Haval H9 chega ao Brasil por R$ 319 mil e desafia rivais tradicionais com espaço e tecnologia

Haval H9 chega ao Brasil por R$ 319 mil e desafia rivais tradicionais com espaço e tecnologia
GWM lança no Brasil o Haval H9 2026, SUV grande de sete lugares feito em Iracemápolis. Por R$ 319 mil, traz motor 2.4 turbodiesel, ampla lista de tecnologias e mira Toyota SW4, Pajero Sport e Trailblazer.
Publicado por em GWM dia

O lançamento do GWM Haval H9 marca uma nova etapa da estratégia chinesa no Brasil. Produzido em Iracemápolis (SP), o SUV chega com a proposta de oferecer espaço generoso para sete ocupantes, ampla lista de equipamentos e uma etiqueta agressiva de R$ 319 mil. Ao se posicionar bem abaixo do preço inicial do Toyota SW4 e do Chevrolet Trailblazer, o modelo pretende abalar a hegemonia dos utilitários tradicionais com carroceria sobre chassi.

Pontos Principais:

  • Ficha Técnica do GWM Haval H9 Exclusive 2.4 2026
  • GWM Haval H9 chega ao Brasil produzido em Iracemápolis (SP).
  • SUV de sete lugares custa R$ 319 mil e desafia Toyota SW4.
  • Motor 2.4 turbodiesel entrega 184 cv e 48,9 kgfm de torque.
  • Lista ampla de tecnologia inclui Adas nível 2 e câmeras 360°.

O conjunto mecânico repete a configuração já vista na picape Poer P30, com motor 2.4 turbodiesel de 184 cv e torque de 48,9 kgfm, acoplado a um câmbio automático de nove marchas. A tração 4×4 conta com bloqueio dos diferenciais central e traseiro, conferindo ao jipão capacidade real de enfrentar situações fora de estrada. Ainda assim, sua potência é inferior à de rivais diretos, como o Pajero Sport e o Trailblazer, o que o coloca em uma posição interessante no equilíbrio entre desempenho e custo.

O Haval H9 desembarca no Brasil produzido em Iracemápolis, prometendo desafiar a supremacia de SUVs como Toyota SW4 com preço abaixo dos rivais.
O Haval H9 desembarca no Brasil produzido em Iracemápolis, prometendo desafiar a supremacia de SUVs como Toyota SW4 com preço abaixo dos rivais.

O estilo retoma a escola dos utilitários clássicos, com linhas quadradas, faróis arredondados integrados a uma grade cromada de grandes dimensões e vincos bem marcados no capô. O design tem inspiração em modelos como o novo Defender e traz soluções práticas, como o estribo retrátil que auxilia o acesso. Com 4,95 metros de comprimento e 2,85 m de entre-eixos, supera os concorrentes em dimensões, o que garante espaço interno acima da média.

Com quase 5 metros de comprimento, o SUV da GWM terá tração 4x4 com bloqueio de diferenciais e câmbio automático de 9 marchas para encarar qualquer terreno.
Com quase 5 metros de comprimento, o SUV da GWM terá tração 4×4 com bloqueio de diferenciais e câmbio automático de 9 marchas para encarar qualquer terreno.

Na cabine, o H9 combina elementos rústicos com recursos de última geração. Há duas telas digitais, uma de 10 polegadas para o quadro de instrumentos e outra de 14,6 polegadas para a central multimídia, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O pacote inclui teto solar panorâmico, ar-condicionado de três zonas, carregador por indução e bancos dianteiros com ajustes elétricos. Embora o acabamento use plásticos rígidos em vários pontos, os assentos oferecem conforto, com direito a aquecimento.

No interior, bancos elétricos com massagem, ventilação e aquecimento trazem sofisticação. O teto solar panorâmico amplia a sensação de espaço e conforto.
No interior, bancos elétricos com massagem, ventilação e aquecimento trazem sofisticação. O teto solar panorâmico amplia a sensação de espaço e conforto.

A segunda fileira de bancos corrediços facilita o acesso à terceira, que surpreende pelo espaço, ainda que seja mais adequada a crianças ou adultos em trajetos curtos. O porta-malas varia de 88 litros com todos os assentos montados a 791 litros com duas fileiras, números que superam os principais concorrentes. Recursos de conveniência, como tomadas USB e saídas de ar dedicadas para quem viaja atrás, reforçam o caráter familiar.

O GWM Haval H9 tem capacidade para até 7 ocupantes, com duas poltronas extras na terceira fileira. O espaço é limitado, mas segue o padrão de rivais como SW4 e Trailblazer.
O GWM Haval H9 tem capacidade para até 7 ocupantes, com duas poltronas extras na terceira fileira. O espaço é limitado, mas segue o padrão de rivais como SW4 e Trailblazer.

A lista de segurança inclui pacote Adas de nível 2, com controle de velocidade adaptativo, frenagem autônoma de emergência e monitoramento de ponto cego, além de seis airbags de série. A câmera 360° com função de visão do solo auxilia em manobras e no uso fora de estrada. A suspensão independente multilink na traseira e os braços sobrepostos na dianteira oferecem um nível de conforto adequado, mesmo em condições severas.

Mesmo pesado e com desempenho modesto frente aos concorrentes, o H9 aposta em preço competitivo, espaço interno e lista de itens para conquistar clientes.
Mesmo pesado e com desempenho modesto frente aos concorrentes, o H9 aposta em preço competitivo, espaço interno e lista de itens para conquistar clientes.

Nos testes iniciais, o H9 mostrou boa aptidão para encarar obstáculos, com ângulo de ataque de 31°, saída de 25° e capacidade de imersão de até 800 mm. O peso de 2.525 kg influencia na resposta da direção e nos 13 segundos do 0 a 100 km/h, mas o torque entregue em baixa rotação ajuda a compensar. Já os freios, mesmo a disco nas quatro rodas, exibiram pedal esponjoso, o que exigiu maior esforço em frenagens fortes. O consumo médio divulgado pela GWM é de 9,1 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada, números próximos aos do Toyota SW4.

Fonte: AutoEsporte e Gwmmotors.

Alan Corrêa
Alan Corrêa
Jornalista automotivo (MTB: 0075964/SP) e analista de mercado. Especialista em traduzir a engenharia de lançamentos e monitorar a desvalorização de usados. No Carro.Blog.br, assina testes técnicos e guias de compra com foco em durabilidade e custo-benefício.