Como funcionam os radares de velocidade média no Brasil

Radares de velocidade média são testados no Brasil para medir a velocidade entre dois pontos com base no tempo percorrido. A tecnologia, já utilizada na Europa, visa aumentar a segurança no trânsito e reduzir acidentes, mas ainda não aplica multas no país.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 27/12/2024

Os radares de velocidade média começaram a ser testados no Brasil e prometem mudanças na fiscalização de trânsito nas rodovias. O equipamento, amplamente utilizado na Europa, calcula a velocidade média dos veículos ao longo de um percurso, desestimulando excessos e incentivando o respeito aos limites de velocidade. No Reino Unido, por exemplo, o sistema foi implementado em 1999, mostrando resultados positivos na redução de acidentes.

Pontos Principais:

  • Os radares de velocidade média exigem ao menos dois pontos de monitoramento para operar.
  • Calculam a velocidade média dos veículos com base no tempo percorrido entre dois radares.
  • No Brasil, estão em fase de testes e ainda não aplicam multas aos motoristas.
  • Estudo holandês aponta que a tecnologia pode reduzir acidentes em até 19%.

O funcionamento do sistema é baseado na fórmula física de velocidade média: a distância percorrida (ΔS) é dividida pelo tempo gasto (Δt). Quando o veículo cruza o primeiro radar, sua velocidade é registrada. Ao passar pelo segundo radar, o tempo total do percurso é calculado, permitindo que as autoridades comparem a velocidade média com os limites estabelecidos.

Os radares de velocidade média monitoram o tempo entre dois pontos em rodovias para calcular a velocidade média, promovendo segurança e inibindo o excesso de velocidade no Brasil.
Os radares de velocidade média monitoram o tempo entre dois pontos em rodovias para calcular a velocidade média, promovendo segurança e inibindo o excesso de velocidade no Brasil.

Na prática, se o motorista exceder a velocidade permitida entre os dois pontos de monitoramento, mesmo que reduza a velocidade antes de passar pelo segundo radar, o cálculo indicará que ele estava acima do limite. Essa metodologia visa evitar que motoristas acelerem em trechos específicos para depois reduzir abruptamente próximo ao radar.

A tecnologia já mostrou resultados significativos na Europa. Um estudo realizado na Holanda indicou que os radares de velocidade média reduziram os acidentes em 19%. Essa eficiência faz com que o sistema seja amplamente discutido em outros países, especialmente após o aumento de carros elétricos de alta potência, que podem atingir velocidades elevadas em pouco tempo.

No Brasil, os radares de velocidade média estão sendo instalados em caráter experimental em rodovias federais. No entanto, ainda não há regulamentação para a aplicação de multas. As informações falsas que sugerem a penalização por esses radares devem ser desconsideradas, uma vez que o objetivo atual é apenas monitorar e estudar o comportamento dos condutores.

O monitoramento de velocidade média pode se tornar um aliado na busca por um trânsito mais seguro. Com a chegada de novos veículos mais potentes, a fiscalização se torna uma necessidade para garantir que as rodovias mantenham padrões de segurança adequados para todos os motoristas.

Fonte: AutoEsporte e NoticiasAutomotivas.