O mercado automotivo brasileiro se prepara para uma nova onda de lançamentos de carros chineses em 2025. O ano será marcado pela chegada de pelo menos 15 novos modelos, abrangendo diferentes categorias e tecnologias. A expansão no mercado nacional é liderada por marcas já consolidadas, como BYD e GWM, e também por estreantes como Zeekr e Neta Auto.
Esses lançamentos prometem diversificar as opções disponíveis para os consumidores, com modelos elétricos, híbridos e a combustão, alinhados às novas demandas do mercado. Abaixo, confira uma análise detalhada sobre os veículos confirmados para desembarcar no país no próximo ano.
A Omoda, integrante da joint venture Omoda & Jaecoo (O&J), trará dois modelos ao Brasil em 2025. O Omoda 5, um SUV elétrico, está previsto para o primeiro trimestre, com expectativa de lançamento em fevereiro. Ele possui motor com 224 cavalos de potência, torque de 40,7 kgf/m e um design moderno com foco em tecnologia.
Já o Omoda 7, um SUV médio, chegará em julho, oferecendo versões híbrida plug-in e a combustão. Ambos os modelos foram testados na China, em Wuhu, e prometem atender a diferentes públicos com tecnologias avançadas e ampla gama de recursos.
A Jaecoo, também parte da O&J, apresentará dois modelos no Brasil. O Jaecoo 7, um SUV híbrido plug-in com motorização combinada de 1.6 turbo a gasolina e motor elétrico, será lançado em fevereiro. O veículo entrega mais de 300 cavalos de potência e já foi avaliado em testes realizados na China.
Outro modelo da marca é o Jaecoo 5, esperado para outubro. Este SUV compacto conta com motor 1.6 turbo e câmbio automatizado. Embora apresente bom desempenho geral, algumas avaliações iniciais apontaram a necessidade de ajustes na integração do câmbio.
A Zeekr estreia no Brasil com o 7X, um SUV premium projetado para competir com marcas como Audi, BMW, Mercedes e Porsche. Baseado na plataforma SEA, compartilhada com a Volvo, o modelo oferece até 646 cavalos de potência em versões com um ou dois motores elétricos.
Com dimensões semelhantes às do Porsche Cayenne, o Zeekr 7X apresenta comprimento de 4,82 metros e entre-eixos de 2,92 metros. A proposta da marca é oferecer uma opção de alta performance no segmento premium.
A Leapmotor, pertencente ao Grupo Stellantis, trará dois modelos ao Brasil: o T03 e o C10. O T03 é um compacto elétrico posicionado como concorrente direto do BYD Dolphin e do Ora 03. Já o C10, um SUV de porte grande, é projetado para competir com o Jeep Commander.
Ambos os modelos devem chegar ao mercado entre janeiro e dezembro de 2025, reforçando a presença da Leapmotor no segmento de veículos elétricos.
A Neta Auto, outra estreante no Brasil, também lançará dois modelos em 2025. O Neta Aya, disponível nas versões Comfort e Luxury, busca oferecer preços competitivos, entre R$ 128,9 mil e R$ 134,9 mil, visando atrair consumidores do segmento de entrada.
Já o Neta X, um SUV com três variantes, terá preços que variam entre R$ 194,9 mil e R$ 214,9 mil. Os modelos já estão em pré-venda no país e prometem diversificar as opções no segmento.
A Riddara, pertencente ao Grupo Geely, apresentará a picape elétrica RD6 no Brasil. O modelo, com desempenho comparável ao da Fiat Toro, oferece 272 cavalos de potência e torque de 39,1 kgf/m.
A RD6 é a aposta da marca para atender ao crescente interesse por picapes elétricas no país. O modelo já está em testes e deve atrair consumidores interessados em utilitários sustentáveis.
A JAC Motors, pioneira entre as marcas chinesas no Brasil, retornará ao segmento de veículos elétricos em 2025 com o lançamento do E-JS3. O modelo compacto busca competir com o BYD Dolphin, Ora 03 e Leapmotor T03, oferecendo uma alternativa acessível no segmento.
Testado no Salão de Pequim de 2024, o E-JS3 promete recolocar a JAC Motors em posição de destaque no mercado de veículos sustentáveis.
O Tank 300, SUV off-road da GWM, chegará ao Brasil em 2025. Equipado com motor híbrido 2.0 turbo a combustão e motor elétrico, o veículo entrega 351 cavalos de potência e torque de 66,1 kgf/m. O modelo possui câmbio automático de 9 marchas e tração 4×4.
Com 4,76 metros de comprimento e peso superior a 2 toneladas, o Tank 300 é projetado para atender às demandas de consumidores do segmento de SUVs robustos.
A BYD, líder de vendas no Brasil, trará dois novos modelos em 2025. O Sealion 7 e o Seal 07 DM-i, este último uma versão híbrida plug-in do já conhecido Seal elétrico. A marca continuará expandindo sua presença no país com veículos que atendem às tendências do mercado.
Ambos os modelos reforçam a estratégia da BYD de diversificar sua linha de produtos, oferecendo opções para diferentes perfis de consumidores.
A GWM lançará o Haval H4 no Brasil, um SUV híbrido posicionado abaixo do Haval H6. Conhecido na China como Jolion, o modelo será disponibilizado em versões HEV e PHEV, buscando oferecer uma alternativa mais acessível no portfólio da marca.
Com foco em eficiência e desempenho, o Haval H4 é uma das apostas da GWM para consolidar sua presença no mercado nacional.
Fonte: CanalTech, AutoEsporte e Terra.