Dicas valiosas para manter a manutenção dos pneus do seu carro em dia

Os pneus são a única parte do veículo que encosta no chão e está em contínuo contato. Obviamente, o desgaste acaba sendo mais intenso, o que é colaborado pelas precárias ruas de nosso Brasil. Então, para poupar o brasileiro inventa os seus jeitinhos que tem um preço a pagar muito mais alto na frente. Mais vale tomar os devidos cuidados com a manutenção dos pneus em dia e garantir segurança e economia em longo prazo.
Publicado por Alan Corrêa em Dicas dia 9/04/2019

Os pneus são a única parte do veículo que encosta no chão e está em contínuo contato. Obviamente, o desgaste acaba sendo mais intenso, o que é colaborado pelas precárias ruas de nosso Brasil.

Então, para poupar o brasileiro inventa os seus jeitinhos que tem um preço a pagar muito mais alto na frente. Mais vale tomar os devidos cuidados com a manutenção dos pneus em dia e garantir segurança e economia em longo prazo.

Pneus da mesma marca

Assim como cada parte do veículo tem recomendações próprias do fabricante para o melhor funcionamento, os pneus não escapam desta regra. Não se deve, portanto, trocar os pneus e misturar marcas diferentes de pneus no mesmo eixo.

Os famosos pneus meia vida atraem bastante quando queremos espichar o tempo de duração. Mas cada marca tem especificações determinadas que uma vez misturadas podem desequilibrar o alinhamento e o balanceamento do veículo, bem como o próprio eixo.

Se você não quiser gastar com serviços mais caros como cambagem e caster, o ideal é manter todas os pneus iguais, garantido assim o melhor controle do veículo sobretudo em situações de emergência.

Calibragem correta

Outro ponto importante é calibrar e utilizar pneus de acordo com as medidas indicadas pela montadora. Deve-se levar em conta que existe uma diferença da pressão com o veículo cheio de carga e leve.

A calibragem correta permite melhor aderência no asfalto e resistência contra lacerações e cortes. Não se esqueça de que a regulagem dos pneus é feita com eles frios, pois com as rodas quentes pode haver variação na pressão.

Medidas originais

Tenha em mente que seu veículo foi projetado para funcionar com pneus de diâmetro, largura e estrutura determinados. Logo, uma alteração de aro, por exemplo, compromete sim o comportamento e a segurança do carro.

Embora os pneus mais largos tenham melhor resistência em aquaplanagem, isso ocorre quando o veículo é desenvolvido com suspensão adequada para drenar a água também. Se a estrutura e a suspensão não forem apropriadas colocam em risco a dirigibilidade e frenagem do veículo.

Condução consciente

Não são apenas as más condições das ruas que prejudicam o tempo de vida útil dos pneus, mas o modo de conduzir desenfreado – com constantes mudanças bruscas – também afeta diretamente a durabilidade.

A conservação dos pneus pode ser prolongada com uma condução consciente, além de contribuir para o consumo reduzido de combustível e a maior segurança dos passageiros.

Pneus novos

Todos os pneus tem um indicador, chamado TWI, para mostrar que chegou a hora de trocá-los. Trata-se de um marcador sobressalente nas cavidades dos pneus que se iguala a banda de rodagem quando se completa a vida útil.

A partir de então, a segurança e a performance dos pneus estão comprometidas gravemente, sobretudo em casos de chuva. Tenha preferência por trocar os antigos por pneus novos, garantindo a total eficácia. Mesmo pneus remold, que passam por um processo completo de recuperação, não tem garantia da origem do usado.

Tecnologia Run Flat

Os pneus Run Flat são a nova sensação do momento, por permitir uma autonomia de até 80 km com eles furados. Sem dúvida, se puder adquirir um veículo moderno com pneus com tecnologia Run Flat é a melhor escolha. Mesmo sendo mais robustos, eles não perdem conforto e ótimo desempenho.

Com efeito, para se instalarem pneus Run Flat é preciso ter uma estrutura adaptada com sensor de pressão, sistema de suspensão mais resistente e rodas com aro feito para suportar a nova tecnologia. Do contrário, você pode rodar sem conhecimento que o pneu furou e a roda pode sofrer detalonamento.

Pneus verdes

Se você não consegue ter um veículo com sistema Run Flat, opte por pneus com tecnologia verde. Devido ao composto especial na fabricação que reduz o atrito com o asfalto, você se beneficiará com um consumo mais reduzido e contribuirá com a natureza com menos emissões.

Além do seu veículo rodar mais, com melhor aderência, os pneus verdes são mais silenciosos e tem frenagem mais eficaz.

Pneu slick

Não confunda o pneu slick de competição com pneu careca. O primeiro é desenvolvimento com compostos diferentes para se adaptar ao asfalto com pouca vida útil e ótima aderência.

O segundo é fabricado com borracha dura para ter uma longa vida e quando se aproxima da cinta metálica ficam ressecados e perdem a aderência. Além de que não há dúvida de que este último está propício a qualquer furo.