A Ford Ranger Black 2025 está prestes a chegar ao mercado brasileiro, marcando o retorno de uma das versões mais vendidas da picape na geração anterior. Após o sucesso de vendas entre janeiro e agosto de 2024, com mais de 18 mil unidades comercializadas, a nova versão Black surge como uma aposta para fortalecer ainda mais a posição da Ranger no segmento de picapes médias.
O grande diferencial da Ranger Black está na proposta de tração 4×2, diferente de outras versões da Ranger que apostam na tração 4×4. Com isso, o foco é no uso urbano, oferecendo uma picape robusta, mas adequada às necessidades diárias de quem busca um veículo para a cidade. O motor 2.0 turbodiesel de 170 cv, já utilizado em outras versões da linha, se destaca pela força e pela eficiência, acompanhado de um câmbio automático de seis marchas, garantindo bom desempenho nas ruas e estradas.
O visual da Ranger Black é um de seus maiores atrativos. Seguindo a tendência já observada no modelo lançado na Argentina, a picape chega com detalhes escurecidos na grade frontal, retrovisores, rodas e estribos laterais. O santantônio, também em tom escuro, complementa o visual robusto da picape. Embora a Ford ainda não tenha revelado detalhes completos do interior, especula-se que a cabine seguirá o estilo da versão argentina, com acabamentos em couro sintético e tecido, além de uma série de itens de conforto e tecnologia.
Entre os equipamentos esperados para a nova Ranger Black, destacam-se a central multimídia de 10 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, além de um painel digital de oito polegadas. Outras comodidades, como carregador por indução e sistema de ar-condicionado com saídas para a segunda fileira, também devem estar presentes, reforçando o foco no conforto dos ocupantes. A segurança é garantida por sete airbags, controle de cruzeiro e sensores de estacionamento traseiros.
O preço estimado para a Ranger Black gira em torno de R$ 245 mil a R$ 250 mil, o que a coloca como uma opção intermediária dentro da linha Ranger, abaixo das versões mais potentes com motor V6. Essa estratégia de preços visa conquistar uma fatia maior de consumidores que buscam uma picape com boa performance, mas sem a necessidade de tração 4×4.
No Brasil, a Ranger disputa espaço com outras grandes picapes, como a Toyota Hilux, que segue na liderança do mercado. A versão SRX Plus, da Hilux, com tração 4×4, tem preço a partir de R$ 332 mil, o que coloca a Ranger Black em uma posição competitiva em termos de custo-benefício.
Embora o modelo apresentado no evento em Tatuí (SP) estivesse com os vidros escurecidos, impossibilitando uma visualização detalhada do interior, a expectativa é que a Ranger Black mantenha o alto nível de acabamento e tecnologia já observado nas versões mais caras da Ranger. Além disso, o visual externo, com rodas de 18 polegadas em tom grafite e acabamento escurecido, promete atrair aqueles que buscam uma picape com design imponente.
A Ranger Black será produzida na Argentina, na mesma fábrica que abastece o mercado brasileiro, garantindo uma linha de montagem integrada e eficiente. Com o lançamento previsto para outubro de 2024, a Ford espera conquistar ainda mais espaço no competitivo mercado de picapes no Brasil.