A Porsche apresentou o novo 911 GT3 como uma homenagem aos 25 anos da linha. Este carro é conhecido por trazer a experiência dos autódromos para as ruas, unindo a potência e o desempenho dos esportivos com um design pensado para o uso diário. A marca alemã desenvolveu o novo modelo com base no feedback dos clientes, que expressaram interesse em um carro que, além de esportivo, também pudesse ser mais “normal” para o dia a dia.
Pontos Principais:
Uma das novidades do lançamento é o GT3 Touring, uma versão menos agressiva visualmente, sem aerofólio, saias laterais ou outros elementos de fibra de carbono. Esse modelo é oferecido com a opção de dois assentos traseiros, tornando-o mais versátil para quem busca um carro para uso além dos finais de semana. A proposta do Touring é atrair motoristas que desejam desempenho, mas não têm interesse em um design voltado apenas para a esportividade.
O 911 GT3 mantém sua essência de esportivo de alto desempenho, mas agora proporciona uma experiência mais ajustada ao uso urbano. Isso não significa, no entanto, que o carro tenha perdido sua identidade de esportivo. A versão Touring complementa a linha, focada em atender quem gosta de dirigir em altas velocidades longe dos autódromos, mas que também valoriza o conforto e a praticidade.
Outro destaque nas recentes apresentações automotivas inclui o Chevrolet Tracker 2026, um SUV híbrido com lançamento previsto para o mercado brasileiro, e a picape híbrida BYD Shark, que já foi testada por especialistas e promete ser uma concorrente importante no segmento. Além disso, a Volkswagen prepara o lançamento de seu SUV mais acessível, que deverá ser equipado com câmbio manual e rodas com calotas.
A renovação da linha Porsche e o lançamento do GT3 Touring mostram o quanto a montadora está atenta às necessidades de seu público. O modelo será disponibilizado no Brasil em 2025, e a expectativa é que atenda tanto os aficionados por esportividade quanto aqueles que buscam um veículo mais adequado ao uso diário.
Com essa estratégia, a Porsche não só celebra o aniversário de 25 anos do GT3, mas também amplia sua presença em um segmento que está em constante evolução, onde o desempenho e a versatilidade precisam caminhar juntos.
O novo 911 GT3 chega com mudanças significativas no design tanto da parte dianteira quanto da traseira. O difusor frontal recontornado e as modificações nas aletas do assoalho são alguns dos pontos que contribuem para o aumento da pressão aerodinâmica e melhoram o fluxo de ar. Além disso, os faróis de LED Matrix, agora com anéis de destaque opcionais, eliminam a necessidade de luzes adicionais no para-choque dianteiro, o que resulta em uma área de entrada de ar mais ampla.
Na parte traseira, o difusor, as entradas de ar e a tampa traseira foram redesenhados, acompanhados por uma nova asa traseira com lâminas laterais anguladas. O 911 GT3 adota braços de suspensão aerodinâmicos em forma de gota d’água no eixo dianteiro, melhorando o desempenho em altas velocidades e o resfriamento dos freios.
As mudanças no pivô esférico do braço de arrasto inferior, posicionadas mais baixas no eixo dianteiro, contribuem para a estabilidade durante frenagens em altas velocidades. Isso, aliado a pneus esportivos 255/35 ZR 20 na frente e 315/30 ZR 21 na traseira, com opção de pneus de pista aprovados para uso em estrada, garante uma dirigibilidade refinada.
O pacote Touring, presente desde 2017, está disponível desde o lançamento do novo 911 GT3. Este pacote resgata a essência do 911 Carrera RS 2.7 de 1973 e mantém uma estética mais limpa ao eliminar a asa traseira fixa, substituída por um spoiler retrátil e outras adaptações aerodinâmicas.
Um diferencial do 911 GT3 com pacote Touring é a opção inédita de incluir um sistema de banco traseiro, oferecendo maior flexibilidade para quem deseja usar o carro em diferentes situações cotidianas. O interior também recebeu atenção, com acabamentos em couro e um ambiente esportivo clássico, realçando o design atemporal do modelo.
Outras opções de personalização estão disponíveis, incluindo o pacote Weissach, que foca na leveza e na otimização para circuitos, e o pacote Leichtbau, exclusivo para o 911 GT3 com o pacote Touring. Esses pacotes adicionam elementos feitos de CFRP (plástico reforçado com fibra de carbono), contribuindo para a redução de peso e melhorando o desempenho.
O novo 911 GT3 conta com um motor boxer de 4,0 litros naturalmente aspirado, projetado para atender às normas de emissões mais rigorosas. O motor gera 375 kW (510 cv) e 450 Nm de torque, possibilitando uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos com a transmissão PDK de 7 marchas e atingindo uma velocidade máxima de 311 km/h. A transmissão manual GT de 6 marchas também está disponível, com relação de marchas 8% mais curta em ambas as opções de câmbio.
As atualizações no motor incluem a revisão das cabeças dos cilindros, eixos de comando mais afiados e a inclusão de válvulas de aceleração individuais otimizadas. O sistema de resfriamento também foi aprimorado para garantir desempenho constante em altas rotações.
Além disso, o sistema anti-dive foi redesenhado, reduzindo o movimento de inclinação ao frear em altas velocidades. Isso proporciona maior estabilidade ao veículo e melhora o controle em todas as condições de pista.
O design leve é um dos pilares do novo 911 GT3. A introdução de uma roda de alumínio prateada mais leve, que reduz as massas não suspensas em mais de 1,5 kg, e uma bateria de íon-lítio de 40 Ah, que economiza mais de 4 kg, contribuem para a agilidade do carro. No pacote Weissach, as rodas de magnésio opcionais permitem economizar 9 kg adicionais, ressaltando o compromisso com a leveza.
O peso total do veículo, em sua configuração mais leve, é de 1.420 kg. Além disso, o novo assento esportivo leve, opcional no 911 GT3, vem com uma função de rebatimento, permitindo acesso ao sistema de banco traseiro, que é novidade no modelo com pacote Touring.
Esses assentos são feitos de CFRP, têm airbag de tórax integrado e aquecimento de três estágios como opção. Alternativamente, os assentos esportivos adaptativos Plus, com ajustes elétricos em 18 direções, estão disponíveis para quem busca maior personalização no interior.
O novo Porsche 911 GT3 2025 chega ao mercado norte-americano com preço inicial de US$ 224.495, um aumento significativo em relação ao modelo anterior, que custava US$ 171.500. Esse salto reflete tanto as melhorias técnicas quanto a crescente demanda pelo GT3, que se tornou um dos modelos mais desejados da linha 911.
No Brasil, estima-se que o preço ultrapasse facilmente R$ 1,5 milhão, considerando a variação cambial e os altos impostos de importação. Modelos anteriores da linha GT3 já chegaram ao país com valores elevados, e o novo GT3 2025, com suas atualizações e status exclusivo, deverá manter essa tendência de mercado premium.
A Porsche Design lançou cronógrafos exclusivos para os proprietários do 911 GT3 e do 911 GT3 com pacote Touring. Esses relógios são equipados com o movimento Porsche Design WERK 01.200, certificado pelo COSC, e apresentam função flyback. A caixa de titânio leve, disponível em versões revestidas de carboneto de titânio preto, e o mostrador inspirado no design do painel do GT3 são alguns dos elementos que conectam os relógios ao carro esportivo.
O rotor de corda do relógio é inspirado no design das rodas do GT3, e o anel do mostrador pode ser configurado nas cores exteriores do veículo. A pulseira, feita com couro original da Porsche, também é personalizada de acordo com as especificações do carro.
A Porsche oferece vários pacotes opcionais para ambos os modelos do 911 GT3. O pacote Weissach, disponível pela primeira vez, inclui elementos em CFRP, como o teto, os espelhos laterais e a asa traseira. O pacote também oferece estofamento adicional em couro e material Race-Tex para o interior. As rodas de magnésio leves também fazem parte das opções.
Para o 911 GT3 com o pacote Touring, o pacote Leichtbau é uma alternativa para quem busca um design mais leve. Com o teto pintado na cor do carro e elementos em CFRP, esse pacote adiciona ainda mais opções de personalização e performance. A inclusão da alavanca de câmbio encurtada do 911 S/T e rodas forjadas de magnésio reforçam essa busca por leveza e eficiência.
Além disso, o pacote Clubsport, sem custo adicional, está disponível para o 911 GT3 com a asa traseira, voltado para uso em pista. Ele inclui uma gaiola de aço aparafusada, cinto de 6 pontos para o motorista e um extintor de incêndio manual.
Fonte: Porsche, AutoEsporte e Motor1.