O que saber antes de comprar um Chevrolet Prisma LTZ 1.4 AT 2016 usado; confira preço, consumo, desempenho e ficha técnica do sedan

Ao buscar um sedã compacto automático, muitos consideram o Chevrolet Prisma LTZ 1.4 AT 2016. Com porta-malas de 500 litros e bom consumo, é útil para o dia a dia e viagens. Porém, pode ter falhas no câmbio e desgaste nos freios. Antes de comprar, cheque revisões, infiltrações e teste a transmissão para evitar problemas futuros.
Publicado por Alan Corrêa em Usados dia 15/02/2025

Comprar um Chevrolet Prisma LTZ 1.4 AT 2016 usado pode ser uma boa escolha para quem busca um sedã compacto com câmbio automático, bom espaço interno e consumo relativamente equilibrado. O modelo, que já foi um dos mais vendidos da Chevrolet no Brasil, se destaca pelo porta-malas espaçoso de 500 litros, pela confiabilidade mecânica e pela lista de equipamentos que inclui central multimídia MyLink, direção elétrica e sensores de estacionamento. No entanto, como qualquer carro usado, é essencial avaliar sua condição antes da compra para evitar problemas futuros.

Pontos Principais:

  • Motor 1.4 flex e câmbio automático de seis marchas.
  • Porta-malas espaçoso com 500 litros de capacidade.
  • Possíveis problemas no câmbio e desgaste prematuro de freios.
  • Importância de verificar histórico de manutenção e revisões.

Entre os principais pontos positivos, o Prisma LTZ 2016 oferece um conjunto mecânico durável, com motor 1.4 SPE/4 flex eficiente e um câmbio automático de seis marchas que proporciona trocas suaves. Além disso, seu design ainda agrada, e o conforto interno é um diferencial. No entanto, há pontos negativos a considerar. O espaço traseiro é limitado para três adultos, e o desempenho pode ser considerado modesto em retomadas, especialmente com o carro carregado. Outro fator a observar é o histórico de consumo de óleo em algumas unidades e eventuais falhas na transmissão automática, que podem demandar reparos caros.

O Prisma LTZ 1.4 AT 2016 usado é uma opção equilibrada para quem busca um sedã automático com porta-malas amplo e boa tecnologia, mas exige atenção especial ao estado da transmissão e freios.
O Prisma LTZ 1.4 AT 2016 usado é uma opção equilibrada para quem busca um sedã automático com porta-malas amplo e boa tecnologia, mas exige atenção especial ao estado da transmissão e freios.

Antes de fechar negócio, verifique o histórico de manutenção, dê preferência a carros com revisões feitas em concessionária e cheque se há registros de sinistros ou leilão. Durante o test-drive, observe se há trancos ou hesitações no câmbio e ruídos na suspensão, já que buchas desgastadas podem gerar custos adicionais. Conferir o funcionamento do sistema MyLink e do ar-condicionado também é importante. No geral, o Prisma LTZ 1.4 AT 2016 continua sendo uma opção equilibrada no mercado de usados, desde que seja adquirido com um histórico confiável e em boas condições.

Desempenho, motor e potência

Equipado com motor 1.4 flex de 106 cv no etanol e 98 cv na gasolina, acelera de 0 a 100 km/h em 11,9 s e atinge velocidade máxima de 171 km/h.
Equipado com motor 1.4 flex de 106 cv no etanol e 98 cv na gasolina, acelera de 0 a 100 km/h em 11,9 s e atinge velocidade máxima de 171 km/h.

O modelo analisado possui um motor dianteiro de aspiração natural, instalado de forma transversal e equipado com injeção multiponto. Com um total de quatro cilindros em linha e um comando de válvulas único no cabeçote, o propulsor se destaca pela robustez e eficiência. O acionamento do comando é feito por correia dentada, o que exige atenção à manutenção preventiva para evitar problemas mecânicos futuros. Com uma relação de compressão de 12,4:1, este motor equilibra desempenho e economia de combustível, entregando uma experiência de condução satisfatória para um sedã compacto.

A potência máxima gerada pelo motor é de 106 cv quando abastecido com etanol e 98 cv com gasolina, atingindo esse pico a 6000 rpm. O torque máximo fica em 13,9 kgfm no etanol e 12,9 kgfm na gasolina, disponível a 4800 rpm. Esses números garantem um desempenho adequado para o uso urbano e rodoviário, com boa resposta em acelerações e retomadas. A rotação máxima permitida pelo motor é de 6300 rpm, enquanto a viscosidade do óleo recomendada é 5W-30.

A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 11,9 segundos, um tempo razoável dentro do segmento. A velocidade máxima atingida pelo veículo é de 171 km/h, número compatível com a proposta de um sedã compacto de uso familiar. A tração é dianteira, transmitida através de um câmbio automático de seis marchas com acoplamento por conversor de torque. Essa configuração entrega trocas suaves e contribui para um rodar mais confortável, especialmente em trânsito urbano e em viagens de longa distância.

Consumo e autonomia

O tanque de 54 litros garante boa autonomia. No etanol, faz até 459 km na estrada. Com gasolina, chega a 659 km, com consumo de até 12,2 km/l.
O tanque de 54 litros garante boa autonomia. No etanol, faz até 459 km na estrada. Com gasolina, chega a 659 km, com consumo de até 12,2 km/l.

No que diz respeito ao consumo de combustível, os números apresentam variações de acordo com o tipo de abastecimento. No ciclo urbano, o veículo registra um consumo de 6,9 km/l quando abastecido com etanol e 9,9 km/l com gasolina. Já no ciclo rodoviário, o desempenho melhora, atingindo 8,5 km/l no etanol e 12,2 km/l na gasolina. Esses valores indicam que, para aqueles que percorrem longas distâncias, a gasolina pode ser uma opção mais econômica a longo prazo.

A autonomia do modelo também reflete essa diferença no consumo entre os combustíveis. Com um tanque de combustível de 54 litros, a autonomia urbana com etanol é de aproximadamente 373 km, enquanto no uso rodoviário pode chegar a 459 km. Com gasolina, esses números aumentam para 535 km em uso urbano e 659 km em trechos rodoviários. Esse desempenho proporciona uma boa capacidade de rodagem sem a necessidade de abastecimentos frequentes, um fator importante para motoristas que percorrem grandes distâncias regularmente.

O consumo pode ser influenciado por diversos fatores, incluindo o estilo de condução, as condições do trânsito e a manutenção do veículo. Manter os pneus calibrados, realizar revisões periódicas e evitar acelerações bruscas são práticas que podem contribuir para um consumo mais eficiente. Dessa forma, é possível otimizar a economia de combustível e garantir uma maior vida útil para os componentes mecânicos.

Interior

O câmbio automático de 6 marchas proporciona trocas suaves. A direção hidráulica e a tração dianteira garantem condução confortável no trânsito e na estrada.
O câmbio automático de 6 marchas proporciona trocas suaves. A direção hidráulica e a tração dianteira garantem condução confortável no trânsito e na estrada.

O espaço interno do veículo segue o padrão dos sedãs compactos, oferecendo acomodação para cinco ocupantes. O banco do motorista conta com ajuste de altura, permitindo uma posição mais ergonômica para diferentes biotipos. Além disso, o volante também possui ajuste de altura, o que contribui para uma dirigibilidade mais confortável. O espaço traseiro é suficiente para passageiros de estatura mediana, mas pode ficar um pouco limitado para ocupantes mais altos em viagens longas.

O espaço acomoda bem 5 passageiros. O banco do motorista tem ajuste de altura. Possui airbags, ABS e sensores traseiros para facilitar manobras.
O espaço acomoda bem 5 passageiros. O banco do motorista tem ajuste de altura. Possui airbags, ABS e sensores traseiros para facilitar manobras.

O porta-malas possui capacidade de 500 litros, proporcionando um bom espaço para bagagens. Essa capacidade é superior à de muitos concorrentes diretos, o que torna o modelo uma opção viável para famílias ou para quem precisa de espaço extra no dia a dia. Além disso, o banco traseiro bipartido e rebatível aumenta a versatilidade do compartimento de carga, permitindo o transporte de objetos maiores quando necessário.

Com capacidade de 500 litros, o porta-malas é amplo para a categoria. A carga útil de 378 kg permite transportar bagagens e objetos sem comprometer o desempenho.
Com capacidade de 500 litros, o porta-malas é amplo para a categoria. A carga útil de 378 kg permite transportar bagagens e objetos sem comprometer o desempenho.

Em termos de acabamento e tecnologia, o modelo vem equipado com ar-condicionado, controle elétrico dos vidros dianteiros e traseiros, ajuste elétrico dos retrovisores e volante multifuncional. O sistema de infotainment inclui rádio, conexão USB e Bluetooth, além de um computador de bordo com indicador de temperatura externa. Esses itens agregam conforto e praticidade para o uso cotidiano, tornando a experiência de condução mais agradável.

Medidas

As dimensões do modelo incluem um comprimento total de 4275 mm, largura de 1705 mm, altura de 1484 mm e uma distância entre-eixos de 2528 mm. Essas medidas conferem um porte compacto, adequado para o uso urbano, facilitando manobras e estacionamento em espaços reduzidos. A bitola dianteira mede 1487 mm, enquanto a traseira tem 1493 mm, o que contribui para uma boa estabilidade.

O peso total do veículo é de 1119 kg, resultando em uma relação peso/potência de 10,56 kg/cv. A altura mínima do solo é de 130 mm, garantindo uma boa dirigibilidade em vias pavimentadas, mas exigindo atenção em lombadas e valetas mais altas. A carga útil é de 378 kg, o que permite acomodar passageiros e bagagens sem comprometer o desempenho.

A suspensão dianteira é independente, do tipo McPherson, com molas helicoidais, enquanto a traseira utiliza eixo de torção, também com molas helicoidais. O conjunto proporciona um equilíbrio entre conforto e estabilidade, absorvendo bem as irregularidades do asfalto. O sistema de freios conta com discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, garantindo um desempenho adequado nas frenagens. A direção possui assistência hidráulica, com um diâmetro de giro de 10,4 metros, tornando o carro ágil em manobras.

Os pneus originais são 185/65 R15, tanto na dianteira quanto na traseira, proporcionando um bom equilíbrio entre conforto e aderência. O estepe tem medidas 115/70 R16, sendo um pneu temporário, o que limita sua utilização a situações emergenciais.

Preços aproximados do Chevrolet Prisma 2016

  • Chevrolet Prisma sed. LT 1.0 8V FlexPower 4p 2016 – Preço aproximado: R$ 44 mil
  • Chevrolet Prisma sed. LT 1.4 8V FlexPower 4p 2016 – Preço aproximado: R$ 51 mil
  • Chevrolet Prisma sed. LTZ 1.4 8V FlexPower 4p 2016 – Preço aproximado: R$ 54 mil
  • Chevrolet Prisma sed. LT 1.4 8V FlexPower 4p aut. 2016 – Preço aproximado: R$ 55 mil
  • Chevrolet Prisma sed. Advant. 1.4 8V FlexPower aut. 2016 – Preço aproximado: R$ 56 mil
  • Chevrolet Prisma sed. LTZ 1.4 8V FlexPower 4p aut. 2016 – Preço aproximado: R$ 56 mil

Ficha Técnica do Chevrolet Prisma LTZ 1.4 AT 2016

O Chevrolet Prisma LTZ 1.4 AT 2016 pode apresentar falhas no câmbio automático, desgaste prematuro dos freios, espaço traseiro limitado e ausência de controle de estabilidade e tração.
O Chevrolet Prisma LTZ 1.4 AT 2016 pode apresentar falhas no câmbio automático, desgaste prematuro dos freios, espaço traseiro limitado e ausência de controle de estabilidade e tração.

Geral

  • Ano: 2016
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Sedã
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 2
  • Plataforma: Gamma II

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Cilindrada unitária: 347 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Diâmetro do cilindro: 77,6 mm
  • Razão de compressão: 12,4:1
  • Curso do pistão: 73,4 mm
  • Deslocamento: 1389 cm³
  • Potência máxima: 106 cv (álcool) / 98 cv (gasolina) a 6000 rpm
  • Código do motor: Família I
  • Torque máximo: 13,9 kgfm (álcool) / 12,9 kgfm (gasolina) a 4800 rpm
  • Peso/potência: 10,56 kg/cv
  • Torque específico: 10,0 kgfm/litro
  • Peso/torque: 80,5 kg/kgfm
  • Potência específica: 76,3 cv/litro
  • Rotação máxima: 6300 rpm
  • Viscosidade do óleo: 5W-30

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Automático de 6 marchas
  • Código do câmbio: GF6
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 10,4 m

Pneus

  • Dianteiros: 185/65 R15
  • Traseiros: 185/65 R15
  • Estepe: 115/70 R16

Dimensões

  • Comprimento: 4275 mm
  • Largura: 1705 mm
  • Distância entre-eixos: 2528 mm
  • Altura: 1484 mm
  • Bitola dianteira: 1487 mm
  • Bitola traseira: 1493 mm
  • Porta-malas: 500 litros
  • Tanque de combustível: 54 litros
  • Peso: 1119 kg
  • Carga útil: 378 kg
  • Altura mínima do solo: 130 mm

Desempenho

  • Velocidade máxima: 171 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 11,9 s

Consumo

  • Urbano: 6,9 km/l (álcool) / 9,9 km/l (gasolina)
  • Rodoviário: 8,5 km/l (álcool) / 12,2 km/l (gasolina)

Autonomia

  • Urbana: 373 km (álcool) / 535 km (gasolina)
  • Rodoviária: 459 km (álcool) / 659 km (gasolina)

Equipamentos do Chevrolet Prisma LTZ 1.4 AT 2016

Antes da compra, verifique se há infiltração nas lanternas, desgaste prematuro dos freios e falhas no câmbio. Teste o ar-condicionado, a central multimídia e ruídos na suspensão para evitar gastos extras.
Antes da compra, verifique se há infiltração nas lanternas, desgaste prematuro dos freios e falhas no câmbio. Teste o ar-condicionado, a central multimídia e ruídos na suspensão para evitar gastos extras.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Câmera traseira para manobras (opcional)
  • Faróis de neblina
  • Travamento central das portas
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • Sensores de estacionamento traseiro

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Câmbio automático
  • Ajuste do volante em altura
  • Controle automático de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Rodas de liga leve
  • Banco traseiro bipartido
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento interno/remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Luz no porta-luvas
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Alças de segurança no teto

Infotenimento

  • Rádio
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Indicador de temperatura externa

Fonte: Icarros, Webmotors, Extra, QuatroRodas e Motor1.