Comprar um Toyota Corolla XEi 1.8 2002 usado pode ser uma escolha interessante para quem procura um sedã confortável, durável e com boa reputação no mercado. Esse modelo atende bem a motoristas que precisam de um carro para o dia a dia, oferecendo espaço interno confortável, motor eficiente e manutenção relativamente acessível. Com um motor 1.8 de 136 cv, ele proporciona desempenho adequado para viagens e uso urbano, além de ser reconhecido pela confiabilidade mecânica que caracteriza a marca Toyota.
Pontos Principais:
No entanto, como qualquer carro com mais de 20 anos, o Corolla 2002 tem pontos que merecem atenção. Embora seu motor e câmbio sejam robustos, defeitos como vazamentos de óleo, desgaste na suspensão e problemas nos rolamentos das rodas podem aparecer. Outro ponto negativo é o design interno e a lista de equipamentos, que já não atendem às expectativas modernas, especialmente em tecnologia e conectividade. Por outro lado, os pontos positivos incluem o baixo custo de manutenção, disponibilidade de peças e a revenda facilitada devido à boa reputação do modelo.
Antes de comprar um Corolla 2002 usado, é essencial verificar o histórico de manutenção, checar possíveis sinais de ferrugem e avaliar o estado da suspensão e dos pneus, que podem indicar uso excessivo ou descuido do antigo proprietário. Dê preferência a veículos com revisões documentadas e inspecione se há problemas no ar-condicionado ou no sistema de freios, que podem ser caros para reparar. Leve um mecânico de confiança para avaliar o estado geral do carro e, se possível, realize um teste de rodagem. Com os devidos cuidados, esse modelo pode ser um excelente investimento.
O veículo conta com um motor dianteiro de aspiração natural, disposto de maneira transversal e alimentado por injeção multiponto. Esse motor é identificado pelo código 1ZZ-FE e possui quatro cilindros em linha, com duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC) e variação no comando de admissão.
Com uma cilindrada total de 1.794 cm³ e uma unidade de 449 cm³ por cilindro, o motor apresenta um diâmetro do cilindro de 79 mm e curso do pistão de 91,5 mm, além de uma razão de compressão de 10:1.
A potência máxima é de 136 cv a 6.000 rpm, enquanto o torque alcança 17,5 kgfm a 4.200 rpm. A potência específica é de 75,8 cv/litro, com um torque específico de 9,8 kgfm/litro. O desempenho inclui uma relação peso/potência de 8,38 kg/cv e peso/torque de 65,1 kg/kgfm.
Em termos de transmissão, o veículo possui tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas, acoplado por uma embreagem monodisco a seco. Ele atinge uma velocidade máxima de 187 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos, destacando-se pela plataforma MC.
O consumo urbano é de 8,9 km/l, enquanto o rodoviário chega a 13,3 km/l. A autonomia estimada para o tanque de 55 litros é de 490 km em áreas urbanas e 732 km em rodovias.
Com capacidade para cinco ocupantes, o veículo oferece espaço interno adequado para sua configuração de sedã médio. O porta-malas tem capacidade de 437 litros, suficiente para atender às necessidades diárias e viagens. A carga útil é de 460 kg, o que complementa sua funcionalidade para transporte de passageiros e bagagens.
O veículo possui 4.530 mm de comprimento, 1.705 mm de largura e 1.480 mm de altura, com distância entre-eixos de 2.600 mm. A bitola dianteira mede 1.480 mm e a traseira 1.460 mm. A altura mínima do solo é de 160 mm.
O sistema de suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, com molas helicoidais como elemento elástico, enquanto a traseira possui eixo de torção com o mesmo tipo de mola.
Os freios dianteiros são a disco ventilado, e os traseiros, a disco sólido. A direção tem assistência hidráulica, mas o diâmetro de giro não foi informado. Os pneus possuem dimensões de 195/60 R15, com altura do flanco de 117 mm.
O peso do veículo é de 1.140 kg e sua aerodinâmica inclui uma área frontal de 2,14 m², coeficiente de arrasto de 0,3 e área frontal corrigida de 0,642 m².