Peugeot 208 híbrido começa a chegar às concessionárias brasileiras com motor do Fiat Pulse

O Peugeot 208 híbrido já é visto em caminhões rumo a concessionárias brasileiras. Produzido na Argentina, utiliza motor 1.0 turbo do Fiat Pulse aliado ao sistema Bio-Hybrid, com estreia prevista para setembro.
Publicado por em Peugeot dia

O movimento da Peugeot para ampliar sua presença no mercado brasileiro ganha novo capítulo com a chegada do 208 híbrido. As primeiras unidades já foram flagradas em transporte rumo a concessionárias no país, sinalizando que a marca francesa quer acelerar a presença da tecnologia eletrificada em sua rede antes mesmo do lançamento oficial previsto para setembro.

Pontos Principais:

  • Peugeot 208 híbrido estreia no Brasil em setembro.
  • Modelos chegam importados da Argentina, já em transporte.
  • Motorização 1.0 turbo T200 aliado ao sistema Bio-Hybrid.
  • Versões híbridas restritas às configurações mais equipadas.

As imagens divulgadas mostram veículos em caminhão-cegonha direcionados para Porto Velho, em Rondônia, o que indica a estratégia de distribuição ampla e simultânea. O modelo é produzido na Argentina e faz parte de um plano da Stellantis de popularizar sistemas híbridos em segmentos acessíveis, mas mantendo o posicionamento em versões mais equipadas.

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No campo visual, as mudanças são discretas. O hatch não passa por alterações de design externas, limitando-se à inclusão de logotipos exclusivos que identificam a motorização eletrificada. Dentro do carro, a novidade principal está no painel de instrumentos atualizado, agora capaz de exibir informações específicas sobre o funcionamento do sistema híbrido.

A tecnologia Bio-Hybrid adotada no 208 deriva do que já é usado nos modelos Fiat Pulse e Fastback. Trata-se de um arranjo que substitui o motor de partida e o alternador convencionais por um BSG, um motor elétrico acionado por correia. Esse componente não apenas cumpre as duas funções originais como também auxilia o motor a combustão em acelerações, resultando em menor emissão de poluentes e consumo otimizado.

O motor utilizado é o 1.0 turbo flex de três cilindros T200, produzido em Betim (MG). Ele oferece até 130 cv de potência e torque de 20,4 kgfm, associado a uma transmissão automática CVT. A Peugeot mantém a montagem dos carros na Argentina, para onde os propulsores são enviados antes da importação ao Brasil.

Outro ponto de destaque está na presença de uma bateria extra de 12V de íons de lítio, que trabalha em conjunto com a convencional. Esse recurso é fundamental para sustentar o motor elétrico auxiliar, reforçando a proposta de economia de combustível e redução de emissões sem comprometer o desempenho cotidiano do veículo.

O posicionamento de mercado seguirá o padrão já visto nos Fiat equipados com o mesmo sistema, ou seja, reservado às configurações mais completas. Atualmente, o 208 GT T200 é vendido por R$ 128.990, enquanto o 2008 GT T200 custa R$ 173.990. É nesse patamar que a Peugeot deve encaixar as versões híbridas, ampliando a oferta para consumidores que buscam eficiência sem abrir mão de equipamentos de série e conectividade.

Fonte: UOL, Terra e Gazetasp.

Alan Corrêa
Alan Corrêa
Jornalista automotivo (MTB: 0075964/SP) e analista de mercado. Especialista em traduzir a engenharia de lançamentos e monitorar a desvalorização de usados. No Carro.Blog.br, assina testes técnicos e guias de compra com foco em durabilidade e custo-benefício.