O Citroën CX, lançado em 1974, celebra 50 anos como um ícone de inovação e progresso automotivo. Reconhecido por seu design aerodinâmico e soluções tecnológicas avançadas, o modelo conquistou sucesso imediato, ganhando o prêmio de Carro do Ano em 1975. Ao longo de sua produção, o CX se destacou por incorporar uma série de inovações que moldaram a indústria automotiva, como o sistema de suspensão hidropneumática, direção servo-assistida e motor turbodiesel, tornando-se referência em conforto, segurança e desempenho.
Além de seu impacto comercial, o CX também brilhou em competições, como o Rally Paris-Dakar e o Tour Automobile du Sénégal, demonstrando sua robustez e confiabilidade em terrenos desafiadores. A produção, realizada na moderna fábrica de Aulnay, na França, ultrapassou a marca de um milhão de unidades, solidificando o legado do CX como um dos modelos mais importantes da Citroën. Seu design, publicidade icônica e contribuições para a evolução do automóvel garantiram ao CX um lugar de destaque na história da indústria automobilística.
Em 1974, o Citroën CX foi apresentado ao público como o sucessor do lendário Citroën DS. O modelo, que substituiria o DS após o sucesso do Traction Avant, foi lançado oficialmente em 26 de agosto de 1974. Seu desenvolvimento foi marcado por uma busca por inovação, seguindo a tradição da Citroën de integrar novas tecnologias em seus veículos. A imprensa teve seu primeiro contato com o CX em julho de 1974, quando 22 unidades dos modelos CX 2000 e CX 2200 participaram de uma expedição pela Suécia, chamada Raid Arctique, percorrendo 3.400 quilômetros. Essa introdução já mostrava o espírito de robustez e resistência que acompanharia o CX em sua trajetória.
No Salão do Automóvel de Paris, em outubro do mesmo ano, o Citroën CX foi amplamente celebrado como uma inovação. Ele rapidamente se tornou o centro das atenções, sendo elogiado por suas tecnologias avançadas e pelo design, destacando-se entre os demais lançamentos da época.
O Citroën CX se diferenciou por suas linhas aerodinâmicas e um design que priorizava eficiência e conforto. O nome “CX” fazia referência ao coeficiente de arrasto aerodinâmico, um elemento-chave no desempenho do carro, que buscava minimizar a resistência ao ar. Com sua carroceria baixa e alongada, o CX trouxe um visual moderno para os anos 70 e 80. O painel de instrumentos arredondado foi uma das inovações que marcaram a cabine do veículo, garantindo uma identidade única. Todos os controles essenciais para a condução, como faróis, limpadores de para-brisa e buzina, eram acessíveis sem que o motorista precisasse tirar as mãos do volante, o que reforçava a ergonomia e a segurança.
A segurança passiva também foi priorizada no CX. Os componentes internos foram desenhados para reduzir o risco de lesões em caso de colisão. Os cintos de segurança retráteis introduzidos em 1974 foram uma das inovações voltadas para a proteção dos ocupantes, além de outras soluções como materiais que absorviam impactos e bordas arredondadas no interior.
O Citroën CX incorporou várias inovações ao longo de sua produção. Um dos destaques foi a suspensão hidropneumática, que garantiu um nível de conforto elevado para os passageiros, filtrando ruídos e vibrações. Além disso, o CX utilizou um motor transversal de quatro cilindros, inclinado para otimizar a distribuição de peso e a aderência ao solo. O sistema de direção Diravi, lançado em 1975, trouxe direção hidráulica com assistência variável de acordo com a velocidade do veículo. Esse recurso, inicialmente opcional, foi posteriormente incorporado como padrão em toda a linha CX, oferecendo uma direção mais segura e eficiente em diferentes condições de estrada.
Ao longo dos anos, o CX continuou a evoluir, recebendo inovações que, mais tarde, se tornariam comuns na indústria. A lista de melhorias incluiu vidros elétricos, ar-condicionado, câmbio automático, sistema de freios ABS e motor turbodiesel.
O Citroën CX teve uma ampla gama de versões ao longo de sua produção, e cada uma delas trouxe características específicas que o destacaram no mercado automotivo. Entre os modelos mais notáveis estão o CX 2000, CX Prestige, CX Diesel e CX GTI Turbo. O CX 2000 foi o primeiro modelo lançado, movido por um motor de 1.985 cm³ e 102 cv. Já o CX Prestige, lançado em 1976, foi especialmente projetado para atender figuras políticas de alto escalão, incluindo o presidente da França. Este modelo oferecia mais espaço no banco traseiro, o que se tornou um de seus grandes atrativos.
A versão Diesel foi introduzida em 1975, fazendo do CX um dos primeiros carros franceses a utilizar motores a diesel com grande sucesso. O ápice dessa versão veio em 1983, com o lançamento do CX 25 TRD Turbo 2, equipado com um motor de 120 cv e capaz de atingir 195 km/h.
O CX GTI, lançado em 1977, foi uma resposta ao DS 23 IE. Equipado com um motor de injeção eletrônica, ele alcançava 189 km/h. Já o CX GTI Turbo, lançado em 1984, trouxe um motor turboalimentado de 168 cv, atingindo a impressionante marca de 220 km/h.
Além de seu sucesso comercial, o Citroën CX também conquistou resultados expressivos em competições automotivas. Um dos eventos mais marcantes foi o rally-raid Abidjan-Nice, em 1975, onde três CX 2200 participaram e concluíram em 4º, 5º e 6º lugares na categoria 4×2. A robustez e a suspensão hidropneumática do CX garantiram bons resultados em eventos como o Rallye du Maroc, Rallye Paris-Dakar e o Tour Automobile du Sénégal. No Rally Dakar de 1981, um CX 2400 GTI se destacou ao terminar em 16º lugar, à frente de diversos veículos 4×4 mais potentes, reforçando a reputação do CX em competições de longa distância.
O Citroën CX também participou de eventos de grande destaque como o Tour Automobile du Sénégal, onde conquistou posições de honra, incluindo uma vitória histórica em 1977, quando cinco CX 2400 cruzaram a linha de chegada, garantindo um quintupleto.
A produção do Citroën CX teve início em 1974 na moderna fábrica de Aulnay, na França, que foi pioneira no uso de robôs e sistemas automatizados em grande parte dos processos. Ao longo dos anos, a fábrica produziu mais de um milhão de unidades do CX. Em 23 de outubro de 1987, o milionésimo Citroën CX foi fabricado, um marco importante para o modelo. No entanto, em 1989, a produção do CX sedã foi encerrada, e as últimas unidades da versão perua foram fabricadas até o segundo semestre de 1991, encerrando um ciclo de sucesso.
Durante os anos de produção, a fábrica de Aulnay chegou a empregar até 8.000 pessoas e ocupava uma área de 410.000 m². Com o encerramento da linha de produção, o Citroën XM assumiu o lugar do CX, dando início a uma nova era para a marca.
A publicidade do Citroën CX foi elaborada para destacar suas qualidades e atingir um público sofisticado. Nos anos 80, celebridades como Françoise Hardy, Jacques Dutronc e a atriz Miou-Miou participaram de campanhas publicitárias que exaltavam o modelo. Em 1984, a campanha para o lançamento do CX GTI Turbo gerou grande repercussão. A campanha foi protagonizada pela modelo e atriz Grace Jones e teve como slogan “La CX GTI Turbo, c’est démon!” (em português, “O CX GTI Turbo é um demônio!”). A campanha foi inicialmente proibida devido a questões de segurança rodoviária, mas essa proibição acabou aumentando ainda mais o impacto e o sucesso da campanha.
Além das campanhas publicitárias, o CX também foi destaque em eventos automobilísticos, como a Citroën CX Celebrity Race, realizada em Dubai, onde 16 CX 2400 GTIs foram dirigidos por grandes nomes do automobilismo mundial.
Fonte: Stellantis e Wikipedia.