Guia de Usados: análise do Toyota Camry XLE 3.5 V6 2011 e o que considerar antes de comprar; confira preço e ficha técnica

Em 2011, o Toyota Camry XLE 3.5 V6 chegou ao Brasil como um sedã de alto padrão, oferecendo desempenho forte e conforto para cinco ocupantes. Com motor de 277 cv e câmbio automático de seis marchas, ele combina potência e suavidade ao rodar. No mercado de seminovos, exige atenção ao consumo, custo de manutenção e suspensão.
Publicado por Alan Corrêa em Usados dia 30/01/2025

Comprar um Toyota Camry XLE 3.5 V6 2011 usado pode ser uma escolha interessante para quem busca um sedã espaçoso, confortável e confiável. Com motor potente de 277 cv, transmissão automática de seis marchas e um rodar macio, o Camry se destaca como uma excelente opção para longas viagens e uso urbano sofisticado. Além disso, seu interior bem-acabado, com bancos de couro e central multimídia, proporciona uma experiência de luxo que poucos carros da mesma faixa de preço oferecem no mercado de seminovos.

Pontos Principais:

  • Motor 3.5 V6 com 277 cv e câmbio automático de seis marchas.
  • Consumo médio de 6 km/l na cidade e 10 km/l na estrada.
  • Conforto interno com bancos de couro e espaço para cinco ocupantes.
  • Custo de manutenção mais alto em comparação a modelos menores da Toyota.

Por outro lado, o consumo elevado de combustível – cerca de 6 km/l na cidade e 10 km/l na estrada – pode pesar no orçamento, assim como o custo de manutenção, que não é tão acessível quanto o de modelos mais populares da Toyota. Além disso, alguns proprietários relatam desgaste prematuro de buchas da suspensão e eventuais falhas no sistema de ar-condicionado. Ao considerar a compra de um Camry XLE 2011, é essencial verificar o histórico de manutenção, estado da suspensão e funcionamento dos sistemas elétricos. Testar o câmbio em diferentes situações, para garantir que as trocas de marcha estão suaves e sem trancos, também é uma precaução importante.

O Toyota Camry XLE 3.5 V6 2011 foi lançado no Brasil como um sedã grande, potente e confortável. Com motor V6 de 277 cv e câmbio automático de seis marchas, ele oferecia desempenho equilibrado.
O Toyota Camry XLE 3.5 V6 2011 foi lançado no Brasil como um sedã grande, potente e confortável. Com motor V6 de 277 cv e câmbio automático de seis marchas, ele oferecia desempenho equilibrado.

Para uma compra segura, prefira unidades com revisões documentadas em concessionárias ou oficinas especializadas e evite modelos com histórico de colisão. Avaliar o estado dos pneus e conferir se os freios estão em boas condições também pode evitar gastos inesperados. Por ser um carro de nicho, a revenda pode ser mais demorada, mas quem busca um sedã confortável, potente e durável pode encontrar no Camry XLE V6 2011 uma opção interessante no mercado de usados.

Desempenho, motor e potência

O modelo é equipado com um motor 2GR-FE, um V6 de 3.5 litros com aspiração natural e injeção multiponto. A instalação é dianteira, com disposição transversal. Possui duplo comando de válvulas no cabeçote, acionado por corrente, com variação do comando de admissão e escape. Cada cilindro conta com quatro válvulas, totalizando 24 válvulas no motor.

A potência máxima gerada é de 284 cv a 6.200 rpm, com torque máximo de 35,3 kgfm a 4.700 rpm. A razão de compressão é de 10,8:1, com um curso de pistão de 83 mm e diâmetro do cilindro de 94 mm. O peso/potência é de 5,67 kg/cv, enquanto o peso/torque fica em 45,6 kg/kgfm. O torque específico é de 10,2 kgfm/litro, e a potência específica atinge 82,1 cv/litro.

A tração é dianteira, com câmbio automático de seis marchas identificado pelo código u660e, utilizando conversor de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 7,4 segundos, enquanto a velocidade máxima chega a 230 km/h. O modelo utiliza a plataforma k, série xv40.

Consumo e autonomia

O consumo urbano é de 7,1 km/l e rodoviário de 13,5 km/l. Com tanque de 70 litros, a autonomia é de 497 km na cidade e 945 km na estrada.
O consumo urbano é de 7,1 km/l e rodoviário de 13,5 km/l. Com tanque de 70 litros, a autonomia é de 497 km na cidade e 945 km na estrada.

O consumo urbano é de 7,1 km/l, enquanto o consumo rodoviário chega a 13,5 km/l. Com um tanque de combustível de 70 litros, a autonomia estimada é de 497 km em ambiente urbano e 945 km em rodovias.

Interior

A tração é dianteira, com câmbio automático de seis marchas e conversor de torque. A direção hidráulica garante boa condução, mas poderia ser mais leve. O espaço acomoda cinco ocupantes com conforto. O porta-malas tem 504 litros, e a carga útil é de 440 kg. Um sedã grande voltado para viagens e conforto diário.
A tração é dianteira, com câmbio automático de seis marchas e conversor de torque. A direção hidráulica garante boa condução, mas poderia ser mais leve. O espaço acomoda cinco ocupantes com conforto. O porta-malas tem 504 litros, e a carga útil é de 440 kg. Um sedã grande voltado para viagens e conforto diário.

O espaço interno acomoda cinco ocupantes com conforto, oferecendo bancos revestidos em couro e ajustes elétricos tanto para o motorista quanto para o passageiro. O banco do motorista conta ainda com ajuste de altura e ajuste lombar. No banco traseiro, há apoio de braço central, possibilidade de rebatimento e ajuste de inclinação.

Entre os equipamentos de conforto, há ar-condicionado automático de duas zonas com saída de ar para o banco traseiro e ionizador/purificador de ar. O volante possui ajustes de altura e profundidade, além de comandos multifuncionais. O modelo conta com controle automático de velocidade (piloto automático) e teto solar elétrico.

O sistema de entretenimento inclui rádio, cd player e computador de bordo. O veículo possui iluminação interna no porta-malas, porta-luvas e luz de teto traseira, além de retrovisores elétricos e com aquecimento. O retrovisor interno é fotocrômico, e os retrovisores externos possuem rebatimento elétrico.

O porta-malas tem capacidade para 504 litros, proporcionando bom espaço para bagagens. A carga útil é de 440 kg.

Medidas

O modelo tem comprimento de 4.815 mm, largura de 1.820 mm, altura de 1.480 mm e distância entre-eixos de 2.775 mm. A altura mínima do solo é de 150 mm.

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, com molas helicoidais. Na traseira, utiliza braços sobrepostos também com molas helicoidais. Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros são a disco sólido.

A direção possui assistência hidráulica, e o diâmetro de giro é de 11 metros. Os pneus são 215/60 r16 tanto na dianteira quanto na traseira, incluindo estepe da mesma medida. A altura do flanco é de 129 mm.

O peso total do veículo é de 1.610 kg, com bitola dianteira de 1.545 mm e bitola traseira de 1.515 mm.

Preço aproximado Toyota Camry 2011

  • Toyota Camry XLE 3.5 V6 24v aut. 2011 – preço aproximado: R$ 62 mil (002098-2)

Ficha Técnica do Toyota Camry XLE 3.5 V6 2011

O custo de manutenção do Camry 2011 é superior ao de modelos menores da Toyota. Peças podem ter preços elevados e nem sempre são facilmente encontradas, tornando a revisão regular essencial.
O custo de manutenção do Camry 2011 é superior ao de modelos menores da Toyota. Peças podem ter preços elevados e nem sempre são facilmente encontradas, tornando a revisão regular essencial.

Geral

  • Ano: 2011
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Gasolina
  • Procedência: Importado
  • Configuração: Sedã
  • Porte: Grande
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 6
  • Plataforma: K

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 6 em V
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Cilindrada unitária: 576 cm³
  • Acionamento comando: Corrente
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Diâmetro do cilindro: 94 mm
  • Razão de compressão: 10,8:1
  • Curso do pistão: 83 mm
  • Deslocamento: 3459 cm³
  • Potência máxima: 284 cv a 6200 rpm
  • Código do motor: 2GR-FE
  • Torque máximo: 35,3 kgfm a 4700 rpm
  • Peso/potência: 5,67 kg/cv
  • Torque específico: 10,2 kgfm/litro
  • Peso/torque: 45,6 kg/kgfm
  • Potência específica: 82,1 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Automático de 6 marchas
  • Código do câmbio: U660E
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Independente, braços sobrepostos
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Disco sólido

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 11 m

Pneus

  • Dianteiros: 215/60 R16
  • Traseiros: 215/60 R16
  • Estepe: 215/60 R16

Dimensões

  • Comprimento: 4815 mm
  • Largura: 1820 mm
  • Distância entre-eixos: 2775 mm
  • Altura: 1480 mm
  • Bitola dianteira: 1545 mm
  • Bitola traseira: 1515 mm
  • Porta-malas: 504 litros
  • Tanque de combustível: 70 litros
  • Peso: 1610 kg
  • Carga útil: 440 kg
  • Altura mínima do solo: 150 mm

Desempenho

  • Velocidade máxima: 230 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 7,4 s

Consumo

  • Urbano: 7,1 km/l
  • Rodoviário: 13,5 km/l

Autonomia

  • Urbana: 497 km
  • Rodoviária: 945 km

Equipamentos do Toyota Camry XLE 3.5 V6 2011

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Airbags laterais
  • Airbags de cortina
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Faróis de xenônio
  • Faróis com refletores duplos
  • Faróis com regulagem de altura
  • Faróis de neblina
  • Luz traseira de neblina
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • ISOFIX para fixação de cadeira infantil

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Ar-condicionado automático
  • Ionizador/purificador de ar
  • Zonas de ar-condicionado: 2
  • Ar quente
  • Saída de ar para o banco traseiro
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Apoio de braço central no banco traseiro
  • Câmbio automático
  • Ajuste do volante em altura
  • Ajuste do volante em profundidade
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Bancos revestidos em couro
  • Banco do motorista com ajuste elétrico
  • Banco do passageiro com ajuste elétrico
  • Banco do motorista com aquecimento
  • Ajuste de apoio lombar para o motorista
  • Controle automático de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Faróis com acendimento automático
  • Limpador de para-brisa automático
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Retrovisores rebatíveis eletricamente
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Retrovisor externo com aquecimento
  • Rodas de liga leve
  • Teto solar elétrico
  • Banco traseiro rebatível
  • Banco traseiro reclinável
  • Destravamento interno/remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Luz no porta-luvas
  • Luz de teto traseira
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Alças de segurança no teto
  • Capô sustentado por mola a gás

Infotenimento

  • Rádio
  • CD player
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento
  • Indicador de temperatura externa
A revenda do Camry pode ser mais demorada, pois o modelo tem menor demanda no mercado de usados. Mesmo assim, continua atraente para quem busca um sedã potente e confortável.
A revenda do Camry pode ser mais demorada, pois o modelo tem menor demanda no mercado de usados. Mesmo assim, continua atraente para quem busca um sedã potente e confortável.

Fonte: Webmotors, Icarros, G1 e Agoramotors.