Sérgio Habib, presidente da JAC Motors Brasil, prevê uma queda no mercado de carros elétricos no país, destacando obstáculos econômicos e a decisão da montadora de equilibrar sua oferta entre veículos elétricos e a combustão, segundo entrevista ao UOL Carros.
Pontos Principais:
Habib explica que o mercado de carros elétricos no Brasil representa apenas 2% das vendas totais, com cerca de 5 mil veículos sendo emplacados por mês. Com o aumento gradativo da alíquota de importação de carros elétricos, que chegou a 35%, ele prevê que o mercado de elétricos deve sofrer uma redução significativa.
Segundo o executivo, a decisão do governo de aumentar os impostos de importação para veículos elétricos é um dos principais fatores que afastam os consumidores desses modelos. Além disso, a infraestrutura de carregamento fora dos grandes centros urbanos ainda é insuficiente, o que inviabiliza o uso de carros 100% elétricos em longas viagens no país.
Habib afirma que o Brasil não está preparado para subsidiar veículos elétricos, visto que o governo enfrenta dificuldades financeiras em outras áreas, como o pagamento do Bolsa Família. Ele também destaca que o país é produtor e exportador de petróleo, o que naturalmente favorece o incentivo a veículos movidos a combustíveis fósseis.
Além do Brasil, o mercado de carros elétricos também começa a enfrentar desafios em mercados mais avançados, como nos Estados Unidos e na Europa. Nos EUA, o crescimento do mercado elétrico estacionou em 7%, enquanto na Europa houve uma leve queda, passando de 13,5% para 12,5%. Isso indica que, globalmente, a eletrificação enfrenta limitações, como a baixa autonomia dos veículos e o tempo de recarga.
Diante desse cenário, a JAC Motors optou por lançar a picape Hunter, movida a diesel, como parte de sua nova estratégia. O modelo chega ao mercado com um motor 2.0 turbodiesel, capacidade de carga de 1.400 kg e preço inicial de R$ 239.900, com um desconto promocional para as primeiras mil unidades.
A JAC Motors também enfrenta o processo de recuperação judicial no Brasil, com previsão de sair dessa condição até o início de 2025, segundo Habib. A montadora planeja vender entre 3 mil e 4 mil unidades da picape Hunter por ano, em um mercado de 150 mil picapes no país.
Com essa nova estratégia, a JAC Motors busca equilibrar sua oferta de veículos elétricos e a combustão, ajustando-se às demandas e limitações do mercado brasileiro.