Ford F-150 SuperTruck conquista recorde em Nürburgring e redefine limites da picape elétrica

Ford F-150 SuperTruck conquista recorde em Nürburgring e redefine limites da picape elétrica
A Ford F-150 Lightning SuperTruck tornou-se a picape mais rápida de Nürburgring, com 6min43s482. O protótipo elétrico de 1.600 cv supera rivais e reforça avanços em potência, aerodinâmica e desenvolvimento tecnológico.
Publicado por em Ford dia

A Ford voltou a colocar seu nome no centro das atenções do automobilismo com a F-150 Lightning SuperTruck, que se tornou a picape mais veloz a enfrentar o lendário circuito de Nürburgring. O protótipo elétrico completou os 21 quilômetros e 73 curvas do “Inferno Verde” em 6 minutos e 43,482 segundos, tempo que não apenas estabeleceu um novo recorde para veículos da categoria, mas também a posicionou como o quinto protótipo mais rápido da história da pista alemã.

Pontos Principais:

  • A Ford F-150 SuperTruck fez 6min43s482 em Nürburgring, novo recorde para picapes.
  • O protótipo elétrico tem três motores, 1.600 cv e aerodinâmica de 2.700 kg de downforce.
  • Superou o recorde recente da Ford SuperVan, que registrou 6min48s2.
  • Marca usa dados das pistas para aprimorar veículos elétricos de produção.

O feito coloca a SuperTruck à frente da própria Ford SuperVan, que havia estabelecido recentemente 6 minutos e 48,2 segundos, tornando-se a van mais rápida a desafiar Nürburgring e ocupando a sétima posição no ranking geral de protótipos. A escalada da Ford nesse circuito revela não apenas a ambição esportiva, mas também a intenção clara de transferir aprendizados para os modelos de produção.

A Ford surpreende em Nürburgring com a F-150 Lightning SuperTruck, que se tornou a picape mais rápida da história do circuito.
A Ford surpreende em Nürburgring com a F-150 Lightning SuperTruck, que se tornou a picape mais rápida da história do circuito.

O protótipo foi conduzido pelo experiente piloto Romain Dumas, conhecido por enfrentar os desafios mais extremos das pistas mundiais. Para a tentativa, a SuperTruck utilizou pneus do tipo slick e um pacote aerodinâmico desenvolvido especialmente para a ocasião, capaz de gerar 2.700 quilos de força descendente a 241 km/h. Esse conjunto contribuiu para manter a estabilidade em um traçado exigente que cobra durabilidade e precisão mecânica.

Com 6min43s482, a picape elétrica não só liderou sua categoria como entrou para o top 5 de protótipos mais rápidos do circuito alemão.
Com 6min43s482, a picape elétrica não só liderou sua categoria como entrou para o top 5 de protótipos mais rápidos do circuito alemão.

O coração da picape é formado por três motores elétricos que, combinados a um conjunto de baterias de 50 kWh com sistema de arrefecimento líquido, entregam potência superior a 1.600 cavalos. A estrutura leve, composta por fibra de carbono e magnésio, além dos freios de carbono-cerâmica, reforça o foco no desempenho, equilibrando força e redução de peso.

Pilotada por Romain Dumas, a SuperTruck mostrou força ao enfrentar os 21 km e 73 curvas do “Inferno Verde” em condições extremas.
Pilotada por Romain Dumas, a SuperTruck mostrou força ao enfrentar os 21 km e 73 curvas do “Inferno Verde” em condições extremas.

Mark Rushbrook, diretor global da Ford Racing, destacou a brutalidade do desafio de Nürburgring e o valor estratégico da experiência. Para ele, a sobrevivência de um conjunto elétrico sob condições tão severas comprova a solidez dos sistemas da marca. Mais do que quebrar recordes, a empresa busca validar a resistência de soluções que, futuramente, podem equipar modelos destinados às ruas.

Segundo o executivo, não basta desenvolver veículos elétricos em laboratório e considerá-los prontos. A Ford aposta em testes reais sob condições extremas para coletar dados que dificilmente seriam replicados em ambientes controlados. É dessa forma que a montadora pretende manter a dianteira no segmento de picapes e veículos comerciais, agora adaptando a tradição de robustez ao contexto da eletrificação.

Com a conquista, a marca americana reforça sua estratégia global de transição para uma nova geração de veículos acessíveis e elétricos. O programa Ford+ conecta a herança da companhia em utilitários e picapes à aposta em inovação, ampliando a confiança em sua posição de liderança no mercado. Nürburgring, neste cenário, funciona como laboratório vivo, onde cada volta traz ensinamentos que podem transformar o futuro da mobilidade elétrica.

Fonte: Ford.

Alan Corrêa
Alan Corrêa
Jornalista automotivo (MTB: 0075964/SP) e analista de mercado. Especialista em traduzir a engenharia de lançamentos e monitorar a desvalorização de usados. No Carro.Blog.br, assina testes técnicos e guias de compra com foco em durabilidade e custo-benefício.