A Mitsubishi apresentou oficialmente a nova geração da picape Triton no Brasil, aposentando o nome L200. O modelo chega com produção nacional e estará disponível em seis versões com preços entre R$ 249.990 e R$ 329.990. A pré-venda começa em dezembro, e as primeiras unidades estarão disponíveis nas concessionárias a partir de fevereiro de 2025.
Pontos Principais:
Com novo visual, a picape é produzida na fábrica da HPE Automotores em Catalão (GO), a nova Triton compartilha plataforma com a futura geração da Nissan Frontier, oferecendo maior rigidez estrutural e dimensões ampliadas. Apesar das mudanças, a geração anterior continuará à venda em algumas versões, reforçando a estratégia de mercado da marca.
A picape apresenta avanços em tecnologia, motorização e conforto, mantendo o foco em desempenho e versatilidade para o trabalho e uso urbano.
A nova Triton apresenta aumento em suas dimensões, agora com 5,36 metros de comprimento, 1,93 metros de largura, 1,81 metros de altura e um entre-eixos de 3,13 metros. Estas mudanças resultam em maior espaço interno, beneficiando os ocupantes tanto nos bancos dianteiros quanto traseiros.
O design foi reformulado, adotando linhas mais retas e robustas. Na dianteira, destaca-se a grade frontal de grandes proporções e os faróis bipartidos em LED. A lateral exibe vincos marcantes, enquanto a traseira conta com lanternas em LED e um para-choque com degraus integrados.
A caçamba apresenta revestimento antiderrapante em todas as versões e traz melhorias, como sistema de alívio de peso na tampa e trava elétrica. Não há, no entanto, iluminação interna ou tomadas adicionais, evidenciando o foco prático da picape.
Sob o capô, a nova Triton é equipada com o motor 2.4 biturbo diesel, que entrega 205 cavalos de potência e 47,9 kgfm de torque. Este propulsor conta com turbos de geometria variável e gerenciamento eletrônico avançado para melhorar a performance e eficiência.
O câmbio, disponível nas versões manual e automático, é de seis marchas. O sistema de tração 4×4 oferece modos de operação como 4×2, 4×4 reduzida e até sete modos de condução que se ajustam ao terreno, incluindo Normal, Eco, Gravel, Mud e Rock.
A suspensão foi revisada, com sistema double wishbone na dianteira e feixe de molas na traseira. As melhorias proporcionam mais conforto em uso urbano e eficiência em condições off-road.
O modelo oferece uma central multimídia de 8 ou 9 polegadas, dependendo da versão, compatível com Android Auto e Apple CarPlay. O painel digital conta com tela de 7 polegadas e informações específicas para os modos de condução.
Dentre os itens de segurança, estão disponíveis piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa, monitor de pontos cegos, frenagem automática de emergência e assistente de permanência em faixa. Há também sete airbags de série em todas as versões.
Outros equipamentos incluem ar-condicionado digital dual zone, carregador sem fio e câmeras 360°, presentes nas versões mais completas. O interior adota materiais mais refinados e comandos combinados entre botões físicos e touch.
A nova Mitsubishi Triton será oferecida em seis versões com os seguintes preços:
As versões topo de linha, HPE-S e Katana, trazem equipamentos adicionais como câmeras 360°, central multimídia de 9 polegadas e acabamentos exclusivos. A Katana se diferencia pelo design mais esportivo, com detalhes escurecidos e rodas de 18 polegadas.
A nova geração da Triton apresenta capacidade de carga de até 1.080 kg e pode rebocar até 3.500 kg com freio. A garantia oferecida pela Mitsubishi é de cinco anos ou 100.000 km, o que ocorrer primeiro.
O modelo também atende às novas regras de emissões do Proconve L8, reforçando o compromisso da marca com regulamentações ambientais e desempenho.
Este comparativo apresenta uma análise completa dos equipamentos de segurança, conforto e entretenimento disponíveis nas quatro versões do modelo: GLS 2.4, HPE 2.4, HPE-S 2.4 e Katana 2.4. Com um conjunto robusto de equipamentos desde a versão básica GLS, atendendo a requisitos essenciais de segurança, conforto e conectividade. Contudo, as versões HPE-S e Katana se destacam pela oferta de tecnologias avançadas, como sistemas de assistência ao condutor, recursos adicionais de conforto e entretenimento aprimorado.
As quatro versões oferecem itens de segurança essenciais, como freios ABS, airbags frontais, laterais e de cortina, alarme antifurto perimétrico e câmera traseira para manobras. Há cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes, além de controle de estabilidade, controle de tração e assistente de partida em rampa.
Diferenças aparecem nos sistemas avançados de assistência. As versões GLS e HPE não incluem câmeras para visão de 360 graus, assistente de farol alto, alerta de ponto cego, alerta de mudança de faixa, alerta de colisão frontal e alerta de tráfego cruzado traseiro. Esses recursos estão presentes apenas nas versões HPE-S e Katana, que também trazem frenagem automática de emergência, vetorização de torque, diferencial central e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Monitoramento de pressão dos pneus e faróis de xenônio, LED ou laser são oferecidos a partir da versão HPE, enquanto a versão básica GLS não conta com esses itens.
No quesito conforto, todas as versões incluem ar-condicionado, ar quente, direção assistida, ajuste de altura para o volante e cintos de segurança com ajuste de altura. Câmbio automático, apoio de braço para o motorista e banco traseiro rebatível também são padrão.
O ar-condicionado automático está disponível a partir da versão HPE. As versões HPE-S e Katana se destacam por oferecerem ar-condicionado com duas zonas, saídas de ar para o banco traseiro, bancos revestidos em couro, banco do motorista com ajuste elétrico e retrovisores externos com aquecimento. Troca de marchas no volante e retrovisores rebatíveis eletricamente também estão presentes apenas a partir da versão HPE.
As versões mais completas, HPE-S e Katana, oferecem ainda controle de velocidade adaptativo, retrovisor interno fotocrômico, chave presencial e sistema start-stop. Esses recursos não estão disponíveis nas versões GLS e HPE.
Todas as versões da caminhonete contam com sistema de áudio com rádio, conexão USB e Bluetooth, espelhamento da tela do celular, volante multifuncional, computador de bordo e conta-giros. Termômetro do líquido de arrefecimento e indicador de temperatura externa também estão incluídos em todas as configurações.
Os diferenciais aparecem novamente nas versões superiores. O navegador GPS e o carregador de celular por indução são itens exclusivos das versões HPE-S e Katana. GLS e HPE não dispõem desses recursos.
As escolhas entre as versões devem considerar o perfil do consumidor. A versão GLS atende a quem busca robustez e funcionalidade, enquanto a HPE adiciona elementos de conforto e tecnologia. Já as versões HPE-S e Katana são voltadas para quem deseja um conjunto completo, com tecnologia de ponta e maior sofisticação.
Fonte: Mitsubishi, Terra, AutoEsporte e Webmotors.