O que saber antes de comprar um Chevrolet Prisma LTZ 1.4 AT 2016 usado; confira preço, consumo, desempenho e ficha técnica do sedan

Ao buscar um sedã compacto automático, muitos consideram o Chevrolet Prisma LTZ 1.4 AT 2016. Com porta-malas de 500 litros e bom consumo, é útil para o dia a dia e viagens. Porém, pode ter falhas no câmbio e desgaste nos freios. Antes de comprar, cheque revisões, infiltrações e teste a transmissão para evitar problemas futuros.
Publicado em Usados dia 15/02/2025 por Alan Corrêa

Comprar um Chevrolet Prisma LTZ 1.4 AT 2016 usado pode ser uma boa escolha para quem busca um sedã compacto com câmbio automático, bom espaço interno e consumo relativamente equilibrado. O modelo, que já foi um dos mais vendidos da Chevrolet no Brasil, se destaca pelo porta-malas espaçoso de 500 litros, pela confiabilidade mecânica e pela lista de equipamentos que inclui central multimídia MyLink, direção elétrica e sensores de estacionamento. No entanto, como qualquer carro usado, é essencial avaliar sua condição antes da compra para evitar problemas futuros.

Pontos Principais:

  • Motor 1.4 flex e câmbio automático de seis marchas.
  • Porta-malas espaçoso com 500 litros de capacidade.
  • Possíveis problemas no câmbio e desgaste prematuro de freios.
  • Importância de verificar histórico de manutenção e revisões.

Entre os principais pontos positivos, o Prisma LTZ 2016 oferece um conjunto mecânico durável, com motor 1.4 SPE/4 flex eficiente e um câmbio automático de seis marchas que proporciona trocas suaves. Além disso, seu design ainda agrada, e o conforto interno é um diferencial. No entanto, há pontos negativos a considerar. O espaço traseiro é limitado para três adultos, e o desempenho pode ser considerado modesto em retomadas, especialmente com o carro carregado. Outro fator a observar é o histórico de consumo de óleo em algumas unidades e eventuais falhas na transmissão automática, que podem demandar reparos caros.

Antes de fechar negócio, verifique o histórico de manutenção, dê preferência a carros com revisões feitas em concessionária e cheque se há registros de sinistros ou leilão. Durante o test-drive, observe se há trancos ou hesitações no câmbio e ruídos na suspensão, já que buchas desgastadas podem gerar custos adicionais. Conferir o funcionamento do sistema MyLink e do ar-condicionado também é importante. No geral, o Prisma LTZ 1.4 AT 2016 continua sendo uma opção equilibrada no mercado de usados, desde que seja adquirido com um histórico confiável e em boas condições.

Desempenho, motor e potência

O modelo analisado possui um motor dianteiro de aspiração natural, instalado de forma transversal e equipado com injeção multiponto. Com um total de quatro cilindros em linha e um comando de válvulas único no cabeçote, o propulsor se destaca pela robustez e eficiência. O acionamento do comando é feito por correia dentada, o que exige atenção à manutenção preventiva para evitar problemas mecânicos futuros. Com uma relação de compressão de 12,4:1, este motor equilibra desempenho e economia de combustível, entregando uma experiência de condução satisfatória para um sedã compacto.

A potência máxima gerada pelo motor é de 106 cv quando abastecido com etanol e 98 cv com gasolina, atingindo esse pico a 6000 rpm. O torque máximo fica em 13,9 kgfm no etanol e 12,9 kgfm na gasolina, disponível a 4800 rpm. Esses números garantem um desempenho adequado para o uso urbano e rodoviário, com boa resposta em acelerações e retomadas. A rotação máxima permitida pelo motor é de 6300 rpm, enquanto a viscosidade do óleo recomendada é 5W-30.

A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 11,9 segundos, um tempo razoável dentro do segmento. A velocidade máxima atingida pelo veículo é de 171 km/h, número compatível com a proposta de um sedã compacto de uso familiar. A tração é dianteira, transmitida através de um câmbio automático de seis marchas com acoplamento por conversor de torque. Essa configuração entrega trocas suaves e contribui para um rodar mais confortável, especialmente em trânsito urbano e em viagens de longa distância.

Consumo e autonomia

No que diz respeito ao consumo de combustível, os números apresentam variações de acordo com o tipo de abastecimento. No ciclo urbano, o veículo registra um consumo de 6,9 km/l quando abastecido com etanol e 9,9 km/l com gasolina. Já no ciclo rodoviário, o desempenho melhora, atingindo 8,5 km/l no etanol e 12,2 km/l na gasolina. Esses valores indicam que, para aqueles que percorrem longas distâncias, a gasolina pode ser uma opção mais econômica a longo prazo.

A autonomia do modelo também reflete essa diferença no consumo entre os combustíveis. Com um tanque de combustível de 54 litros, a autonomia urbana com etanol é de aproximadamente 373 km, enquanto no uso rodoviário pode chegar a 459 km. Com gasolina, esses números aumentam para 535 km em uso urbano e 659 km em trechos rodoviários. Esse desempenho proporciona uma boa capacidade de rodagem sem a necessidade de abastecimentos frequentes, um fator importante para motoristas que percorrem grandes distâncias regularmente.

O consumo pode ser influenciado por diversos fatores, incluindo o estilo de condução, as condições do trânsito e a manutenção do veículo. Manter os pneus calibrados, realizar revisões periódicas e evitar acelerações bruscas são práticas que podem contribuir para um consumo mais eficiente. Dessa forma, é possível otimizar a economia de combustível e garantir uma maior vida útil para os componentes mecânicos.

Interior

O espaço interno do veículo segue o padrão dos sedãs compactos, oferecendo acomodação para cinco ocupantes. O banco do motorista conta com ajuste de altura, permitindo uma posição mais ergonômica para diferentes biotipos. Além disso, o volante também possui ajuste de altura, o que contribui para uma dirigibilidade mais confortável. O espaço traseiro é suficiente para passageiros de estatura mediana, mas pode ficar um pouco limitado para ocupantes mais altos em viagens longas.

O porta-malas possui capacidade de 500 litros, proporcionando um bom espaço para bagagens. Essa capacidade é superior à de muitos concorrentes diretos, o que torna o modelo uma opção viável para famílias ou para quem precisa de espaço extra no dia a dia. Além disso, o banco traseiro bipartido e rebatível aumenta a versatilidade do compartimento de carga, permitindo o transporte de objetos maiores quando necessário.

Em termos de acabamento e tecnologia, o modelo vem equipado com ar-condicionado, controle elétrico dos vidros dianteiros e traseiros, ajuste elétrico dos retrovisores e volante multifuncional. O sistema de infotainment inclui rádio, conexão USB e Bluetooth, além de um computador de bordo com indicador de temperatura externa. Esses itens agregam conforto e praticidade para o uso cotidiano, tornando a experiência de condução mais agradável.

Medidas

As dimensões do modelo incluem um comprimento total de 4275 mm, largura de 1705 mm, altura de 1484 mm e uma distância entre-eixos de 2528 mm. Essas medidas conferem um porte compacto, adequado para o uso urbano, facilitando manobras e estacionamento em espaços reduzidos. A bitola dianteira mede 1487 mm, enquanto a traseira tem 1493 mm, o que contribui para uma boa estabilidade.

O peso total do veículo é de 1119 kg, resultando em uma relação peso/potência de 10,56 kg/cv. A altura mínima do solo é de 130 mm, garantindo uma boa dirigibilidade em vias pavimentadas, mas exigindo atenção em lombadas e valetas mais altas. A carga útil é de 378 kg, o que permite acomodar passageiros e bagagens sem comprometer o desempenho.

A suspensão dianteira é independente, do tipo McPherson, com molas helicoidais, enquanto a traseira utiliza eixo de torção, também com molas helicoidais. O conjunto proporciona um equilíbrio entre conforto e estabilidade, absorvendo bem as irregularidades do asfalto. O sistema de freios conta com discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, garantindo um desempenho adequado nas frenagens. A direção possui assistência hidráulica, com um diâmetro de giro de 10,4 metros, tornando o carro ágil em manobras.

Os pneus originais são 185/65 R15, tanto na dianteira quanto na traseira, proporcionando um bom equilíbrio entre conforto e aderência. O estepe tem medidas 115/70 R16, sendo um pneu temporário, o que limita sua utilização a situações emergenciais.

Preços aproximados do Chevrolet Prisma 2016

Ficha Técnica do Chevrolet Prisma LTZ 1.4 AT 2016

Geral

Motor

Transmissão

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Dimensões

Desempenho

Consumo

Autonomia

Equipamentos do Chevrolet Prisma LTZ 1.4 AT 2016

Segurança

Conforto

Infotenimento

Fonte: Icarros, Webmotors, Extra, QuatroRodas e Motor1.