Posso dirigir de Crocs?

Criado originalmente para agradar marinheiros, pois a sola é antiderrapante e não deixa marcas, o sapato Crocs ganhou o mundo, mas será que ele é bem visto entre os motoristas?
Publicado em Dicas dia 15/10/2020 por Alan Corrêa

Criado originalmente para agradar marinheiros, pois a sola é antiderrapante e não deixa marcas, o sapato Crocs ganhou o mundo, mas será que ele é bem visto entre os motoristas?

Amado por muitos e excluído por outros, os Crocs viraram um símbolo de moda pelo mundo todo, sua aparência pode não agradar algumas pessoas, mas é inegável o conforto que eles oferecem, mas será que é seguro dirigir calçando um destes sapatos?

Pode dirigir de Crocs?

Apesar do Código de Trânsito Brasileiro não fazer menções explícitas sobre os crocs, no artigo 252 é destacado apenas que é proibido dirigir usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa o uso dos pedais, como chinelo de dedo, tamancos ou outro calçado que não tenha as tiras presas atrás dos calcanhares.

Nosso país é quente e nem todo mundo consegue manter o ar-condicionado do carro ligado, por isso quando podemos escolher opções mais refrescantes, não pensamos muito, como por uma regata e uma bermuda, isso não tem problema nenhum na direção, agora o que você põe no pé, pode te prejudicar, como é o caso do chinelo.

Uma solução pra quem não quer ficar de tênis é dirigir descanço, você tira o calçado e coloca novamente somente quando sai do carro. Dirigir descalço, aliás, não traz risco algum.

Pode usar Crocs para pilotar moto?

Andar de moto de chinelo é uma prática perigosa e ilegal que pode resultar em multas, pontos na CNH e, o mais importante, colocar em risco a segurança do motociclista. Portanto, é fundamental respeitar as leis de trânsito e priorizar a segurança ao escolher os calçados adequados e vestuário apropriado ao pilotar uma motocicleta. Lembre-se de que a segurança deve estar sempre em primeiro lugar nas estradas e ruas do Brasil.

No Brasil, milhões de pessoas utilizam motocicletas como meio de transporte diário, seja para se deslocar no trânsito caótico das cidades ou para aproveitar passeios de lazer. Contudo, uma prática perigosa que pode ser vista com frequência é o ato de dirigir motocicletas utilizando chinelo. Mas afinal, isso é permitido? Quais são os riscos envolvidos? Este artigo esclarecerá essas dúvidas e destacará a importância de calçados adequados para a segurança dos motociclistas.

O que diz a Lei?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mais especificamente o artigo 252, dirigir veículos, incluindo motocicletas, utilizando calçados inadequados, como chinelos, é uma infração média. Isso significa que não é permitido andar de moto de chinelo, e aqueles que desrespeitam essa regra enfrentam consequências legais. A penalidade para essa infração inclui a adição de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma multa no valor de R$130,16.

Os Riscos de Andar de Moto de Chinelo

O uso de chinelo ao pilotar uma motocicleta não só é ilegal, mas também é extremamente perigoso. Aqui estão alguns dos riscos associados a essa prática:

O que Usar ao Pilotar uma Moto?

Para garantir a segurança ao pilotar uma moto, é fundamental usar calçados apropriados, como tênis ou botas, que ofereçam aderência e proteção. Além disso, é aconselhável vestir roupas que cubram o corpo, como camisas com mangas e calças, e considerar o uso de acessórios de proteção, como joelheiras e cotoveleiras. O capacete, que é obrigatório por lei, deve ser usado sempre, independentemente do tipo de veículo.

*Com informações do Detran-MS, Autoesporte, Flatout e Estadão.