Não se trata apenas de uma fantasia. A nova geração do Gol já foi anunciada pela Volkswagen para 2020.
O modelo líder de vendas durante 27 anos, ocupando a quarta posição no ranking dos veículos mais vendidos em 2018 com 77.612 unidades e a quinta posição no mês de janeiro de 2019 com 5.433 unidades, terá uma nova geração com poucos detalhes ainda revelados e que por ora se chama Projeto A00.
A história do Gol começa na década de 70 quando a Volkswagen decidiu produzir um modelo para substituir o lugar do famoso Fusca. A invenção foi realizada com base nos modelos Polo e Golf e logo se tornou um modelo de sucesso.
Atualmente, com a modernização dos veículos e novos lançamentos como o SUV já há muito anos que se prenunciam o fim do Gol. No entanto, o modelo ainda permanecerá vivo por mais uma geração. A confirmação foi dada na inclusão do novo modelo no portfólio da Volkswagen de 2020.
O anúncio do novo Gol foi feito pelo atual presidente da Volkswagen Pablo Di Si na Argentina. A razão do modelo mais popular e sucesso de vendas no Brasil ter se realizado no país vizinho é que o atual presidente é o mesmo para ambos e de nacionalidade argentina.
Trata-se do Projeto A00 que em realidade permanece misterioso. O novo Gol mudará de nome? Terá design inédito? Motorização mais potente? Muitas são as dúvidas sobre este novo modelo, mas algo já pode se imaginar.
O preço deve ficar na faixa dos R$ 40.000, bem como deve acontecer a padronização do motor MSi de 1.6 L com 16 válvulas.
O pouco que a Volkswagen revelou durante a apresentação das novidades do Gol é que haverá uma atualização distinta das gerações anteriores e terá consigo importantes inovações técnicas.
Esta será a quarta geração do Gol, ou na nomenclatura da Volkswagen o modelo G7, e terá a difícil tarefa de competir com Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Ford Ka.
Algo que não será preciso esperar até o lançamento Gol 2020 é a confirmação da troca da caixa automatizada nos modelo I-Motion pelo câmbio automático Tiptronic de 6 velocidades.
O Gol 2020 não deve ficar mais sofisticado que o Polo, pois inutilizaria um dos dois. Aliás, o lançamento do Polo teve como missão superar o sucesso popular do Gol, mas o custo final acabou o levando a uma categoria acima.
O novo Gol também não deve ficar mais compacto como o Up, pela mesma razão acima indicada. Assim, se pode imaginar uma estrutura com dimensões intermediárias entre o Polo e o Up, embora mais ampla que a atual seguindo a tendência do mercado.
Quanto ao design, não se deve esperar grandes mudanças. A Volkswagen tem mantido uma linha mais conservadora com poucas inovações, tanto que uma das críticas é que as versões hatch, seda e premium parecem derivações de um mesmo modelo. Basta comparar as semelhanças estéticas entre o Gol e o Polo.
Outro fator para não haver muita expectativa para o novo Gol 2020 é o que modelo atende exatamente um padrão de consumidores econômicos e que não acompanhariam um refinamento demais dispendioso.
Com a chegada do projeto A00 também deverá acontecer o lançamento de novos modelos, como do novo Saveiro, uma vez que a picape da Volkswagen sempre derivou do Gol. O que se pode esperar que o novo Saveiro tenha dimensões próximas de um SUV, que é atual categoria atração do momento.
Ainda não se determinou em que fábrica brasileira se produzirá este novo modelo: Taubaté, São José dos Pinhais ou São Bernardo do Campo. O mais provável é que seja em Taubaté, já que é a atual montadora que produz o Up e o Gol.
O Projeto A00 também trará um importante investimento adicional no Brasil sobre os atuais R$ 7 milhões, já que foi anunciado um total de 20 modelos novos nos próximos dois anos.