Como a roda é a parte do veículo que está em constante contato com asfalto é preciso selecionar bem os pneus para evitar acidentes. Por outro lado, o alto custo dos pneus – sobretudo em aro maiores – tem levado a procura de soluções inteligentes e mais acessíveis. Os pneus remold que recebem um processo de reaproveitamento de materiais são os mais recomendados para quem procura economia.
Apesar de serem mais baratos, nossa opinião é que você não deve comprar pneu remold, a segurança deve vir sempre em primeiro lugar.
O crescimento da procura pelos pneus remold remonta ao período da Segunda Guerra Mundial, devido à escassez de pneus e o desenvolvimento da borracha sintética. Com decorrer dos anos, o avanço tecnológico aprimorou as técnicas no processo de remodelagem de pneus, garantido mais segurança e economia.
Os principais consumidores são os caminhoneiros e a indústria do transporte civil e comercial. Mas entre os veículos convencionais o preço mais acessível do pneu remold tem atraído mais público e ganhando mais destaque.
Algumas pesquisas científicas demonstraram que a produção e uso dos pneus remold contribuem para obter entre 50 a 75% de economia de energia e matérias primas, bem como nas emissões de gás carbônico na atmosfera.
O pneu remold é um procedimento através do qual se recuperam as propriedades originais do pneu usado. Em concreto, se faz a aplicação de uma banda de rodagem nova sobre a estrutura (carcaça) de um pneu usado, remodelando também as laterais e os ombros.
Embora haja muita desconfiança sobre a segurança e garantia dos pneus remold, não há perigo se a base do pneu usado utilizado não teve defeito algum. No processo de reciclagem do pneu deve se comprovar que a carcaça antiga não tem pequenas rachaduras, falhas de materiais ou poros, bem como o período de fabricação seja inferior a sete anos.
Também é feito uma espécie de raio x específico nos pneus antigos para verificar as condições da malha de aço que sustenta a borracha.
Se tudo estiver em boas condições, é feito um processo de raspagem no pneu antigo para melhor adesão da base nova. Apenas uns 20 a 30% de borracha utilizada para a fabricação do pneu novo é introduzida no invólucro previamente preparado e depois vulcanizado em alta pressão e temperatura.
Por fim, os mesmos testes aplicados em pneus novos são feitos no remold para assegurar o comprometimento, rendimento e segurança. Tanto é assim que a segurança e confiança dos pneus remold estão certificadas pelo selo do Inmetro.
Apesar de todas as vantagens do pneu remold algumas informações que comprometem a garantia, como a identificação do modelo, marca e fabricação do pneu antigo, são perdidas no processo de reciclagem.
Assim o risco de um pneu usado ser utilizado sem estar em condições aumenta e acaba sendo seguro adquirir pneus remold somente em distribuidores especializados que possuem o selo do Inmetro.
Se você precisar economizar a solução do pneu remold é boa se você procurar em distribuidores conhecidos e com certificação. Mas para valer mesmo a pena a diferença de preço tem que ser próxima de 50%.
Faça uma boa pesquisa pois com as novas tecnologias de fabricação de pneus e a importação da China, o preço dos novos acaba sendo mais favorável e garantido.
Agora entre pneus usados desgastados e de meia vida, a opção do remold é sem dúvida a melhor solução.