A Honda Benly CB92 Super Sport foi um marco na história da fabricante japonesa. Lançada em 1959, foi o primeiro modelo de produção em série da marca a ostentar a sigla CB. Com um motor bicilíndrico de 125 cc e 15 cv, representou um avanço técnico e um reflexo do compromisso da Honda com a inovação.
Pontos Principais:
A moto surgiu em um período de crescimento da indústria motociclística e se destacou por sua participação nas competições. Inspirada nas motos de corrida RC 141 e RC 142, que estrearam no Mundial de Motovelocidade 125 cc na Ilha de Man, a CB92 trouxe inovações para o segmento esportivo de rua.
Produzida até 1964, a Honda Benly CB92 teve aproximadamente 24 mil unidades fabricadas. Apesar de sua produção relativamente curta, influenciou o desenvolvimento de modelos posteriores, consolidando a série CB como um dos pilares da Honda no mercado global.
A CB92 surgiu como um reflexo do sucesso da Honda nas competições internacionais. Em 1959, a marca estreou no Mundial de Motovelocidade 125 cc, e a experiência adquirida com os modelos RC 141 e RC 142 influenciou diretamente o desenvolvimento da Benly CB92.
O nome “Benly”, que significa “conveniente” em japonês, foi escolhido para reforçar a proposta da moto, que combinava tecnologia de corrida com características voltadas para o uso cotidiano. O motor bicilíndrico OHC de 124 cc, refrigerado a ar, foi um dos principais diferenciais do modelo, oferecendo um desempenho acima da média para a época.
A CB92 não demorou a se destacar no cenário motociclístico. Seu sucesso em competições amadoras, como as Clubman Races no Japão, demonstrou sua capacidade de desempenho e contribuiu para sua popularização. A notoriedade alcançada ajudou a Honda a expandir suas exportações para mercados como Europa e América do Norte.
O motor da Honda Benly CB92 era um bicilíndrico OHC de 124 cc, com bloco de alumínio e as mesmas medidas internas das RC 141 e RC 142, que tinham cerca de 18,5 cv. A CB92, por sua vez, entregava 15 cv, garantindo um desempenho competitivo para sua cilindrada.
A moto atingia velocidades superiores a 120 km/h, um feito notável para o período. Além do motor eficiente, sua ciclística também se destacava. O modelo contava com uma suspensão dianteira do tipo leading link e um quadro feito em chapa de aço prensada, soluções que buscavam otimizar o comportamento dinâmico da moto.
O sistema de freios utilizava tambores em magnésio, material escolhido para reduzir o peso e melhorar a dissipação de calor. As rodas de 18 polegadas também contribuíam para um desempenho estável, tornando a CB92 uma referência entre as motocicletas esportivas de pequena cilindrada.
A CB92 foi uma das primeiras motocicletas da Honda a demonstrar a influência direta das competições no desenvolvimento de modelos de produção. Seu motor compartilhava tecnologias vistas nas motos de corrida, e a própria aerodinâmica foi projetada para maximizar o desempenho.
Para os entusiastas da velocidade, a Honda oferecia um kit opcional de preparação, que incluía ponteiras de escape tipo megafone, um comando de válvulas modificado e um conta-giros com escala até 14.000 rpm. Essas modificações permitiam extrair ainda mais desempenho do motor, aproximando a CB92 das motos de competição da época.
O sucesso da CB92 nas pistas não se restringiu ao Japão. Sua exportação para outros mercados ampliou o alcance da marca, ajudando a consolidar a Honda como um dos principais fabricantes de motocicletas esportivas. A experiência adquirida com a CB92 também influenciou diretamente o desenvolvimento de futuras gerações da linha CB.
A produção da CB92 foi encerrada em 1964, mas seu impacto na indústria motociclística permaneceu. O modelo abriu caminho para a criação de outras motocicletas da série CB, que se tornaram ícones da Honda ao longo das décadas seguintes.
A transição da tecnologia de competição para a produção em série se tornou uma característica marcante da Honda, e a CB92 foi um dos primeiros exemplos dessa estratégia. Combinando desempenho e inovação, a moto ajudou a definir a identidade esportiva da marca.
Atualmente, a CB92 é considerada uma peça de coleção entre os entusiastas de motocicletas clássicas. Seu design e soluções técnicas continuam a ser referência, reforçando seu papel na história da Honda e na evolução das motos esportivas.
Fonte: Honda, Global.Honda e Wikipedia.