Ford Everest, SUV da Ranger, deverá ser o próximo SUV da marca no Brasil

No mercado brasileiro, o Everest competiria com Toyota SW4, Chevrolet Trailblazer, Mitsubishi Pajero Sport e Jeep Commander em SUVs de 7 lugares.
Publicado em Notícias dia 18/05/2024 por Alan Corrêa

O Ford Everest foi observado em testes na cidade de Salvador, Bahia. A unidade vista corresponde à versão Titanium e não apresentava camuflagem, indicativo de que o modelo já foi lançado em outros mercados e não há segredos quanto ao seu design. A presença deste veículo em Salvador é notável, especialmente considerando que a Ford vendeu sua fábrica em Camaçari, localizada nas proximidades, para a BYD, embora tenha mantido um centro de desenvolvimento na região.

O Ford Everest pode estar próximo de seu lançamento no Brasil. Se confirmado, o SUV pode inicialmente ser importado da Tailândia, com expectativa de chegada ao mercado brasileiro ainda este ano ou em 2025. Alternativamente, pode começar a ser produzido na Argentina. No Brasil, o modelo competiria com outros SUVs de 7 lugares, como o Mitsubishi Pajero Sport e o Jeep Commander.

Ainda não foi anunciado oficialmente o preço do Ford Everest 2025 no Brasil. No entanto, espera-se que o modelo seja lançado com um preço que varie entre R$ 230 mil e R$ 320 mil, visando competitividade no mercado.

O Ford Everest, que foi avistado em testes na cidade de Salvador, Bahia, parece estar próximo de um lançamento no mercado brasileiro.
O Ford Everest, que foi avistado em testes na cidade de Salvador, Bahia, parece estar próximo de um lançamento no mercado brasileiro.

Historicamente, a Ford tem considerado a introdução do Everest no mercado brasileiro como uma possibilidade, sem nunca confirmar ou descartar sua chegada. O flagrante do SUV em testes aumenta a especulação sobre a possibilidade de ser oferecido no Brasil. Caso seja introduzido no mercado nacional, o Everest concorreria diretamente com modelos estabelecidos como o Toyota SW4 e o Chevrolet Trailblazer, além de outros SUVs médios do segmento premium.

É relevante mencionar que o Everest ainda não foi lançado na Argentina, onde também é esperado com grande antecipação.

Em relação à produção, uma declaração do presidente e CEO da Ford na América do Sul, feita em abril de 2022, sugere que o Everest pode ser considerado para o mercado brasileiro. Na época, o executivo mencionou que o SUV estava em estudos e que a planta de General Pacheco, próxima a Buenos Aires na Argentina, estava se preparando para receber investimentos para se tornar uma fábrica focada na Ranger e seus derivados.

No mercado brasileiro, o Everest competiria com Toyota SW4, Chevrolet Trailblazer, Mitsubishi Pajero Sport e Jeep Commander em SUVs de 7 lugares.
No mercado brasileiro, o Everest competiria com Toyota SW4, Chevrolet Trailblazer, Mitsubishi Pajero Sport e Jeep Commander em SUVs de 7 lugares.

O Everest é um SUV legítimo, com chassi de longarina e design visualmente alinhado ao da Ranger, diferenciando-se principalmente nos detalhes do para-choque dianteiro e na configuração da traseira. A parte mecânica deve ser compartilhada com a Ranger, incluindo as opções de motor 2.0 turbodiesel nas versões de entrada e um V6 3.0 nas versões mais caras. A versão mais extrema, a Raptor, utiliza um motor V6 biturbo de 397 cv, mas não é esperado que uma versão similar seja introduzida para o Everest, dada a proposta diferente do SUV.

A versão Titanium do Everest, já disponível no mercado asiático, é muito bem equipada, contando com características como uma central multimídia de 12 polegadas compatível com CarPlay e Android Auto sem fio e, em algumas configurações, oferece até sete lugares na cabine.

Este veículo tem sido objeto de discussão, especialmente pela mídia na Argentina. Em 2021, antes do lançamento da Ranger, o jornal Ámbito reportou que a Ford estava cotando peças para a picape e para um modelo adicional, com o objetivo de aumentar a produção em até 15 mil unidades por ano no complexo industrial.

O preço do Ford Everest ainda não foi divulgado. Espera-se que esteja entre R$ 230 mil e R$ 320 mil, visando ser competitivo no segmento premium.
O preço do Ford Everest ainda não foi divulgado. Espera-se que esteja entre R$ 230 mil e R$ 320 mil, visando ser competitivo no segmento premium.

O Everest segue um modelo bem conhecido no Brasil, sendo um SUV baseado na Ranger assim como a Toyota utiliza a plataforma da Hilux para o SW4 e a Chevrolet usa a plataforma da S10 para o Trailblazer, compartilhando plataforma, motores e grande parte da carroceria. A identidade visual é semelhante, com os faróis seguindo o mesmo formato e mudanças apenas no para-choque. A traseira, como é típico para um utilitário, utiliza lanternas horizontais.

Com a mesma base mecânica, o Everest pode chegar ao mercado brasileiro com as mesmas opções de motor, como o 2.0 biturbo diesel de 210 cv e o 3.0 V6 turbodiesel de 250 cv, o que poderia ser um diferencial em comparação aos seus rivais, que geralmente oferecem apenas uma opção de motorização. A versão Titanium, vista na Bahia, é oferecida na Tailândia com o motor 2.0 biturbo, e vem equipada com recursos como câmera 360°, faróis de LED matrix e central multimídia de 12 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e opção de sete lugares.

Compartilhando mecânica com a Ranger, o Everest teria opções de motor 2.0 turbodiesel e 3.0 V6 turbodiesel, adequados para o mercado de SUVs robustos.
Compartilhando mecânica com a Ranger, o Everest teria opções de motor 2.0 turbodiesel e 3.0 V6 turbodiesel, adequados para o mercado de SUVs robustos.

*Com informações da Ford, Terra, Motor1, Webmotors e Autoesporte.