Câmara aprova projeto que destina multas de trânsito para bancar CNH a pessoas de baixa renda

Com a aprovação do projeto de lei 3965/21, a Câmara dos Deputados decidiu que recursos de multas de trânsito financiarão o processo de obtenção da CNH para pessoas de baixa renda inscritas no CadÚnico. A medida busca facilitar o acesso ao mercado de trabalho, ampliando as oportunidades para quem precisa do documento como ferramenta de sustento. O texto ainda prevê exame toxicológico apenas para condutores profissionais das categorias C, D e E, e retira do projeto a autorização para transferência de veículos por assinatura eletrônica. Agora, o projeto segue para sanção presidencial.
Publicado por em Mobilidade dia

Siga o Carro.blog.br no Google e receba notícias automotivas exclusivas!

A Câmara dos Deputados finalizou a votação do projeto de lei 3965/21, que visa destinar parte dos recursos arrecadados com multas de trânsito para financiar o processo de habilitação de condutores de baixa renda. Essa decisão, que aguarda sanção presidencial, marca um passo importante para reduzir as desigualdades no acesso à Carteira Nacional de Habilitação e, consequentemente, ao mercado de trabalho.

Pontos Principais:

  • Câmara aprova projeto que destina parte das multas para financiar CNH gratuita.
  • Proposta beneficia pessoas inscritas no CadÚnico.
  • Relator retira exame toxicológico para categorias A e B na primeira habilitação.
  • Assinaturas eletrônicas para transferência de veículos são excluídas do projeto.

A proposta de autoria do deputado José Guimarães (PT-CE) abrange as pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. A atual legislação determina que esses recursos sejam aplicados em sinalização, engenharia, policiamento e educação de trânsito. O projeto altera essa destinação, permitindo que sejam usados também para custear as taxas e exames exigidos para a primeira habilitação.

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 3965/21 que destina recursos de multas de trânsito para bancar a primeira habilitação de pessoas de baixa renda, iniciativa que busca ampliar as oportunidades de trabalho e mobilidade - Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 3965/21 que destina recursos de multas de trânsito para bancar a primeira habilitação de pessoas de baixa renda, iniciativa que busca ampliar as oportunidades de trabalho e mobilidade – Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

O deputado José Guimarães justificou a iniciativa destacando que os custos para obter a CNH são um obstáculo para muitos brasileiros que dependem do documento para trabalhar em áreas como transporte de passageiros e entregas. Ele defendeu que a proposta não implica em aumento de impostos, pois utiliza verbas já arrecadadas por multas.

Na Câmara, o relator Alencar Santana (PT-SP) alterou alguns trechos do projeto original aprovado pelo Senado, buscando manter o foco no acesso à CNH e evitar custos adicionais para motoristas já habilitados. Entre as mudanças, Santana excluiu a previsão de realização de exames toxicológicos para condutores das categorias A e B na primeira habilitação, mantendo a exigência apenas para profissionais das categorias C, D e E.

Outra modificação importante foi a exclusão da possibilidade de realizar a transferência eletrônica de propriedade de veículos por meio de assinaturas digitais avançadas. Segundo o relator, essa proposta carece de um debate mais amplo, pois envolve questões de segurança e confiabilidade dos sistemas eletrônicos adotados pelos Detrans.

Santana argumentou que a utilização de assinaturas eletrônicas qualificadas ou avançadas para transferência de veículos poderia aumentar o risco de fraudes e que o tema exige regulamentação técnica por parte do Contran. Para ele, a retirada do trecho não prejudica a discussão futura sobre a modernização dos processos de transferência veicular.

O projeto, ao priorizar a destinação das multas de trânsito para financiar a CNH de pessoas de baixa renda, amplia as perspectivas para quem enfrenta dificuldades econômicas e busca no transporte uma fonte de renda. Agora, resta a expectativa de sanção presidencial para que a proposta passe a valer.

Fonte: Agenciabrasil.

Alan Corrêa
Alan Corrêa
Jornalista automotivo (MTB: 0075964/SP) e analista de mercado. Especialista em traduzir a engenharia de lançamentos e monitorar a desvalorização de usados. No Carro.Blog.br, assina testes técnicos e guias de compra com foco em durabilidade e custo-benefício.