Chevrolet Celta LT 1.0 usado: análise completa antes da compra; confira preço, ficha técnica, consumo e desempenho

Entrar no mercado de seminovos exige atenção, e o Chevrolet Celta LT 1.0 pode ser uma escolha econômica. Seu consumo eficiente e manutenção barata são vantagens, mas o espaço interno é limitado e a segurança básica. Antes de comprar, verifique embreagem, motor e suspensão. Test-drive e histórico de manutenção garantem uma compra segura.
Publicado por Alan Corrêa em Usados dia 15/02/2025

A compra de um Chevrolet Celta LT 1.0 usado pode ser uma opção interessante para quem busca um carro compacto, econômico e de manutenção acessível. Produzido até 2015, o modelo ainda é um dos queridinhos do mercado de seminovos, especialmente por sua mecânica confiável e baixo custo de rodagem. Com um motor 1.0 flex e câmbio manual, o Celta LT oferece desempenho modesto, mas suficiente para uso urbano e até viagens curtas. No entanto, seu acabamento interno simples e a ausência de itens modernos de segurança podem ser pontos de atenção para quem procura um veículo mais completo.

Pontos Principais:

  • Motor 1.0 flex com 78 cv, desempenho satisfatório para uso urbano.
  • Consumo médio de 9,5 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada com etanol.
  • Manutenção barata e ampla disponibilidade de peças no mercado.
  • Espaço interno limitado, porta-malas de 260 litros, mais adequado para pequenas cargas.

Entre os pontos positivos, destacam-se o consumo eficiente de combustível, a facilidade de manutenção e o baixo custo de peças. O Celta também é conhecido pela robustez mecânica, o que o torna uma escolha confiável para o dia a dia. Por outro lado, os principais defeitos incluem isolamento acústico deficiente, espaço interno limitado e a falta de airbags e ABS nos modelos mais antigos. Além disso, por ser um carro bastante popular, é fundamental verificar o histórico do veículo antes da compra, pois muitos foram utilizados para frotas ou sofreram modificações que podem comprometer a durabilidade.

O Chevrolet Celta LT 1.0 usado é indicado para motoristas que buscam um carro econômico, fácil de manter e ágil no trânsito urbano, sendo ideal para deslocamentos diários e pequenas viagens.
O Chevrolet Celta LT 1.0 usado é indicado para motoristas que buscam um carro econômico, fácil de manter e ágil no trânsito urbano, sendo ideal para deslocamentos diários e pequenas viagens.

Para quem deseja adquirir um Celta LT 1.0 usado, algumas dicas são essenciais. É importante conferir o estado da embreagem, que pode sofrer desgaste prematuro, e checar possíveis vazamentos no motor, comuns em unidades mais rodadas. Além disso, uma vistoria detalhada na suspensão e nos freios pode evitar gastos inesperados. Dar preferência a veículos com histórico de manutenção documentado e evitar modelos com alterações mecânicas significativas também são estratégias que ajudam a garantir um bom negócio. Com atenção a esses detalhes, o Celta pode ser uma alternativa viável para quem busca um carro barato e confiável.

Desempenho, motor e potência

O motor 1.0 flex entrega 78 cv no etanol e 77 cv na gasolina, com torque máximo de 9,7 kgfm (A) e 9,5 kgfm (G). Acelera de 0 a 100 km/h em 13,4 s e atinge 161 km/h.
O motor 1.0 flex entrega 78 cv no etanol e 77 cv na gasolina, com torque máximo de 9,7 kgfm (A) e 9,5 kgfm (G). Acelera de 0 a 100 km/h em 13,4 s e atinge 161 km/h.

O motor dianteiro transversal deste modelo é um 1.0 de aspiração natural, equipado com injeção multiponto e comando de válvulas único no cabeçote. Com um deslocamento de 999 cm³, este motor desenvolve 78 cv no etanol e 77 cv na gasolina, entregando sua potência máxima a 6.400 rpm. O torque atinge 9,7 kgfm no etanol e 9,5 kgfm na gasolina, ambos a 5.200 rpm, resultando em um desempenho adequado para a categoria.

A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 13,4 segundos, um tempo dentro do esperado para um hatch compacto com motorização 1.0. A velocidade máxima registrada é de 161 km/h, um número suficiente para garantir um desempenho eficiente em rodovias e vias expressas.

A plataforma utilizada é a GM4200, projetada para oferecer um equilíbrio entre conforto e dirigibilidade. O veículo possui tração dianteira, uma configuração que melhora a estabilidade e torna a condução mais segura, especialmente em condições de piso molhado ou curvas acentuadas.

Consumo e autonomia

O tanque tem 54 litros. Com gasolina, a autonomia máxima é de 691 km na estrada e 578 km na cidade. Com etanol, faz 470 km na estrada e 410 km na cidade.
O tanque tem 54 litros. Com gasolina, a autonomia máxima é de 691 km na estrada e 578 km na cidade. Com etanol, faz 470 km na estrada e 410 km na cidade.

A economia de combustível é um fator importante neste modelo, e os números registrados demonstram um consumo dentro da média da categoria. No uso urbano, o consumo fica em 7,6 km/l no etanol e 10,7 km/l na gasolina, um desempenho aceitável para quem utiliza o veículo no dia a dia.

No ciclo rodoviário, o consumo melhora, atingindo 8,7 km/l no etanol e 12,8 km/l na gasolina. Esse resultado garante uma autonomia ampliada, o que torna o modelo uma opção viável para viagens mais longas sem necessidade de paradas frequentes para reabastecimento.

Com um tanque de 54 litros, a autonomia total em ambiente urbano é de 410 km no etanol e 578 km na gasolina. Já na estrada, a autonomia sobe para 470 km no etanol e 691 km na gasolina, proporcionando maior conforto ao motorista que deseja percorrer longas distâncias com menos paradas para abastecimento.

Interior

O câmbio é manual de 5 marchas, com tração dianteira e embreagem monodisco a seco. A direção hidráulica proporciona conforto, mas não é tão leve em manobras.
O câmbio é manual de 5 marchas, com tração dianteira e embreagem monodisco a seco. A direção hidráulica proporciona conforto, mas não é tão leve em manobras.

O espaço interno é projetado para acomodar até cinco ocupantes, com um banco traseiro rebatível que proporciona maior versatilidade para transporte de carga. O acabamento interno é simples, predominando plásticos rígidos no painel e nas portas, sem materiais sofisticados, mas com montagem sólida.

O interior é simples, com acabamento em plástico rígido. Há espaço para 5 ocupantes, bancos rebatíveis e direção assistida. Possui airbags e freios ABS.
O interior é simples, com acabamento em plástico rígido. Há espaço para 5 ocupantes, bancos rebatíveis e direção assistida. Possui airbags e freios ABS.

O porta-malas tem capacidade de 260 litros, um valor razoável para um hatch compacto, permitindo o transporte de bagagens para o uso diário ou pequenas viagens. Apesar disso, o espaço traseiro pode ser um pouco limitado para passageiros mais altos, principalmente em viagens longas.

O porta-malas tem capacidade de 260 litros, adequado para viagens curtas. A carga útil é de 460 kg, permitindo o transporte eficiente de passageiros e bagagens.
O porta-malas tem capacidade de 260 litros, adequado para viagens curtas. A carga útil é de 460 kg, permitindo o transporte eficiente de passageiros e bagagens.

A carga útil permitida é de 460 kg, o que é suficiente para acomodar passageiros e bagagens sem comprometer o desempenho. O conforto a bordo é complementado por itens como ar quente, direção assistida e controle elétrico dos vidros dianteiros, garantindo uma experiência agradável no uso cotidiano.

Medidas

A suspensão dianteira é do tipo independente McPherson, com molas helicoidais, enquanto a traseira adota um eixo de torção também com molas helicoidais. Essa configuração proporciona um bom equilíbrio entre conforto e estabilidade, tornando a condução previsível tanto em vias urbanas quanto em estradas.

O peso total do veículo é de 890 kg, o que resulta em uma relação peso/potência de 11,41 kg/cv. Essa característica afeta diretamente o desempenho, tornando o modelo adequado para deslocamentos urbanos, mas com limitação em retomadas e ultrapassagens em rodovias.

Os freios são compostos por discos sólidos na dianteira e tambores na traseira, uma configuração comum em modelos compactos. A direção conta com assistência hidráulica, proporcionando um bom equilíbrio entre conforto e precisão. Os pneus utilizados são 165/70 R13 em todas as rodas, incluindo o estepe.

Preços aproximados do Chevrolet Celta 2014

  • Chevrolet Celta Life/LS 1.0 MPFI 8V FlexPower 3p 2014 – Preço Aproximado: R$ 25 mil
  • Chevrolet Celta Life/LS 1.0 MPFI 8V FlexPower 5p 2014 – Preço Aproximado: R$ 33 mil
  • Chevrolet Celta Spirit/LT 1.0 MPFI 8V FlexPower 5p 2014 – Preço Aproximado: R$ 33 mil
  • Chevrolet Celta Advantage 1.0 8V FlexPower 5p 2014 – Preço Aproximado: R$ 27 mil

Ficha Técnica do Chevrolet Celta LT 1.0 2014

Na compra de um Celta usado, é essencial verificar a embreagem, suspensão e possíveis vazamentos no motor. Priorizar modelos com histórico de manutenção pode evitar problemas futuros.
Na compra de um Celta usado, é essencial verificar a embreagem, suspensão e possíveis vazamentos no motor. Priorizar modelos com histórico de manutenção pode evitar problemas futuros.

Geral

  • Ano: 2014
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Hatchback
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Plataforma: GM4200

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Cilindrada unitária: 250 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Diâmetro do cilindro: 71,1 mm
  • Razão de compressão: 12,6:1
  • Curso do pistão: 62,9 mm
  • Deslocamento: 999 cm³
  • Potência máxima: 77 cv (álcool) / 78 cv (gasolina) a 6400 rpm
  • Código do motor: Família I
  • Torque máximo: 9,7 kgfm (álcool) / 9,5 kgfm (gasolina) a 5200 rpm
  • Peso/potência: 11,41 kg/cv
  • Torque específico: 9,7 kgfm/litro
  • Peso/torque: 91,8 kg/kgfm
  • Potência específica: 78,1 cv/litro
  • Viscosidade do óleo: 5W-30

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Código do câmbio: F17 Minus HR
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco sólido
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 9,8 m

Pneus

  • Dianteiros: 165/70 R13
  • Altura do flanco: 116 mm
  • Traseiros: 165/70 R13
  • Altura do flanco: 116 mm
  • Estepe: 165/70 R13

Dimensões

  • Comprimento: 3788 mm
  • Largura: 1626 mm
  • Distância entre-eixos: 2443 mm
  • Altura: 1429 mm
  • Bitola dianteira: 1387 mm
  • Bitola traseira: 1388 mm
  • Porta-malas: 260 litros
  • Tanque de combustível: 54 litros
  • Peso: 890 kg
  • Carga útil: 460 kg
  • Altura mínima do solo: 115 mm

Desempenho

  • Velocidade máxima: 161 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 13,4 s

Consumo

  • Urbano: 7,6 km/l (álcool) / 10,7 km/l (gasolina)
  • Rodoviário: 8,7 km/l (álcool) / 12,8 km/l (gasolina)

Autonomia

  • Urbana: 410 km (álcool)
  • Rodoviária: 470 km (álcool) / 578 km (gasolina) / 691 km (gasolina)

Equipamentos do Chevrolet Celta LT 1.0 2014

Evite unidades modificadas ou usadas como carro de frota, pois podem apresentar desgaste acentuado. Um test-drive e avaliação mecânica detalhada são essenciais para uma compra segura.
Evite unidades modificadas ou usadas como carro de frota, pois podem apresentar desgaste acentuado. Um test-drive e avaliação mecânica detalhada são essenciais para uma compra segura.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Limpador e lavador do vidro traseiro
  • Travamento central das portas
  • Desembaçador do vidro traseiro

Conforto

  • Ar-condicionado (opcional)
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Banco traseiro rebatível

Entretenimento

  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento

Fonte: Webmotors, Icarros, G1, Motor1 e Autossegredos.