Poucas são as montadoras que conseguem juntar esportividade, design, tecnologia e muito luxo em todos seus veículos, desde os mais simples até os mais completos e caros. Com toda certeza, esta arte de mescla de qualidades é um fator presente em praticamente todas as montadoras inglesas, como Jaguar, Land Rover, Aston Martin, McLaren e a Bentley.
Esta última, por sinal, possui uma longa história com seu modelo Continental GT, que por vários anos vem sendo idealizado como o modelo que mais consegue juntar o luxo da marca com a esportividade, principalmente em sua versão um motor de “apenas” 12 cilindros.
O Bentley Continental GT, lançado em 2003 no Salão de Genebra (Suíça) chegou para atrair um público de em média 50 anos que buscava um veículo com a luxuosidade que a Bentley oferece, mas sem deixar a esportividade de lado, passando assim uma sensação de maior jovialidade para o dono do veículo, porém as mais diversas faixas etárias acabaram por se interessar pelo veículo.
Lançado a partir do carro conceito Java, o Bentley Continental GT chegou com itens de muito luxo a época e um acabamento digno de um veículo de luxo de uma marca subsidiária da Rolls Royce.
Não bastava todo seu estilo tanto exterior quanto interior, o motor também foi um dos principais atributos positivos do modelo, sendo este movido por um 6.0 bi-turbo com 12 cilindros em W, rendendo 552 cv de potência e criando uma rivalidade com o sedan de extremo luxo Phaeton, da Volkswagen.
Por coincidência, a mesma Bentley foi adquirida pelo grupo Volkswagen, marca que produzia o maior concorrente do Continental GT. Foi através desta compra que, em 2011, o modelo da marca inglesa recebeu um facelift em seu design exterior e interior, ganhando aspectos mais modernos para veículos da nova década.
Além das mudanças estéticas no Continental GT, o motor W12 continuou sendo utilizado pela Bentley, mas também passaram a oferecer uma motorização 4.0 V8 bi-turbo e também com um câmbio Tiptronic de 8 velocidades, câmbio este propriedade da Volkswagen.
O Bentley Continental GT precisava de uma repaginada para continuar seu reinado no meio dos Grand Touring de luxo. Mesmo com o Phaeton saindo de cena, o veículo já sentia a necessidade de receber linhas mais atuais em seu exterior e tecnologias maiores de conectividade em seu interior.
No geral, os traços do Continental GT receberam poucas alterações, fazendo assim com que o carro recebesse apenas uma atualização em seu visual, fazendo o design continuar com a mesma essência, porém de forma mais moderna. A parte traseira foi a que recebeu as alterações mais perceptíveis com novos faróis de LED em formato oval. Suas rodas podem ser de 20 ou 22 polegadas, além é claro do freio de 10 polegadas, o maior presente em um veículo em produção nos dias atuais.
As mudanças começam a ser muito mais perceptíveis a partir do momento em que se entra no veículo. A começar pelo novo volante multifuncional oferecido pela marca, muito mais atual e moderno do que o antigo. As principais novidades são na área da conectividade do veículo com a adição do painel digital, segundo o mesmo padrão que está presente nos veículos da Audi e Volkswagen, além é claro da nova central multimídia de 12,3 polegadas e do sistema de som com 10 alto-falantes, sempre com os detalhes clássicos da Bentley como os toques em madeira e o clássico relógio analógico presente no console central.
A parte realmente divertida não apenas dos veículos da Bentley, mas de todos os ingleses, com toda certeza é a motorização dos mesmos, e claramente o Continental GT não ficaria fora desta lista.
O modelo da Bentley conta com um motor de dar inveja a muitos carros que se dizem completamente esportivos. O modelo conta com um motor 6.0 TSI em W12 que produz incríveis 635 cv de potência, apenas 35 cv a menos que uma Ferrari 488 GTB. Sua velocidade máxima é de 333 km/h e realiza o trajeto de 0-100 km/h em apenas 3,7 segundos.
A estreia do Bentley Continental GT W12 em sua nova geração ocorreu entre os dias 12 e 24 de setembro de 2017 no Salão de Frankfurt, dando assim mais um passo nesta brilhante trajetória que a Bentley traça a mais de 100 anos com veículos GT.