A Renault revelou o Symbioz, um novo SUV que expande a linha da montadora com um modelo baseado na plataforma modular CMF-B, que já é utilizada por outros veículos da marca. Este lançamento na Europa mostra o Symbioz como uma versão ampliada do Captur de segunda geração, que não é comercializado no Brasil.
O novo modelo oferece cinco lugares e indica possíveis direções para um futuro SUV que será fabricado no Brasil, na planta de São José dos Pinhais (PR). A produção local incluirá também o motor 1.3 turbo, que já é empregado na versão europeia do Symbioz.
O Symbioz tem 14 cm a mais no comprimento comparado ao Captur, além de uma terceira janela com um formato distinto. O veículo apresenta um design frontal similar ao do Captur, com mudanças recentes que incluem faróis de LED com um formato mais retangular e uma grade frontal reduzida com um design quase fechado. Além disso, o novo logo da Renault está presente tanto na grade quanto no centro das lanternas de LED na traseira do veículo, que são triangulares e se estendem até a tampa do porta-malas.
A capacidade do porta-malas é de 624 litros, um aumento significativo em relação ao Captur. A configuração interna permite ainda a movimentação dos bancos traseiros para criar mais espaço para os passageiros ou para bagagens, com um volume ajustável para 492 litros quando os bancos estão deslocados.
O interior do Symbioz é em grande parte herdado do Captur, com a inclusão de um painel digital e uma central multimídia de 10,4 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay. A montadora também introduziu um acabamento em couro sintético no painel central, um elemento novo em comparação ao Captur.
Sob o capô, o Symbioz oferece as mesmas opções de motorização do modelo menor, incluindo variantes a gasolina de até 160 cv e versões híbridas com até 145 cv, além de uma versão GLP. As opções de transmissão incluem um câmbio manual de 6 marchas ou um automatizado de dupla embreagem de 7 marchas.
O veículo é esperado para ser lançado no mercado europeu nos próximos meses, mas ainda não há uma data confirmada para a chegada ao mercado brasileiro. Entretanto, as características e o design do Symbioz sugerem que ele poderia se encaixar bem no mercado nacional, competindo com outros SUVs médios como o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross.
Este lançamento faz parte de um movimento maior da Renault para renovar seu portfólio e introduzir novos produtos, como variantes de SUVs com cinco e sete lugares, bem como uma nova picape, todos baseados na mesma plataforma modular CMF-B. Este plano inclui a fabricação de componentes localmente, como o motor 1.3 turbo, alinhando a produção com as estratégias globais da empresa e as demandas específicas do mercado brasileiro.