Conheça o Rolls-Royce que levou Jair Bolsonaro para a posse como presidente

O novo presidente eleito no Brasil é Jair Bolsonaro, ele terá a posse como presidente da República seguindo o que está previsto em um decreto de 1972, com o planejamento e a execução da cerimônia sob a responsabilidade do Itamaraty, entre as curiosidades do evento está a participação ilustre do famoso Rolls-Royce que leva o presidente eleito até sua posse.

Notícias
11 meses atrás
Conheça o Rolls-Royce que levou Jair Bolsonaro para a posse como presidente
reprodução / Planalto

Primeiro Chefe de Estado a utilizar o automóvel oficialmente foi Getúlio Vargas, durante cerimônia comemorativa do Dia do Trabalho.

Desfile do futuro presidente

Foto: Marcos Corrêa/PR
Foto: Marcos Corrêa/PR

Um dos momentos mais aguardados durante a cerimônia é o desfile do futuro presidente em carro aberto. O trajeto começa na Catedral e termina no Congresso Nacional. Depois de assinar o termo de posse, presidente e vice usam o *carro, novamente, para chegar ao Palácio do Planalto.

O Rolls Royce tem motor de seis cilindros, é movido a gasolina, pesa 2,5 toneladas e tem capacidade para transportar sete pessoas. Vários presidentes também já o utilizaram durante os desfiles de Sete de Setembro.

Rolls-Royce serve a Presidência da República desde a década de 50

O automóvel Rolls-Royce que transportará o presidente até o Congresso Nacional, serve a Presidência da República desde sua fabricação, na década de 50.

Rolls-Royce Presidencial (reprodução / Planalto)
Rolls-Royce Presidencial (reprodução / Planalto)

O primeiro Chefe de Estado a usá-lo oficialmente foi Getúlio Vargas, durante uma cerimônia comemorativa do Dia do Trabalho, a partir de então, o automóvel de origem inglesa transportou vários Chefes de Estado e convidados ilustres, como a rainha Elizabeth II, o presidente francês Charles de Gaulle, o príncipe Phillip, o astronauta Yuri Gagarin e a Miss Universo Yeda Maria Vargas.

O Rolls-Royce presidencial é do modelo Silver Wraith Formal Cabriolet, com peso de 2,5 toneladas, 5,65 de comprimento, e capacidade para transportar até sete passageiros.

Rolls-Royce Presidencial (reprodução / Planalto)
Rolls-Royce Presidencial (reprodução / Planalto)

Com necessidade de manutenção constante, a relíquia deixa a garagem da Presidência uma vez a cada semana por aproximadamente 20 minutos.

Rolls-Royce Presidencial (reprodução / Planalto)
Rolls-Royce Presidencial (reprodução / Planalto)

Além de posses presidenciais, o Rolls-Royce também é utilizado em datas comemorativas, como o desfile de 7 de Setembro.

Festa da posse tem detalhes checados e tudo cronometrado

Na véspera da posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro, nesta terça-feira (1º), todos os detalhes foram checados e cronometrados. Um forte esquema de segurança está organizado. A festa em si começa no início da tarde com o deslocamento do presidente eleito, Jair Bolsonaro, e da primeira-dama Michelle em direção à Esplanada dos Ministérios.

O primeiro ensaio para posse do presidente eleito Jair Bolsonaro - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O primeiro ensaio para posse do presidente eleito Jair Bolsonaro – Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A cerimônia vai ser extensa e começa por volta das 14h, quando Bolsonaro e Michelle deixam a Granja do Torto rumo à Esplanada dos Ministérios. Pouco depois das 14h30, o presidente eleito e a primeira dama devem trocar de carro em frente à Catedral. Tradicionalmente, o desfile é feito em carro aberto, um Rolls-Royce, mas ainda não está definido se o percurso será feito nele ou em carro blindado.

Os Dragões da Independência, policiais em carros, motocicletas e a pé os acompanham em direção ao Congresso Nacional. Pelo cronograma, o desfile do cortejo presidencial da Catedral até o Congresso ocorrerá às 14h45, com previsão de início da sessão solene de posse no Plenário da Câmara dos Deputados às 15h.

Último ensaio para a posse de Jair Bolsonaro - José Cruz/Agência Brasil
Último ensaio para a posse de Jair Bolsonaro – José Cruz/Agência Brasil

Em frente ao Congresso, o presidente eleito subirá a rampa e seguirá para o plenário na Câmara onde será oficialmente empossado. Ele fará um discurso. Tradicionalmente, é neste momento que são enviadas mensagens ao Parlamento e à sociedade.

Após o Congresso, Bolsonaro segue por volta das 16h para Palácio do Planalto. Haverá o Hino Nacional, revista às tropas, salva de 21 tiros e apresentação da Esquadrilha da Fumaça. No Planalto, ele sobe a rampa e segue para o Parlatório onde o presidente Michel Temer transmite a faixa presidencial.

Ainda no Planalto, o presidente eleito recebe os cumprimentos e nomeia sua equipe ministerial formada por 22 integrantes. Há a fotografia oficial em que o presidente eleito posa ao lado dos ministros nomeados.

A previsão é que por volta das 19h Bolsonaro siga para em cortejo para o Itamaraty. A recepção deve seguir até 21h.

*Com informações da Agência Brasil / Planalto.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?