Fiat Uno Vivace 1.0 2011 no mercado de usados: o que avaliar antes da compra; confira preço e ficha técnica

Entrar no mercado de usados pode ser um desafio, e o Fiat Uno Vivace 1.0 2011 surge como uma opção acessível. Econômico e fácil de manter, é ideal para uso urbano. No entanto, exige atenção à embreagem, suspensão e falhas elétricas. Antes de comprar, confira histórico de manutenção, recalls e teste o carro em diferentes condições.
Publicado em Usados dia 16/02/2025 por Alan Corrêa

Comprar um Fiat Uno Vivace 1.0 2011 usado pode ser uma opção inteligente para quem busca um carro acessível, econômico e de manutenção simples. Lançado como a versão de entrada do Novo Uno, ele se destacou pela confiabilidade do motor Fire EVO, baixo consumo de combustível e custo reduzido de peças. Ideal para deslocamentos urbanos e uso diário, o modelo atende motoristas que priorizam economia e praticidade, sem grandes exigências de conforto ou tecnologia.

Pontos Principais:

  • Motor 1.0 Fire EVO Flex com até 75 cv.
  • Consumo médio de 8,1 km/l (etanol) na cidade.
  • Acabamento interno simples, sem muitos itens de série.
  • Verificação da suspensão e sistema elétrico antes da compra.

Apesar dos pontos positivos, o Uno Vivace 1.0 2011 tem limitações que devem ser consideradas. Seu motor de 75 cv pode ser insuficiente para quem precisa de mais desempenho, especialmente em estradas. Além disso, o acabamento interno simples e a ausência de itens como direção hidráulica e ar-condicionado (que eram opcionais) podem tornar a experiência menos confortável. Problemas comuns incluem ruídos internos, desgaste de embreagem e falhas em componentes elétricos, como vidros e travas. Antes de comprar, é essencial verificar o histórico de manutenção, estado da suspensão e se o veículo sofreu colisões.

Para garantir um bom negócio, o ideal é buscar unidades bem cuidadas e revisar pontos críticos, como consumo irregular de óleo e estado dos freios. Conferir se todos os recalls foram feitos e testar o carro em diferentes condições de rodagem também são passos importantes. Evitar versões muito básicas pode ser um diferencial para revenda futura. Com preço competitivo e boa aceitação no mercado, o Uno Vivace 1.0 2011 continua sendo uma escolha funcional para quem precisa de um carro simples e confiável.

Desempenho, motor e potência

O modelo conta com um motor dianteiro de aspiração natural, instalado de forma transversal e equipado com injeção multiponto. Possui quatro cilindros em linha e um único comando de válvulas no cabeçote, acionado por correia dentada. Com tuchos mecânicos e duas válvulas por cilindro, apresenta um deslocamento de 999 cm³ e uma razão de compressão de 12,15:1. O diâmetro do cilindro é de 70 mm, enquanto o curso do pistão é de 64,9 mm.

A potência máxima gerada é de 75 cv com álcool e 73 cv com gasolina, alcançada a 6.250 rpm. O torque máximo é de 9,9 kgfm quando abastecido com álcool e 9,5 kgfm com gasolina, disponível a 3.850 rpm. Esses números resultam em uma relação peso/potência de 11,93 kg/cv e uma potência específica de 75,1 cv/litro. O torque específico atinge 9,9 kgfm/litro, enquanto a relação peso/torque é de 90,4 kg/kgfm.

A tração dianteira e o câmbio manual de cinco marchas proporcionam uma experiência de condução simples e eficiente. O modelo tem velocidade máxima de 153 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 13,8 segundos. Sua plataforma é a 327, que garante leveza ao conjunto, favorecendo a economia de combustível e a agilidade no trânsito urbano.

Consumo e autonomia

O consumo de combustível apresenta números razoáveis para um modelo compacto. No ciclo urbano, faz 8,3 km/l quando abastecido com álcool e 12,3 km/l com gasolina. Já no ciclo rodoviário, os números são melhores: 9,4 km/l com álcool e 14,5 km/l com gasolina.

A autonomia varia de acordo com o combustível utilizado e as condições de rodagem. Com um tanque de 48 litros, o alcance urbano chega a 398 km com álcool e 590 km com gasolina. Na estrada, pode percorrer 451 km com álcool e até 696 km com gasolina, tornando-o uma opção viável para viagens curtas e médias distâncias.

A combinação entre um motor eficiente e um peso reduzido contribui para um consumo equilibrado. O modelo se destaca pelo custo-benefício em relação à economia de combustível, tornando-se uma escolha acessível para quem busca um carro econômico para o dia a dia.

Interior

O espaço interno segue o padrão dos compactos, acomodando cinco passageiros com relativo conforto. O acabamento é simples, com plásticos rígidos no painel e nas portas. O banco traseiro é rebatível, o que possibilita ampliar a capacidade de carga quando necessário. Embora a ergonomia seja aceitável, a ausência de ajuste de altura para o volante e banco do motorista pode comprometer o conforto em viagens longas.

O porta-malas tem capacidade para 280 litros, adequado para um veículo urbano. Para quem precisa de mais espaço, o rebatimento do banco traseiro oferece maior versatilidade. A carga útil é de 400 kg, suficiente para transporte de passageiros e bagagens sem comprometer o desempenho do motor.

Os equipamentos de conforto e tecnologia são básicos. Entre os itens opcionais, destacam-se o ar-condicionado, direção assistida e controle elétrico dos vidros dianteiros. No quesito entretenimento, o rádio com conexão USB e Bluetooth está disponível como opcional. Já no aspecto de segurança, os freios ABS e airbags frontais são oferecidos apenas como opcionais.

Medidas

As dimensões externas são compactas, com 3.770 mm de comprimento, 1.636 mm de largura e 1.480 mm de altura. A distância entre-eixos de 2.376 mm garante certa estabilidade, enquanto a altura mínima do solo de 165 mm favorece a dirigibilidade em terrenos irregulares.

O sistema de suspensão é simples e voltado para o conforto urbano. Na dianteira, adota configuração independente do tipo McPherson com molas helicoidais. Na traseira, utiliza eixo de torção com molas helicoidais, o que ajuda a manter um bom nível de absorção de impactos.

Os freios contam com discos sólidos na dianteira e tambores na traseira, garantindo uma frenagem adequada para o porte do veículo. A direção não possui assistência, exigindo mais esforço em manobras de baixa velocidade. O diâmetro de giro é de 9,8 metros, compatível com sua proposta urbana. Os pneus são 165/70 R13, tanto na dianteira quanto na traseira, incluindo estepe na mesma medida.

Preços aproximados do Fiat Uno 2011

Ficha Técnica do Fiat Uno Vivace 1.0 2011

Geral

Motor

Transmissão

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Dimensões

Desempenho

Consumo

Autonomia

Equipamentos do Fiat Uno Vivace 1.0 2011

Segurança

Conforto

Entretenimento

Fonte: Stellantis, Icarros, Mobiauto, Webmotors, Guiadeusados, Autossegredos e Motor1.