A compra de um Chevrolet Celta LT 1.0 usado pode ser uma opção interessante para quem busca um carro compacto, econômico e de manutenção acessível. Produzido até 2015, o modelo ainda é um dos queridinhos do mercado de seminovos, especialmente por sua mecânica confiável e baixo custo de rodagem. Com um motor 1.0 flex e câmbio manual, o Celta LT oferece desempenho modesto, mas suficiente para uso urbano e até viagens curtas. No entanto, seu acabamento interno simples e a ausência de itens modernos de segurança podem ser pontos de atenção para quem procura um veículo mais completo.
Pontos Principais:
Entre os pontos positivos, destacam-se o consumo eficiente de combustível, a facilidade de manutenção e o baixo custo de peças. O Celta também é conhecido pela robustez mecânica, o que o torna uma escolha confiável para o dia a dia. Por outro lado, os principais defeitos incluem isolamento acústico deficiente, espaço interno limitado e a falta de airbags e ABS nos modelos mais antigos. Além disso, por ser um carro bastante popular, é fundamental verificar o histórico do veículo antes da compra, pois muitos foram utilizados para frotas ou sofreram modificações que podem comprometer a durabilidade.
Para quem deseja adquirir um Celta LT 1.0 usado, algumas dicas são essenciais. É importante conferir o estado da embreagem, que pode sofrer desgaste prematuro, e checar possíveis vazamentos no motor, comuns em unidades mais rodadas. Além disso, uma vistoria detalhada na suspensão e nos freios pode evitar gastos inesperados. Dar preferência a veículos com histórico de manutenção documentado e evitar modelos com alterações mecânicas significativas também são estratégias que ajudam a garantir um bom negócio. Com atenção a esses detalhes, o Celta pode ser uma alternativa viável para quem busca um carro barato e confiável.
O motor dianteiro transversal deste modelo é um 1.0 de aspiração natural, equipado com injeção multiponto e comando de válvulas único no cabeçote. Com um deslocamento de 999 cm³, este motor desenvolve 78 cv no etanol e 77 cv na gasolina, entregando sua potência máxima a 6.400 rpm. O torque atinge 9,7 kgfm no etanol e 9,5 kgfm na gasolina, ambos a 5.200 rpm, resultando em um desempenho adequado para a categoria.
A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 13,4 segundos, um tempo dentro do esperado para um hatch compacto com motorização 1.0. A velocidade máxima registrada é de 161 km/h, um número suficiente para garantir um desempenho eficiente em rodovias e vias expressas.
A plataforma utilizada é a GM4200, projetada para oferecer um equilíbrio entre conforto e dirigibilidade. O veículo possui tração dianteira, uma configuração que melhora a estabilidade e torna a condução mais segura, especialmente em condições de piso molhado ou curvas acentuadas.
A economia de combustível é um fator importante neste modelo, e os números registrados demonstram um consumo dentro da média da categoria. No uso urbano, o consumo fica em 7,6 km/l no etanol e 10,7 km/l na gasolina, um desempenho aceitável para quem utiliza o veículo no dia a dia.
No ciclo rodoviário, o consumo melhora, atingindo 8,7 km/l no etanol e 12,8 km/l na gasolina. Esse resultado garante uma autonomia ampliada, o que torna o modelo uma opção viável para viagens mais longas sem necessidade de paradas frequentes para reabastecimento.
Com um tanque de 54 litros, a autonomia total em ambiente urbano é de 410 km no etanol e 578 km na gasolina. Já na estrada, a autonomia sobe para 470 km no etanol e 691 km na gasolina, proporcionando maior conforto ao motorista que deseja percorrer longas distâncias com menos paradas para abastecimento.
O espaço interno é projetado para acomodar até cinco ocupantes, com um banco traseiro rebatível que proporciona maior versatilidade para transporte de carga. O acabamento interno é simples, predominando plásticos rígidos no painel e nas portas, sem materiais sofisticados, mas com montagem sólida.
O porta-malas tem capacidade de 260 litros, um valor razoável para um hatch compacto, permitindo o transporte de bagagens para o uso diário ou pequenas viagens. Apesar disso, o espaço traseiro pode ser um pouco limitado para passageiros mais altos, principalmente em viagens longas.
A carga útil permitida é de 460 kg, o que é suficiente para acomodar passageiros e bagagens sem comprometer o desempenho. O conforto a bordo é complementado por itens como ar quente, direção assistida e controle elétrico dos vidros dianteiros, garantindo uma experiência agradável no uso cotidiano.
A suspensão dianteira é do tipo independente McPherson, com molas helicoidais, enquanto a traseira adota um eixo de torção também com molas helicoidais. Essa configuração proporciona um bom equilíbrio entre conforto e estabilidade, tornando a condução previsível tanto em vias urbanas quanto em estradas.
O peso total do veículo é de 890 kg, o que resulta em uma relação peso/potência de 11,41 kg/cv. Essa característica afeta diretamente o desempenho, tornando o modelo adequado para deslocamentos urbanos, mas com limitação em retomadas e ultrapassagens em rodovias.
Os freios são compostos por discos sólidos na dianteira e tambores na traseira, uma configuração comum em modelos compactos. A direção conta com assistência hidráulica, proporcionando um bom equilíbrio entre conforto e precisão. Os pneus utilizados são 165/70 R13 em todas as rodas, incluindo o estepe.
Fonte: Webmotors, Icarros, G1, Motor1 e Autossegredos.