Novas baterias prometem maior segurança contra incêndios em carros elétricos

Os incêndios em carros elétricos, causados por baterias de íons de lítio danificadas ou sobrecarregadas, preocupam consumidores. Inovações como separadores de bateria da LG Chem e baterias de estado sólido prometem aumentar a segurança, evitando curtos-circuitos e incêndios. A indústria ainda enfrenta desafios de produção, mas essas tecnologias devem tornar os veículos elétricos mais seguros e confiáveis.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 17/10/2024

Recentemente, os incêndios em veículos elétricos têm gerado preocupações, principalmente após desastres naturais como os furacões Helene e Milton, que atingiram o sudeste dos EUA. A água salgada em contato com as baterias de íons de lítio foi responsável por alguns incêndios em veículos elétricos. Novas tecnologias prometem resolver esse problema e aumentar a segurança dos carros elétricos.

Pontos Principais:

  • Incêndios em carros elétricos são causados por danos ou sobrecarga das baterias de íons de lítio.
  • Novas tecnologias, como separadores de bateria, prometem evitar incêndios antes que comecem.
  • Baterias de estado sólido também são mais seguras, mas enfrentam desafios de produção.
  • Indústria automotiva trabalha para tornar carros elétricos ainda mais confiáveis e seguros.

As baterias de íons de lítio, amplamente utilizadas em veículos elétricos, oferecem alta densidade energética, o que garante boa autonomia. No entanto, quando essas baterias são danificadas, sobrecarregadas ou expostas a determinadas condições adversas, como água salgada, há riscos de incêndio. Com o aumento da popularidade dos carros elétricos e a demanda por tecnologias mais seguras, a indústria automotiva tem investido em soluções inovadoras.

Além dos incêndios, a durabilidade e o desempenho das baterias em temperaturas extremas são preocupações, especialmente em regiões de clima frio, onde seu funcionamento pode ser afetado - Imagem gerada por IA.
Além dos incêndios, a durabilidade e o desempenho das baterias em temperaturas extremas são preocupações, especialmente em regiões de clima frio, onde seu funcionamento pode ser afetado – Imagem gerada por IA.

Uma dessas inovações vem da LG Chem, que desenvolveu um separador de bateria que atua como um “fusível”, prevenindo curtos-circuitos e limitando o risco de incêndios. Esse fusível especial é ativado quando a bateria aquece demais, isolando os componentes que podem causar um incêndio. Testes indicam que, em baterias normais, 84% pegaram fogo ao serem danificadas, enquanto as baterias equipadas com o separador da LG Chem apresentaram uma taxa de incêndio de 0%.

Outra tecnologia promissora são as baterias de estado sólido. Ao contrário das baterias de íons de lítio, que utilizam eletrólitos líquidos, as baterias de estado sólido usam materiais sólidos, o que reduz significativamente o risco de curtos-circuitos. Além de serem mais seguras, essas baterias oferecem maior densidade energética, o que pode aumentar a autonomia dos veículos elétricos. Porém, a produção em larga escala dessas baterias ainda enfrenta desafios, como a complexidade de fabricação e o alto custo.

Embora os incêndios em veículos elétricos sejam menos frequentes do que em carros a combustão, o risco ainda preocupa tanto os consumidores quanto as autoridades responsáveis pela segurança. Além disso, a forma como esses incêndios ocorrem é diferente, exigindo novas abordagens para extinção, uma vez que as baterias, quando danificadas, podem entrar em combustão autossustentável.

Para lidar com esses desafios, grandes fabricantes, como Toyota e Volkswagen, estão investindo no desenvolvimento de baterias de estado sólido. A previsão é que essa tecnologia esteja disponível em veículos de produção em massa até 2026 ou 2027. Porém, além da questão da segurança, há preocupações sobre o desempenho dessas baterias em temperaturas extremas, especialmente em ambientes muito frios.

Outro ponto importante para a indústria é o gerenciamento térmico das baterias. As tecnologias atuais, como o separador desenvolvido pela LG Chem, já oferecem soluções para reduzir os riscos de incêndios, mas a busca por sistemas ainda mais eficazes continua. A expectativa é que, com o avanço dessas inovações, os carros elétricos se tornem cada vez mais confiáveis e seguros, contribuindo para a adoção em massa dessa tecnologia.

Sistema antincêndio para baterias de carros elétricos é desenvolvido por startup americana em parceria com Volkswagen

A startup americana 24M desenvolveu um novo sistema de segurança para baterias de carros elétricos. Chamado de Impervio, o dispositivo funciona como um separador de baterias, impedindo que detritos gerados em caso de sobrecarga provoquem curto-circuitos e possíveis incêndios. O projeto é apoiado pela Volkswagen e está em fase de testes para garantir sua eficácia e segurança. Incêndios em baterias de veículos elétricos, embora raros, são graves devido à composição química das baterias, que podem queimar por horas ou até dias.

Pontos Principais:

  • O sistema Impervio impede a propagação de detritos nas baterias.
  • A startup 24M é responsável pelo desenvolvimento da tecnologia.
  • A Volkswagen apoia o projeto, que ainda está em fase de testes.
  • A nova tecnologia visa aumentar a segurança de carros elétricos.

O principal objetivo do Impervio é obstruir a propagação de detritos dentro das células da bateria, mantendo sua saúde estável e reduzindo o risco de curtos-circuitos. Isso é crucial, pois os incêndios em baterias de veículos elétricos, embora menos frequentes que em veículos a combustão, são mais difíceis de controlar. O sistema da 24M age como uma camada de proteção adicional, monitorando a célula e permitindo uma ação de segurança em casos de sobrecarga.

Testes realizados pela empresa demonstraram que, ao submeter duas células de bateria a uma sobrecarga de 100%, a célula equipada com o separador Impervio permaneceu estável, mantendo uma temperatura baixa em comparação à célula comum, que explodiu após 38 minutos de teste. A célula com o novo sistema de proteção não passou dos 30 °C, enquanto a célula tradicional atingiu 145 °C antes de explodir.

A segurança das baterias é um dos principais desafios para a adoção em massa dos veículos elétricos. Diversos incidentes de incêndios com carros elétricos em várias partes do mundo destacaram a necessidade de inovações no setor. A BYD, por exemplo, já desenvolveu a bateria Blade, que resiste a perfurações sem entrar em colapso. A inovação da 24M busca complementar esses avanços, focando na prevenção de curtos-circuitos e propagação de fogo nas células de bateria.

Naoki Ota, presidente e CEO da 24M, destacou que o desenvolvimento de novas tecnologias como o Impervio é essencial para a evolução dos veículos elétricos. Ele mencionou que a inovação não apenas aumenta a segurança, mas também cria novas oportunidades para a indústria de baterias, possibilitando uma transição mais segura para um futuro com energia sustentável.

O sistema ainda passará por mais testes antes de ser aprovado para uso em larga escala, e deve demorar alguns anos para ser implementado em veículos de produção. Apesar de seu potencial, o Impervio não é uma solução definitiva para todos os problemas de segurança das baterias de carros elétricos, mas representa um avanço significativo em termos de inovação.

Fonte: iG, UOL e QuatroRodas.