Conheça a primeira concessionária digital do Brasil

Mais um progresso da modernidade chegou aos consumidores de veículos: as concessionárias digitais. A Fiat inaugurou a primeira unidade digital – até então inédita no Brasil – dia 5 de novembro, na Avenida Pacaembu nº1964, em São Paulo, como uma nova filial da concessionária Amazonas.

Novidades
7 meses atrás
Conheça a primeira concessionária digital do Brasil

A moda parece que agradou o público, que nos primeiros quatorzes dias úteis contabilizaram quatorzes unidades vendidas.

Visual e conceito inovador

A novidade começa desde o novo visual da fachada, com desenhos hexágonos formando uma espécie de teia de colmeia. A identidade da marca se encontra na cor bordô predominante e no logotipo apenas com o nome Fiat sem o fundo clássico. A iluminação à noite atrai os clientes com um charme todo especial e moderno.

De acordo com Herlander Zola, diretor da Fiat no Brasil e na América Latina, o lançamento da concessionária digital vem de encontro ao público brasileiro cada vez mais avançado na recepção de novas tecnologias digitais e ao próprio mercado aberto às soluções autônomas de venda, onde a experiência “do consumidor é livre e intuitiva”.

Escolher a melhor concessionária é uma tarefa difícil, mas vale a pena a pesquisa. A concessionária digital traz também um conceito de socialização no processo de compra, com a disponibilização de longe café, estande de produtos da Fiat Fashion, parque de estacionamento para bicicletas, opção de espaço kids para as crianças e espaço pet para animais.

Espaço compacto e versátil

Pelo fato de ser digital a concessionária ocupa um espaço condensado, com uma área de construção de 300 metros quadrados, o que representa uma dimensão 12 vezes menor do que um ponto de venda tradicional.

Concessionária digital
Concessionária digital

O poder de ampliação também é muito maior das concessionárias digitais, permitindo a instalação de unidades com custo reduzido – a primeira teve um custo de investimento de R$ 700.000 – em locais nobres que não tem espaço com grandes dimensões disponíveis, como é o caso de Shopping Center.

Outra vantagem para o cliente Fiat será a expansão da cobertura, que já oferece uma rede de distribuição com 521 unidades de venda. A meta para 2019 é ampliar as concessionárias digitais para um total de 130 pontos de venda, sendo 110 em concessionárias já existentes e 20 em novas unidades.

Atendimento autônomo e interativo

A concessionária é projetada para o autoatendimento completo com totem digital, onde é preciso se cadastrar com nome, CPF, endereço eletrônico e número de telefone, para receber um QR code via SMS ou impresso que será sua identidade virtual.

De qualquer modo, todo o processo de venda pode ser acompanhado por um especialista em veículos e negócios.

Os modelos em exposição da Fiat são o Cronos, Toro e Argo. Todos têm um totem ao lado com todas as informações necessárias para o cliente conhecer e interagir.

Duas mesas digitais com telas de 43 polegadas touch screen se destacam, nas quais estão disponíveis todos os modelos da Fiat e onde é possível definir as principais configurações dos veículos como cores, adicionais, acessórios e serviços extras. Após ter escolhido o veículo a seu gosto, o valor total é informado.

Há também uma tela dedicada a Mopar – marca internacional de assistência pós-venda da FCA (Fiat Chrysler Automóveis) – com diversas opções de produtos, serviços exclusivos e personalização:

  • Acessórios
  • Assistente Mopar Connect
  • Garantia estendida
  • Peças de substituição
  • Planos de manutenção

Test-drive virtual

Uma das ações mais interativa é o sistema de realidade virtual. Por meio de um óculo de visão 3D é possível experimentar virtualmente as cores, tecidos e outras opções de acabamento de acordo com o modelo escolhido, bem como fazer uma viagem de test-drive.

Para quem sente mais seguro em decidir a olho nu, um mostruário físico está à disposição para tocar e sentir as diversas alternativas de acabamento.

Pagamento e entrega

O processo de finalização da compra é feita com a ajuda de um especialista. Engana-se quem pensa que não é possível incluir um veículo usado como parte do pagamento pelo sistema digital. A negociação pode ser feita através dos documentos para verificar a situação legal.

Quanto à entrega, por enquanto ainda não há a opção a domicilio e só resta retirar o veículo na própria concessionária digital. Já os serviços de manutenção e pós-venda são fornecidos pelas concessionárias tradicionais nos endereços já existentes.

Otimização de venda

A interação com os clientes tem um poder de alcance muito maior que parece à primeira vista. Em realidade, a Fiat também está analisando os perfis dos consumidores por meio de câmeras com o sistema Samsung SDS. O resultado é um relatório do fluxo de pessoas que transitaram na loja, com descrição por idade e sexo aproximado, além de um mapeamento dos pontos de maior interesse.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?