Em 2011, o Toyota Camry XLE 3.5 V6 chegou ao Brasil como um sedã de alto padrão, oferecendo desempenho forte e conforto para cinco ocupantes. Com motor de 277 cv e câmbio automático de seis marchas, ele combina potência e suavidade ao rodar. No mercado de seminovos, exige atenção ao consumo, custo de manutenção e suspensão.
Comprar um Toyota Camry XLE 3.5 V6 2011 usado pode ser uma escolha interessante para quem busca um sedã espaçoso, confortável e confiável. Com motor potente de 277 cv, transmissão automática de seis marchas e um rodar macio, o Camry se destaca como uma excelente opção para longas viagens e uso urbano sofisticado. Além disso, seu interior bem-acabado, com bancos de couro e central multimídia, proporciona uma experiência de luxo que poucos carros da mesma faixa de preço oferecem no mercado de seminovos.
Pontos Principais:
- Motor 3.5 V6 com 277 cv e câmbio automático de seis marchas.
- Consumo médio de 6 km/l na cidade e 10 km/l na estrada.
- Conforto interno com bancos de couro e espaço para cinco ocupantes.
- Custo de manutenção mais alto em comparação a modelos menores da Toyota.
Por outro lado, o consumo elevado de combustível – cerca de 6 km/l na cidade e 10 km/l na estrada – pode pesar no orçamento, assim como o custo de manutenção, que não é tão acessível quanto o de modelos mais populares da Toyota. Além disso, alguns proprietários relatam desgaste prematuro de buchas da suspensão e eventuais falhas no sistema de ar-condicionado. Ao considerar a compra de um Camry XLE 2011, é essencial verificar o histórico de manutenção, estado da suspensão e funcionamento dos sistemas elétricos. Testar o câmbio em diferentes situações, para garantir que as trocas de marcha estão suaves e sem trancos, também é uma precaução importante.
O Toyota Camry XLE 3.5 V6 2011 foi lançado no Brasil como um sedã grande, potente e confortável. Com motor V6 de 277 cv e câmbio automático de seis marchas, ele oferecia desempenho equilibrado.
Para uma compra segura, prefira unidades com revisões documentadas em concessionárias ou oficinas especializadas e evite modelos com histórico de colisão. Avaliar o estado dos pneus e conferir se os freios estão em boas condições também pode evitar gastos inesperados. Por ser um carro de nicho, a revenda pode ser mais demorada, mas quem busca um sedã confortável, potente e durável pode encontrar no Camry XLE V6 2011 uma opção interessante no mercado de usados.
Desempenho, motor e potência
O modelo é equipado com um motor 2GR-FE, um V6 de 3.5 litros com aspiração natural e injeção multiponto. A instalação é dianteira, com disposição transversal. Possui duplo comando de válvulas no cabeçote, acionado por corrente, com variação do comando de admissão e escape. Cada cilindro conta com quatro válvulas, totalizando 24 válvulas no motor.
A potência máxima gerada é de 284 cv a 6.200 rpm, com torque máximo de 35,3 kgfm a 4.700 rpm. A razão de compressão é de 10,8:1, com um curso de pistão de 83 mm e diâmetro do cilindro de 94 mm. O peso/potência é de 5,67 kg/cv, enquanto o peso/torque fica em 45,6 kg/kgfm. O torque específico é de 10,2 kgfm/litro, e a potência específica atinge 82,1 cv/litro.
A tração é dianteira, com câmbio automático de seis marchas identificado pelo código u660e, utilizando conversor de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 7,4 segundos, enquanto a velocidade máxima chega a 230 km/h. O modelo utiliza a plataforma k, série xv40.
Consumo e autonomia
O consumo urbano é de 7,1 km/l e rodoviário de 13,5 km/l. Com tanque de 70 litros, a autonomia é de 497 km na cidade e 945 km na estrada.
O consumo urbano é de 7,1 km/l, enquanto o consumo rodoviário chega a 13,5 km/l. Com um tanque de combustível de 70 litros, a autonomia estimada é de 497 km em ambiente urbano e 945 km em rodovias.
Interior
A tração é dianteira, com câmbio automático de seis marchas e conversor de torque. A direção hidráulica garante boa condução, mas poderia ser mais leve. O espaço acomoda cinco ocupantes com conforto. O porta-malas tem 504 litros, e a carga útil é de 440 kg. Um sedã grande voltado para viagens e conforto diário.
O espaço interno acomoda cinco ocupantes com conforto, oferecendo bancos revestidos em couro e ajustes elétricos tanto para o motorista quanto para o passageiro. O banco do motorista conta ainda com ajuste de altura e ajuste lombar. No banco traseiro, há apoio de braço central, possibilidade de rebatimento e ajuste de inclinação.
Entre os equipamentos de conforto, há ar-condicionado automático de duas zonas com saída de ar para o banco traseiro e ionizador/purificador de ar. O volante possui ajustes de altura e profundidade, além de comandos multifuncionais. O modelo conta com controle automático de velocidade (piloto automático) e teto solar elétrico.
O sistema de entretenimento inclui rádio, cd player e computador de bordo. O veículo possui iluminação interna no porta-malas, porta-luvas e luz de teto traseira, além de retrovisores elétricos e com aquecimento. O retrovisor interno é fotocrômico, e os retrovisores externos possuem rebatimento elétrico.
O porta-malas tem capacidade para 504 litros, proporcionando bom espaço para bagagens. A carga útil é de 440 kg.
Medidas
O modelo tem comprimento de 4.815 mm, largura de 1.820 mm, altura de 1.480 mm e distância entre-eixos de 2.775 mm. A altura mínima do solo é de 150 mm.
A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, com molas helicoidais. Na traseira, utiliza braços sobrepostos também com molas helicoidais. Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros são a disco sólido.
A direção possui assistência hidráulica, e o diâmetro de giro é de 11 metros. Os pneus são 215/60 r16 tanto na dianteira quanto na traseira, incluindo estepe da mesma medida. A altura do flanco é de 129 mm.
O peso total do veículo é de 1.610 kg, com bitola dianteira de 1.545 mm e bitola traseira de 1.515 mm.
Preço aproximado Toyota Camry 2011
- Toyota Camry XLE 3.5 V6 24v aut. 2011 – preço aproximado: R$ 62 mil (002098-2)
Ficha Técnica do Toyota Camry XLE 3.5 V6 2011
O custo de manutenção do Camry 2011 é superior ao de modelos menores da Toyota. Peças podem ter preços elevados e nem sempre são facilmente encontradas, tornando a revisão regular essencial.
Geral
- Ano: 2011
- Propulsão: Combustão
- Combustível: Gasolina
- Procedência: Importado
- Configuração: Sedã
- Porte: Grande
- Lugares: 5
- Portas: 4
- Geração: 6
- Plataforma: K
Motor
- Instalação: Dianteiro
- Aspiração: Natural
- Disposição: Transversal
- Alimentação: Injeção multiponto
- Cilindros: 6 em V
- Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
- Tuchos: Hidráulicos
- Cilindrada unitária: 576 cm³
- Acionamento comando: Corrente
- Válvulas por cilindro: 4
- Diâmetro do cilindro: 94 mm
- Razão de compressão: 10,8:1
- Curso do pistão: 83 mm
- Deslocamento: 3459 cm³
- Potência máxima: 284 cv a 6200 rpm
- Código do motor: 2GR-FE
- Torque máximo: 35,3 kgfm a 4700 rpm
- Peso/potência: 5,67 kg/cv
- Torque específico: 10,2 kgfm/litro
- Peso/torque: 45,6 kg/kgfm
- Potência específica: 82,1 cv/litro
Transmissão
- Tração: Dianteira
- Câmbio: Automático de 6 marchas
- Código do câmbio: U660E
- Acoplamento: Conversor de torque
Suspensão
- Dianteira: Independente, McPherson
- Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
- Traseira: Independente, braços sobrepostos
- Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Disco sólido
Direção
- Assistência: Hidráulica
- Diâmetro de giro: 11 m
Pneus
- Dianteiros: 215/60 R16
- Traseiros: 215/60 R16
- Estepe: 215/60 R16
Dimensões
- Comprimento: 4815 mm
- Largura: 1820 mm
- Distância entre-eixos: 2775 mm
- Altura: 1480 mm
- Bitola dianteira: 1545 mm
- Bitola traseira: 1515 mm
- Porta-malas: 504 litros
- Tanque de combustível: 70 litros
- Peso: 1610 kg
- Carga útil: 440 kg
- Altura mínima do solo: 150 mm
Desempenho
- Velocidade máxima: 230 km/h
- Aceleração 0-100 km/h: 7,4 s
Consumo
- Urbano: 7,1 km/l
- Rodoviário: 13,5 km/l
Autonomia
- Urbana: 497 km
- Rodoviária: 945 km
Equipamentos do Toyota Camry XLE 3.5 V6 2011
Segurança
- Freios ABS
- Airbags frontais
- Airbags laterais
- Airbags de cortina
- Alarme antifurto perimétrico
- Cintos de três pontos para todos os ocupantes
- Encosto de cabeça para todos os ocupantes
- Controle de estabilidade
- Controle de tração
- Faróis de xenônio
- Faróis com refletores duplos
- Faróis com regulagem de altura
- Faróis de neblina
- Luz traseira de neblina
- Repetidores laterais das luzes de direção
- Travamento central das portas
- Desembaçador do vidro traseiro
- ISOFIX para fixação de cadeira infantil
Conforto
- Ar-condicionado
- Ar-condicionado automático
- Ionizador/purificador de ar
- Zonas de ar-condicionado: 2
- Ar quente
- Saída de ar para o banco traseiro
- Direção assistida
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Apoio de braço para o motorista
- Apoio de braço central no banco traseiro
- Câmbio automático
- Ajuste do volante em altura
- Ajuste do volante em profundidade
- Cintos de segurança com ajuste de altura
- Bancos revestidos em couro
- Banco do motorista com ajuste elétrico
- Banco do passageiro com ajuste elétrico
- Banco do motorista com aquecimento
- Ajuste de apoio lombar para o motorista
- Controle automático de velocidade
- Controle elétrico dos vidros dianteiros
- Controle elétrico dos vidros traseiros
- Faróis com acendimento automático
- Limpador de para-brisa automático
- Ajuste elétrico dos retrovisores
- Retrovisores rebatíveis eletricamente
- Retrovisor interno fotocrômico
- Retrovisor externo com aquecimento
- Rodas de liga leve
- Teto solar elétrico
- Banco traseiro rebatível
- Banco traseiro reclinável
- Destravamento interno/remoto do porta-malas
- Luz no porta-malas
- Luz no porta-luvas
- Luz de teto traseira
- Comando interno da tampa de abastecimento
- Alças de segurança no teto
- Capô sustentado por mola a gás
Infotenimento
- Rádio
- CD player
- Volante multifuncional
- Computador de bordo
- Conta-giros
- Termômetro do líquido de arrefecimento
- Indicador de temperatura externa
A revenda do Camry pode ser mais demorada, pois o modelo tem menor demanda no mercado de usados. Mesmo assim, continua atraente para quem busca um sedã potente e confortável.
Fonte: Webmotors, Icarros, G1 e Agoramotors.