Lamborghini adia lançamento de supercarro elétrico para 2029: quem precisa de silêncio quando se tem um motorzão V12?

A Lamborghini adiou seu primeiro carro elétrico para 2029, acreditando que o mercado de luxo ainda não está pronto. Enquanto a Ferrari lança seu modelo elétrico em 2025, a marca aposta em híbridos como Urus e Temerario. A empresa defende combustíveis sintéticos e mantém a produção exclusivamente na Itália.
Publicado por Alan Corrêa em Lamborghini dia 25/12/2024

A Lamborghini, tradicional marca italiana de carros esportivos de luxo e parte do grupo Volkswagen, adiou para 2029 o lançamento de seu primeiro modelo elétrico, justificando que o mercado de carros esportivos de luxo ainda não está pronto para a eletrificação total. Enquanto isso, a Ferrari, concorrente italiana, planeja lançar seu primeiro modelo eletrificado no início de 2025. A Lamborghini segue focada em sua linha de modelos híbridos, como o Urus, o esportivo Revuelto e o recém-lançado Temerario, que custa mais de 300 mil euros. A empresa também aguarda maior clareza nas regulamentações da União Europeia sobre motores a combustão, cuja revisão está prevista para 2026.

Pontos Principais:

  • A Lamborghini adiou o lançamento de seu primeiro modelo elétrico para 2029.
  • Atualmente, a marca oferece três modelos híbridos: Urus SE, Revuelto e Temerario.
  • Regulamentações da União Europeia sobre combustão devem ser revisadas em 2026.
  • A produção da Lamborghini continuará sendo realizada na Itália.

A decisão marca uma mudança em relação ao cronograma anterior, que previa o lançamento em 2028. A Lamborghini argumenta que o mercado de superesportivos ainda não está preparado para a eletrificação total. Enquanto isso, a concorrente Ferrari deve lançar seu primeiro modelo eletrificado já no primeiro trimestre de 2025, estabelecendo um ritmo diferente na transição energética.

A Lamborghini adiou para 2029 o lançamento de seu primeiro carro elétrico. A decisão foi motivada por uma análise de mercado que concluiu que os superesportivos ainda não estão prontos para eletrificação total.
A Lamborghini adiou para 2029 o lançamento de seu primeiro carro elétrico. A decisão foi motivada por uma análise de mercado que concluiu que os superesportivos ainda não estão prontos para eletrificação total.

Winkelmann explicou que o adiamento reflete a estratégia da Lamborghini de manter cautela na eletrificação completa, considerando fatores como maturidade do mercado e incertezas regulatórias. A empresa acredita que o segmento de carros esportivos de alto desempenho ainda não está pronto para abandonar os tradicionais motores a combustão.

Híbridos e a Transição Gradual

Com preço inicial acima de 300 mil euros, o Temerario oferece exclusividade e desempenho avançado. O modelo reflete a estratégia da Lamborghini de equilibrar tradição e inovação.
Com preço inicial acima de 300 mil euros, o Temerario oferece exclusividade e desempenho avançado. O modelo reflete a estratégia da Lamborghini de equilibrar tradição e inovação.

Atualmente, a Lamborghini já iniciou a transição para a eletrificação parcial, com uma linha composta por três modelos híbridos. Entre eles estão o utilitário esportivo Urus SE, o esportivo Revuelto e o recém-lançado modelo Temerario. Este último foi apresentado no verão europeu de 2024 e possui um preço inicial superior a 300 mil euros, excluindo impostos.

Os modelos híbridos refletem a estratégia da marca de adotar tecnologias de eletrificação de maneira gradual. A Lamborghini também acompanha de perto o desenvolvimento de combustíveis sintéticos, que podem representar uma alternativa viável para manter motores a combustão em carros esportivos de alto desempenho.

A empresa considera que os combustíveis sintéticos podem oferecer uma solução sustentável dentro do segmento, especialmente diante da previsão da União Europeia de proibir a venda de novos carros com motores a combustão até 2035. Uma revisão dessa regulamentação está prevista para 2026, o que pode influenciar a decisão final da marca sobre a adoção completa da eletrificação.

Manutenção da Identidade Italiana

O Lamborghini Temerario chega para substituir o Huracán, apresentando um motor V8 híbrido com 907 cv. A transição marca a evolução da marca em direção à eletrificação sem comprometer o desempenho.
O Lamborghini Temerario chega para substituir o Huracán, apresentando um motor V8 híbrido com 907 cv. A transição marca a evolução da marca em direção à eletrificação sem comprometer o desempenho.

A produção dos veículos da Lamborghini continuará ocorrendo exclusivamente na fábrica de Sant’Agata Bolognese, reforçando o compromisso da empresa com sua identidade italiana. Stephan Winkelmann descartou qualquer possibilidade de transferir a produção para outros países ou realizar um spin-off da marca, que permanecerá sob o controle do grupo Volkswagen.

Questionado sobre possíveis impactos econômicos relacionados à eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, Winkelmann preferiu não se posicionar diretamente. No entanto, enfatizou que a produção da Lamborghini permanecerá na Itália, independentemente de tarifas ou restrições comerciais que possam ser impostas.

A empresa mantém uma postura cautelosa, equilibrando a tradição e a inovação, enquanto monitora as mudanças econômicas e regulatórias globais. Essa abordagem visa preservar o legado da marca ao mesmo tempo em que se prepara para a inevitável transição energética.

Estratégias para o Futuro

No interior, o Lamborghini Temerario foi projetado para oferecer mais espaço e conforto. Com ajustes para os assentos e maior espaço para a cabeça, o supercarro foca na experiência de condução.
No interior, o Lamborghini Temerario foi projetado para oferecer mais espaço e conforto. Com ajustes para os assentos e maior espaço para a cabeça, o supercarro foca na experiência de condução.

A Lamborghini está confiante de que sua abordagem gradual à eletrificação é a mais adequada para enfrentar os desafios do futuro. A marca acredita que o mercado de superesportivos ainda valoriza elementos como o som dos motores a combustão e as características únicas dos veículos tradicionais.

A empresa também aposta em novas tecnologias que podem complementar ou substituir a eletrificação total, como os combustíveis sintéticos. O CEO da Lamborghini destacou que, embora a transição energética seja inevitável, a marca está comprometida em encontrar soluções que mantenham sua identidade e atendam às expectativas dos consumidores.

Além disso, a Lamborghini planeja continuar investindo em inovação e design, com o objetivo de se adaptar às demandas do mercado sem comprometer a experiência oferecida por seus veículos de alto desempenho. Essa estratégia permitirá à marca evoluir com o mercado, enquanto preserva sua posição de destaque no segmento de carros esportivos de luxo.

Com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos e uma velocidade máxima de 340 km/h, o Lamborghini Temerario combina tecnologia híbrida e potência para entregar uma performance de supercarro.
Com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos e uma velocidade máxima de 340 km/h, o Lamborghini Temerario combina tecnologia híbrida e potência para entregar uma performance de supercarro.

Fonte: Lamborghini, Motor1, Forbes e AutoEsporte.