McLaren Artura tem motor V6 híbrido e muito estilo; veja ficha técnica e preço do supercarro

O McLaren Artura marca a entrada da marca britânica no mercado de supercarros híbridos com motor V6. Combinando a potência de um motor a combustão e um motor elétrico, o modelo é pensado para oferecer desempenho excepcional em pista e conforto no dia a dia, mesmo competindo com modelos como o Ferrari 296 GTB e o Porsche 911 Turbo S.
Publicado em McLaren dia 29/09/2024 por Alan Corrêa

O McLaren Artura representa uma nova era para a montadora britânica, sendo o primeiro modelo da marca com motor V6 híbrido. Este supercarro combina potência de motor a combustão com energia elétrica, criando uma proposta moderna no mercado de veículos de alto desempenho. O Artura não é considerado um substituto direto da linha Sports Series, mas, na prática, ele ocupa essa posição, apresentando-se como o modelo de entrada no segmento híbrido da McLaren.

A McLaren Artura 2025 chega ao mercado com a proposta de unir alta tecnologia, desempenho de ponta e eficiência energética em um supercarro híbrido plug-in. Com um motor 3.0 V6 a combustão central, combinado com um motor elétrico, o veículo entrega uma potência total de 680 cv. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 3 segundos, com uma velocidade máxima de 330 km/h, ideal para quem busca performance e inovação.

Pontos Principais:

  • Motor híbrido plug-in com potência combinada de 680 cv.
  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 3 segundos e velocidade máxima de 330 km/h.
  • Autonomia elétrica de 20 km e capacidade da bateria de 7,4 kWh.
  • Preço de R$ 2.800.000 e IPVA de R$ 112.000.

O modelo apresenta uma configuração cupê, com tração traseira e câmbio automatizado de 8 marchas, usando uma embreagem dupla banhada a óleo. Seu motor a combustão é um 3.0 V6 com aspiração por turbocompressor, entregando um torque máximo de 59,6 kgfm a 2.250 rpm, enquanto o motor elétrico adiciona mais 95 cv de potência e 22,9 kgfm de torque. Essa combinação resulta em um torque combinado de 73,4 kgfm.

Com uma bateria de 7,4 kWh, a McLaren Artura 2025 consegue rodar até 20 km em modo puramente elétrico, com uma velocidade máxima de 130 km/h nesse modo. Além disso, o consumo de combustível em uso combinado entre urbano e rodoviário é de 6,6 km/l e 8,3 km/l, respectivamente, com uma autonomia total que pode chegar a 598 km.

A estrutura do Artura é baseada na plataforma MCLA (McLaren Carbon Lightweight Architecture), proporcionando um design leve e aerodinâmico. O carro pesa 1.486 kg, resultando em uma excelente relação peso/potência de 2,54 kg/cv, o que impacta diretamente em seu desempenho dinâmico. As dimensões do modelo incluem 4.539 mm de comprimento, 1.913 mm de largura e 1.193 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.640 mm.

O McLaren Artura 2025 oferece segurança de série com freios ABS, airbags frontais e laterais, além de controle de tração e estabilidade. Também inclui freios de carbono-cerâmica e monitoramento de pressão dos pneus. Opcionalmente, o modelo pode vir com sensores de estacionamento e alerta de colisão frontal.

Para os amantes de tecnologia, o Artura 2025 conta com uma vasta gama de equipamentos de conforto e infotainment. O modelo vem com ar-condicionado automático, sistema de navegação GPS, conexão USB e Bluetooth, além de bancos revestidos em couro e volante multifuncional. O controle eletrônico de amortecimento e o sistema start-stop também estão presentes, assegurando uma experiência confortável e eficiente ao dirigir.

Com todos esses atributos, o McLaren Artura 2025 se consolida como uma opção atrativa no mercado de supercarros híbridos. Seu preço de R$ 2.800.000 reflete a combinação entre inovação, tecnologia e desempenho de alto nível que a marca britânica oferece.

Desempenho e motorização

O Artura é equipado com um motor V6 biturbo de 3.0 litros, que gera 691 cavalos de potência e 720 Nm de torque. Esse motor é acoplado a um motor elétrico de 94 cavalos, alimentado por uma bateria de 7,4 kWh. A configuração híbrida permite ao Artura alcançar 100 km/h em 3 segundos e atingir uma velocidade máxima de 330 km/h.

Além disso, o carro conta com uma transmissão automática de oito marchas, sem marcha à ré mecânica, pois o motor elétrico assume essa função. Embora o conjunto técnico seja semelhante ao Ferrari 296 GTB, a principal diferença está no chassi de carbono da McLaren, produzido internamente pela marca, que contribui para a leveza e rigidez do veículo.

Consumo e autonomia

O Artura tem a capacidade de rodar até 19 milhas (cerca de 30 km) no modo elétrico, embora testes reais apontem uma autonomia mais próxima de 12 milhas. No uso combinado, a McLaren declara um consumo de 61,5 mpg (milhas por galão), embora a média observada em uso misto tenha sido de 24,4 mpg. O carro não possui recarga rápida, levando aproximadamente 2,5 horas para carregar 80% da bateria em um carregador doméstico.

A ausência de regeneração de frenagem foi uma decisão da McLaren para não comprometer a sensação de frenagem. O sistema de freios é composto por freios de cerâmica de carbono, que, em condições de pista, oferecem um desempenho confiável. No entanto, em situações de uso diário, alguns condutores relataram a falta de resposta imediata do pedal.

Interior e conforto

O interior do Artura foi aprimorado em relação aos modelos anteriores da McLaren, com materiais de alta qualidade e um design funcional. A cabine é espaçosa, e a visibilidade para o condutor é um dos pontos fortes do carro, tanto à frente quanto na parte traseira. O veículo também conta com um sistema de infotainment atualizado, com tela sensível ao toque e integração com Apple CarPlay, embora apenas na versão com fio.

Os assentos Clubsport são uma escolha padrão para os clientes que buscam uma experiência mais esportiva, oferecendo suporte e conforto. Alternativamente, os assentos Comfort são ajustáveis, mas situam o condutor em uma posição mais alta na cabine.

Experiência de condução

Dirigir o Artura é uma experiência marcada pelo equilíbrio entre potência e controle. Em pistas, o carro se destaca pelo seu comportamento previsível e responsivo. A combinação do motor elétrico com o V6 biturbo garante torque imediato, eliminando praticamente qualquer lag de aceleração. A direção hidráulica, aliada ao diferencial eletrônico, permite ao condutor explorar ao máximo as capacidades do veículo, proporcionando uma sensação de segurança e controle mesmo em alta velocidade.

No entanto, em condições de condução cotidiana, o Artura pode parecer mais contido, não demonstrando toda a sua potência. Ainda assim, a McLaren fez ajustes significativos no sistema de suspensão e na transmissão para otimizar a experiência tanto em pista quanto em estradas urbanas.

Atualizações e melhorias

Desde o seu lançamento em 2022, o Artura passou por diversas atualizações para resolver problemas técnicos iniciais e atender ao feedback dos clientes. Em 2024, a McLaren implementou uma série de melhorias no motor e no sistema de exaustão. Essas mudanças incluem um aumento de 20 cavalos na potência total e uma nova configuração do escapamento para aumentar o som do motor V6. Além disso, o sistema de direção e suspensão foi refinado para oferecer uma resposta mais rápida.

Uma novidade significativa foi a introdução de um carregador sem fio que mantém o telefone seguro, mesmo durante a condução em alta velocidade, além de melhorias na refrigeração dos freios e no sistema de elevação do nariz do carro, que agora opera em apenas quatro segundos.

Ficha Técnica do McLaren Artura 2025

Geral

Motor

Motor Elétrico

Transmissão

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Dimensões

Desempenho

Consumo

Autonomia

Equipamentos do McLaren Artura 2025

Segurança

Conforto

Entretenimento

Fonte: Wikipedia, McLaren, TopGear e Webmotors.