Novo motor 2.0 pode equipar próxima geração da Toyota Hilux

Toyota testa um novo motor 2.0 a gasolina que pode equipar a próxima geração da Hilux, substituindo o atual 2.8 turbodiesel. A colaboração com Subaru e Mazda inclui versões para diferentes veículos e configurações de potência. Modelos como MR2 e Celica também podem ser equipados com variações desse motor.
Publicado por Alan Corrêa em Toyota dia 27/09/2024

A Toyota anunciou o desenvolvimento de uma nova linha de motores em colaboração com Subaru e Mazda, marcando um movimento estratégico no setor de motores a combustão. O objetivo é aprimorar a eficiência energética, mesmo em um cenário onde os veículos elétricos estão ganhando força. A parceria permitirá que cada fabricante desenvolva motores específicos para seus modelos, mas com foco em eficiência e desempenho.

Pontos Principais:

  • Nova linha de motores desenvolvida em parceria com Subaru e Mazda.
  • Motor 2.0 a gasolina pode substituir o 2.8 turbodiesel da Hilux.
  • Testes mostram desempenho variado, com versões que podem chegar a 600 cv.
  • O motor será utilizado em veículos de passeio e competição, como MR2 e Celica.

O motor em destaque é um 2.0 a gasolina, que, segundo informações preliminares, já está sendo testado pela Toyota e poderá equipar a próxima geração da caminhonete Hilux. Embora os testes ainda estejam em andamento, o novo propulsor promete entregar 304 cv em sua configuração inicial. A Toyota ainda não revelou se esse motor será utilizado na versão atual da Hilux ou se será uma novidade para a nova geração do modelo, que deve ser lançada em 2025.

O novo motor 2.0 desenvolvido pela Toyota, Subaru e Mazda pode aposentar o atual 2.8 turbodiesel da Hilux e promete potências que podem chegar até 600 cv.
O novo motor 2.0 desenvolvido pela Toyota, Subaru e Mazda pode aposentar o atual 2.8 turbodiesel da Hilux e promete potências que podem chegar até 600 cv.

Além disso, a nova linha de motores não se limita ao 2.0. A Toyota também desenvolve versões menores, como um 1.5 que estará disponível em variantes aspiradas e turbinadas, o que indica que a marca está de olho em atender diferentes segmentos do mercado. Para a Hilux, no entanto, o foco principal será o motor 2.0, que pode colocar um ponto final na trajetória do 2.8 turbodiesel.

Outro aspecto interessante dessa linha de motores é a flexibilidade que ela oferece em termos de desempenho. Segundo publicações especializadas, como Quatro Rodas, o novo 2.0 pode ser calibrado para diferentes potências, chegando até 600 cv em versões esportivas de modelos como MR2 e Celica. Esse mesmo motor foi testado no Lexus IS, onde alcançou 400 cv, o que sinaliza a robustez e versatilidade do projeto.

A substituição do motor 2.8 turbodiesel também representa um movimento estratégico para competir com outras picapes de grande porte. Um exemplo disso é a Ford Ranger Raptor, equipada com um V6 3.0 biturbo que entrega 397 cv. Com o novo 2.0, a Toyota pretende enfrentar essa concorrência, oferecendo uma solução mais eficiente e com alto desempenho.

Atualmente, a Toyota Hilux está à venda no Brasil em diversas versões, com preços a partir de R$ 223.490 para a versão com cabine simples. A topo de linha, GR-Sport, esportiva, custa R$ 371.390. A inclusão de um novo motor na linha pode impactar esses preços, mas ainda não há informações concretas sobre isso.

A Hilux com o motor 2.0 a gasolina seria uma resposta da Toyota às exigências de eficiência e desempenho do mercado moderno. A parceria com Subaru e Mazda aumenta a expectativa em relação a esse novo propulsor, que promete ser uma peça-chave para os futuros lançamentos da montadora.

Fonte: MSN e AutoMaisTV.