Recentemente, a Fiat revelou o novo Grande Panda, um hatchback que servirá de base para uma nova família de veículos. Esta linha de automóveis será unida por características visuais e mecânicas comuns, utilizando a plataforma STLA Smart. A plataforma já foi estreada no novo Citroen C3 e permite a acomodação de diferentes motorizações, tanto elétricas quanto a combustão.
A Fiat tem planos de unificar suas operações na Europa e no Brasil, aproveitando a experiência bem-sucedida do mercado brasileiro. A partir desta estratégia, a fabricante pretende lançar uma série de novos modelos baseados no Grande Panda para ambos os mercados.
O Fiat Grande Panda será a base para o sucessor do Argo no Brasil. Este novo modelo também substituirá o Mobi, consolidando os hatchbacks da marca para impulsionar as vendas. O design será adaptado para o mercado brasileiro, visando atrair tanto os clientes normais quanto as vendas diretas.
Na Europa, o Grande Panda será oferecido com motorizações elétricas e a gasolina. As opções incluem uma versão elétrica de 113 cavalos de potência e um motor 1.2 a gasolina com um sistema micro-híbrido de 100 cavalos de potência. No Brasil, os motores disponíveis serão os 1.0 e 1.3 da linha Firefly, além do 1.0 GSE turbo, este último combinado à tecnologia micro-híbrida.
A expectativa é que o novo modelo traga algumas mudanças de design específicas para o mercado brasileiro, mas mantendo a plataforma e as características principais do Grande Panda europeu.
O Fiat Grande Panda também dará origem ao Fiat Panda Fastback, um modelo direcionado a mercados como América Latina, Oriente Médio e África. Este modelo seguirá o estilo SUV-cupê, similar ao Fiat Fastback já conhecido no Brasil. O novo fastback terá dimensões maiores, mas estas ainda não foram oficialmente anunciadas.
A motorização do Fiat Panda Fastback incluirá opções turbo, como o motor 1.0 turbo e o 1.3 turbo, ambos com a tecnologia micro-híbrida flex. Esta tecnologia começará a equipar os carros da Stellantis no Brasil ainda este ano.
O Fiat Panda Fastback deverá estrear em 2026, substituindo o atual Fiat Fastback no Brasil e o Fiat Tipo na Europa. A expectativa é que este modelo combine a estética do Grande Panda com a funcionalidade de um SUV-cupê.
Um novo SUV baseado no Grande Panda, possivelmente chamado de “Giga Panda” na Europa, será lançado como parte desta nova família de modelos. Este veículo deverá ser o primeiro da família Panda a ser introduzido no mercado europeu, com um design que privilegia o espaço interno sem sacrificar a aparência externa.
No Brasil e América Latina, este SUV será equivalente ao Fiat Pulse. Há rumores de que este modelo possa ter uma versão de sete lugares, seguindo a ideia utilizada no C3 Aircross. O Fiat Pulse é conhecido por suas proporções clássicas e aparência imponente, características que deverão ser mantidas no novo Giga Panda.
A introdução deste modelo no mercado latino-americano visa atender a demanda crescente por SUVs, oferecendo uma opção que combine versatilidade e funcionalidade para os consumidores.
O Fiat Grande Panda também inspirará uma nova versão da picape Strada. Esta nova picape será destinada ao uso urbano, com um design que combina elementos do Grande Panda com características típicas de uma caminhonete. A extremidade dianteira será semelhante à do hatchback, enquanto a caçamba será o diferencial do veículo.
A nova Strada será uma picape compacta, com cerca de 4,40 metros de comprimento, posicionada abaixo da Toro. Este modelo será um veículo global, levando a ideia de uma caminhonete de uso urbano para o mercado europeu.
A nova Strada será definida como um veículo que combina as peculiaridades de uma picape com a funcionalidade de um comercial leve e o conforto de um SUV. Esta combinação visa atender às necessidades dos consumidores que buscam praticidade e versatilidade em um único veículo.
Por fim, a Fiat apresentou o conceito Panda Camper, uma van de camping que oferece soluções práticas para a vida ao ar livre. Este modelo é uma evolução do conceito original do Fiat Panda de 1980, que permitia reclinar os bancos dianteiros para formar uma cama de casal.
O Panda Camper é projetado para oferecer versatilidade e simplicidade, com recursos adequados para a vida ao ar livre. A Fiat pretende atender a um nicho de mercado que busca veículos práticos e funcionais para atividades de camping e aventuras.
Com esta nova linha de modelos, a Fiat reforça sua estratégia de integração entre os mercados europeu e brasileiro, oferecendo veículos adaptados às necessidades e preferências locais. A plataforma STLA Smart permitirá à Fiat inovar em design e tecnologia, mantendo a funcionalidade e a praticidade como principais características de seus veículos.
Fonte: Stellantis, Terra, Motor1 e QuatroRodas.