Novo Fiat Grande Panda, que poderá ser novo Uno ou Argo, tem preço revelado na Europa

Já imaginou o retorno do Fiat Uno ou um novo Argo? O Fiat Grande Panda, recém-lançado na Europa, pode ser o substituto desses modelos no Brasil. Com opções híbridas e elétricas, o compacto combina design inspirado no passado com tecnologias modernas. O modelo deve chegar ao país até 2026, fabricado em Betim (MG).
Publicado em Fiat dia 28/01/2025 por Alan Corrêa

O Fiat Grande Panda foi oficialmente lançado na Europa com configurações híbridas e elétricas, marcando a renovação da linha da marca. O modelo, que deve substituir o Fiat Mobi e Argo no Brasil, já está disponível para reservas, com preços entre 18.900 euros e 27.900 euros.

Pontos Principais:

  • O Grande Panda terá versões híbridas e elétricas, com preços entre 18.900 euros e 27.900 euros.
  • A motorização híbrida combina motor 1.2 turbo com sistema elétrico de 48V.
  • A versão elétrica possui motor de 113 cv e autonomia de até 320 km.
  • O modelo deve chegar ao Brasil até 2026, possivelmente com outro nome.
  • Fiat Grande Panda: de 18.900 a 27.900 euros, R$ 116 mil a R$ 171 mil, aproximadamente.

O Fiat Grande Panda é produzido sobre a plataforma STLA Smart Car, a mesma utilizada em modelos compactos da Stellantis, como Citroën C3. Com 3,99 metros de comprimento, 1,76 metro de largura, 1,57 metro de altura e entre-eixos de 2,54 metros, o hatch compacto traz características que o aproximam de SUVs menores. O porta-malas possui capacidade de 361 litros.

No mercado europeu, o Grande Panda estará disponível em três versões híbridas e duas elétricas. As versões híbridas incluem o motor 1.2 turbo de três cilindros, com potência de 100 cv, associado a um sistema elétrico de 48 volts e câmbio automatizado de dupla embreagem com seis marchas. As versões elétricas contam com um motor de 113 cv e bateria de 44 kWh, oferecendo autonomia de até 320 km no ciclo WLTP. A recarga pode ser realizada em até 27 minutos com carregadores rápidos de 100 kW.

Nas opções híbridas, o modelo oferece os acabamentos Pop, Icon e La Prima. A versão Pop traz itens como rodas de aço de 16 polegadas, faróis halógenos, painel digital de 10 polegadas, ar-condicionado manual e sensores de estacionamento traseiros. A Icon adiciona faróis Pixel LED, lanternas em LED, vidros elétricos traseiros, banco traseiro rebatível e central multimídia de 10,25 polegadas. Já a versão La Prima é equipada com rodas de liga-leve de 17 polegadas, ar-condicionado automático, navegador integrado, carregador de smartphone por indução e sensores de chuva.

As configurações elétricas, Red e La Prima, oferecem equipamentos semelhantes às versões híbridas correspondentes. A versão Red inclui rodas de aço de 16 polegadas, faróis EcoLED, painel de 10 polegadas e ar-condicionado manual. A La Prima conta com rodas de liga-leve de 17 polegadas, painel digital, central multimídia de 10,25 polegadas e acabamento premium.

Um dos diferenciais do Grande Panda é o pacote ADAS, que inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência, alerta de ponto cego e manutenção de faixa em todas as versões. O modelo também oferece diversas opções de personalização, como sete cores de carroceria e cinco tipos de rodas.

Embora o Panda nunca tenha sido vendido oficialmente no Brasil, há expectativa de que o modelo inspire o sucessor do Fiat Argo. A Fiat pretende unificar as linhas europeias e sul-americanas para melhorar a rentabilidade. O Grande Panda já foi visto em testes no Brasil e será fabricado em Betim (MG) até 2026, possivelmente sob outro nome.

A Stellantis posiciona o Grande Panda como uma alternativa para consumidores interessados em tecnologia e economia, com foco em motorizações mais sustentáveis. O modelo é uma aposta para manter a competitividade no segmento de compactos e SUVs menores.

Fiat Grande Panda: Um Novo Capítulo no Segmento B

A Fiat anunciou o lançamento global do Grande Panda, um modelo que marca o retorno da marca italiana ao segmento B na Europa. Com uma história de liderança no segmento e mais de 23 milhões de unidades vendidas na Europa, a Fiat busca consolidar sua posição com um veículo que combina inovação tecnológica e sustentabilidade. O Grande Panda foi concebido no Centro Stile, em Turim, e é inspirado no design do Panda dos anos 80, apresentando uma releitura moderna para atender às demandas atuais.

O modelo é construído sobre a plataforma global multi-energética da Stellantis, chamada “Plataforma Smart Car”, projetada para atender mercados diversos ao redor do mundo. Esta flexibilidade permite que o Grande Panda seja oferecido em configurações elétricas e híbridas, com preços competitivos que visam atender diferentes perfis de consumidores.

Motorização e Desempenho

O Grande Panda está disponível em duas versões principais de motorização: elétrica e híbrida. A versão elétrica é equipada com um motor de 83 kW (113 cv) e uma bateria de 44 kWh, proporcionando uma autonomia de 320 km no ciclo combinado WLTP. A velocidade máxima é de 132 km/h, e o modelo acelera de 0 a 50 km/h em 4,2 segundos e de 0 a 100 km/h em 11 segundos. O carregamento rápido em corrente contínua (DC) permite recarregar de 20% a 80% em 27 minutos, enquanto o carregador integrado retrátil de 7 kW facilita o carregamento diário.

A versão híbrida apresenta um motor turbo de 1,2 litros com 3 cilindros, gerando 100 cv, combinado com uma bateria de íons de lítio de 48 volts. O sistema inclui uma transmissão automática eDCT de seis marchas com motor elétrico integrado, que contribui para a eficiência energética. A tecnologia híbrida permite modos de condução elétrica em baixas velocidades, como em trânsito ou manobras de estacionamento, e recupera energia durante a desaceleração.

Design e Dimensões

O design do Grande Panda reflete elementos icônicos do Panda dos anos 80, combinados com um estilo contemporâneo. O veículo possui 3,99 metros de comprimento, 1,76 metros de largura (sem espelhos) e 1,57 metros de altura, garantindo conforto para até cinco ocupantes. As linhas exteriores são simples e estruturadas, com detalhes como proteções prateadas nas extremidades e cavas de rodas proeminentes.

Elementos visuais, como os faróis LED PXL em formato pixelado, fazem referência a jogos de vídeo dos anos 80. O modelo estará disponível em sete cores diferentes, incluindo amarelo Limone, bronze Luna e azul Acqua, refletindo a identidade da Fiat. As rodas de liga leve de 17 polegadas e detalhes tridimensionais no logotipo complementam o visual.

Espaço Interno e Funcionalidade

O interior do Grande Panda foi projetado para maximizar o espaço e a praticidade. O modelo oferece um dos melhores níveis de espaço para os ombros no segmento B, além de 361 litros de capacidade no porta-malas na versão elétrica. Compartimentos adicionais no painel oferecem até 13 litros de espaço de armazenamento.

O painel de instrumentos digital de 10 polegadas e a central multimídia com tela de 10,25 polegadas são destaques no interior, oferecendo conectividade sem fio para smartphones. Detalhes internos, como costuras em amarelo e uma paleta de cores predominantemente azul, acrescentam um toque de funcionalidade. As versões mais equipadas incluem bancos 60/40, apoio de braço central e materiais reciclados, como o “BAMBOX Bamboo Fiber Tex®”, usado no revestimento do painel.

Sustentabilidade e Materiais Reciclados

O Grande Panda incorpora iniciativas sustentáveis em sua produção. Cada veículo utiliza materiais reciclados de 140 embalagens de bebidas, transformando o alumínio e plástico em detalhes internos. A fibra de bambu é usada no painel de instrumentos da versão La Prima, representando um marco na indústria automotiva ao integrar materiais naturais no design.

A Fiat também promove o uso consciente de recursos com o cabo de carregamento retrátil integrado. Este recurso economiza espaço no porta-malas e facilita o carregamento, reforçando o compromisso da marca com soluções práticas e sustentáveis.

Versões e Preços

A versão elétrica do Grande Panda está disponível em duas configurações: La Prima e (Grande Panda)RED. A versão La Prima é equipada com recursos avançados, enquanto a versão (RED) é mais acessível e reforça a parceria da Fiat com a organização (RED). O preço inicial da versão elétrica será inferior a 24.000 euros.

A versão híbrida é oferecida em três configurações: Pop, Icon e La Prima. A versão Pop é a mais acessível e inclui itens essenciais como ar-condicionado manual e painel digital. A versão Icon oferece atualizações tecnológicas e visuais, enquanto a La Prima apresenta o pacote completo com materiais exclusivos e rodas de 17 polegadas. O preço inicial da versão híbrida será inferior a 19.000 euros.

Tecnologia e Conectividade

O Grande Panda conta com uma série de tecnologias para melhorar a experiência de condução. Entre os sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), estão controle de cruzeiro, assistente de manutenção em faixa, frenagem ativa e sensores de estacionamento com câmera traseira.

O sistema de infotainment inclui conectividade com smartphones, navegação integrada e serviços conectados. O pacote Connect PLUS oferece funcionalidades como localização do veículo, informações sobre trânsito e orientação para estações de carregamento, contribuindo para uma condução mais eficiente e prática.

Fonte: Stellantis.