Nada melhor do que viajar, ao menos para grande parte das pessoas. Às vezes são meses de planejamento e preparação. Só que às vezes acontece de esquecermos detalhes importantes, como a verificação do veículo. Veja algumas dicas, especialmente para marinheiros de primeira viagem.
Quando a pessoa consegue a habilitação a primeira coisa que tem vontade de fazer é planejar uma viagem, pegar a estrada. Mas isso pode trazer grandes riscos. Na estrada as coisas acontecem muito rápido, se o motorista não tem os reflexos afiados pode não ter condições de reagir a uma situação imprevista.
Por isso, é melhor começar a praticar em lugares mais tranquilos até que consiga uma certa familiaridade com o veículo. O ideal é que os controles sejam cada vez mais uma reação do reflexo, que o motorista não precise mais “pensar” para trocar a marcha ou pisar no freio.
Depois dessas observações, vamos para algumas dicas práticas para pegar a estrada com o máximo de segurança:
O uso do acostamento é outro aspecto que algumas pessoas têm dúvida. Para que serve? Quando usar? Como usar?
O primeiro ponto é NUNCA utilizar o acostamento para trafegar. Além de ser um risco enorme à segurança dos passageiros do seu próprio carro, também é um risco para outras pessoas que possam estar circulando por ali e ainda eventualmente a possibilidade de causar um acidente carros que estejam parados. Além disso, constitui infração gravíssima com multa no valor de R$ 574,62.
O acostamento serve para parar o veículo quando ele apresente algum problema. Por exemplo, quando fura um pneu, esse espaço do acostamento serve para fazer a substituição com segurança. Mas é preciso colocar o triângulo de sinalização a uma distância segura e ligar o pisca-alerta. Ali também é possível aguardar que a seguradora envie o guincho.
Ultrapassar parece algo bastante simples à primeira vista, e de fato até pode ser, desde que sejam tomadas algumas precauções.
Em primeiro lugar, nunca ultrapasse em locais proibidos, ou seja, respeite a sinalização quanto à ultrapassagem (faixa central tracejada pode ultrapassar; contínua não pode).
Sempre que for efetuar uma ultrapassagem acione a seta. Isso é importante para que o veículo a ser ultrapassado não mude de faixa, mas também para que os veículos que vêm atrás percebam sua intenção de mudar de faixa.
Outro ponto fundamental é ter uma boa visibilidade de todo o espaço necessário para realizar a ultrapassagem. Por isso, nunca ultrapasse em curvas que impeçam de ver a continuação da pista.
As curvas para a direita sempre tamparão a visão, pois lembramos que a ultrapassagem só pode ser feita pelo lado esquerdo. Mas mesmo em curvas para a esquerda às vezes o campo de visão é obstruído por algum objeto ou por se tratar de uma curva muito fechada. Espere uma ocasião mais propícia para realizar a ultrapassagem.
Realizar ultrapassagens perigosas é infração gravíssima e o condutor ainda pode ter a CNH suspensa. É claro que a fiscalização nesse caso é mais difícil, mas ela existe e pode recair sobre qualquer um…
Dirigir em dia de chuva é complicado, e na estrada mais ainda. A visibilidade fica mais difícil por causa da maior velocidade do veículo e a quantidade de água pode criar o fenômeno da aquaplanagem.
Sendo possível evitar pegar estrada com chuva é melhor, mais seguro. Mas nem sempre é possível adiar. Então, reduza a velocidade nessas ocasiões e mantenha uma distância ainda maior do veículo à frente.
Também procure evitar as áreas da pista onde o acúmulo de água é maior para que o carro não deslize sobre a água. Mas isso só acontecerá se a velocidade for alta. Então, diminuindo com responsabilidade a velocidade já será suficiente para evitar que isso aconteça.
Dirigir na estrada não é difícil. Só precisa de algumas medidas de prevenção, traçar a rota e da concentração do condutor. Por isso, é importante que antes de começar a rodar o motorista resolva as pendências no celular e com crianças dentro do carro.
Então, prenda bem o cinto de segurança das crianças e demais dispositivos como cadeirinha, especialmente se for o único adulto no carro. Nunca tente resolver um problema de cinto mal ajustado ou cadeirinha mal encaixada ao mesmo tempo que dirige.
Quanto ao celular é a mesma coisa, resolva as pendências, encerre as conversas e avise as pessoas mais próximas que não poderá responder pelo período que estiver dirigindo. Têm sido cada vez mais frequentes os acidentes provocados porque o condutor estava mexendo no celular. Na estrada isso pode ser fatal.