flex, possivelmente o primeiro do segmento no país.
  • O design aposta em vincos do Song Plus e traseira inspirada na BYD Shark, com lanternas LED interligadas.
  • Desafio: conquistar consumidores de picape, oferecendo tecnologia híbrida, boa versatilidade e confiabilidade.

A nova caminhonete adotará a arquitetura monobloco derivada do SUV Song Plus, abandonando as tradicionais picapes de carroceria-separada. Isso coloca o modelo diretamente contra rivais como a Fiat Toro, a Ram Rampage, a Ford Maverick e outras nesta faixa de utilitários-leves. A fabricação local, em Camaçari (BA), reforça o compromisso da BYD com o mercado brasileiro e sua estratégia de produção nacional.

A nova picape da BYD chega em 2026 para rivalizar com Toro e Rampage. Baseada no SUV Song Plus, aposta em conforto urbano e desempenho híbrido flex para conquistar o público brasileiro - Foto: Reprodução/Weibo @sugardesign
A nova picape da BYD chega em 2026 para rivalizar com Toro e Rampage. Baseada no SUV Song Plus, aposta em conforto urbano e desempenho híbrido flex para conquistar o público brasileiro – Foto: Reprodução/Weibo @sugardesign

Do ponto de vista estético, as imagens vazadas mostram vincos idênticos aos do Song Plus nas portas, enquanto para-choque, grade e traseira ganharão elementos exclusivos. A parte traseira, em particular, parece buscar inspiração na “irmã maior Shark”, com lanternas interligadas por faixa horizontal de LED e tampa da caçamba que segue visual semelhante a modelos já vistos, embora o nome BYD ainda não apareça nas imagens divulgadas.

Um dos diferenciais mais relevantes é a motorização: a picape deve adotar o sistema híbrido plug-in DM-i, que combina motor 1.5 a gasolina com propulsor elétrico — no Song Plus o conjunto gera 235 cv e 40,8 kgfm. O câmbio é o e-CVT, com uma marcha física e relações preenchidas pelo motor elétrico. A versão brasileira deverá oferecer configuração flex, o que a tornaria pioneira no segmento de picapes com sistema plug-in.

Além da tecnologia do conjunto propulsor, o processo de industrialização também é significativo: a produção no Brasil não apenas evita taxas elevadas de importação, mas sinaliza para o mercado local que a BYD aposta no país como base regional. A planta baiana, que já fabrica o Dolphin Mini, o Song Pro e o King, será responsável pela montadora dessa nova picape.

Entretanto, há desafios a serem considerados: entrar num segmento em que consumidores valorizam não apenas tecnologia, mas tradição, capacidade de carga, robustez e rede de pós-venda. A BYD precisa convencer compradores que uma picape de arquitetura monobloco — com foco em eficiência e urbanidade — entrega o mesmo valor que modelos mais convencionais de caçamba e chassi separado.

Para o Brasil, o anúncio já está programado para novembro, durante o Salão do Automóvel, com vendas efetivas iniciando no segundo momento, já em 2026. A apresentação pode ter status de estreia global, visto que a BYD não comercializa picapes em sua terra-natal até agora. Em resumo, trata-se de uma ofensiva que reúne design, produção local e tecnologia híbrida em busca de redefinir o que significa uma picape “intermediária” no Brasil.

Fonte: AutoEsporte e Itatiaia.

Alan Corrêa
Alan Corrêa
Jornalista automotivo (MTB: 0075964/SP) e analista de mercado. Especialista em traduzir a engenharia de lançamentos e monitorar a desvalorização de usados. No Carro.Blog.br, assina testes técnicos e guias de compra com foco em durabilidade e custo-benefício.