A Stellantis Motorsport apresentou oficialmente o Peugeot 208 Racing, um modelo destinado a competições amadoras. Desenvolvido em parceria com a Federação Francesa de Automobilismo (FFSA), o carro foi homologado para as categorias de entrada em rali e circuito, com foco em pilotos e equipes com orçamento mais restrito.
Pontos Principais:
O Peugeot 208 Racing será inicialmente fabricado na França, com possibilidade de expansão da produção para outras plantas da marca, conforme a demanda do mercado. A previsão é de que as primeiras entregas ocorram em fevereiro de 2025, e as encomendas já estão abertas na Europa.
Com um motor PureTech 1.2 turbo modificado para competições, o 208 Racing entrega 147 cv, um aumento significativo em comparação com a versão de rua. A transmissão manual de seis marchas também foi ajustada, com relações mais curtas para melhorar o desempenho nas pistas.
O modelo conta com um peso reduzido de 1.050 kg, melhorando a relação peso-potência. A suspensão, freios e rodas foram ajustados para oferecer uma performance ideal em competições, enquanto o interior do carro foi redesenhado para se adaptar às exigências de corridas. O painel foi modificado para evitar reflexos, e novos controles foram instalados no console central.
Entre os equipamentos de segurança estão uma estrutura homologada pela FIA, além de um display multifuncional que fornece informações essenciais para o piloto durante as provas. O sistema eletrônico também permite o monitoramento detalhado do desempenho do veículo.
O preço do Peugeot 208 Racing é de 38.900 euros, cerca de metade do valor do 208 Rally4, o que o posiciona como uma alternativa mais acessível para equipes e pilotos amadores que buscam um carro pronto para competir em alto nível. Embora não haja confirmação sobre a chegada do modelo ao mercado brasileiro, a Peugeot tem um histórico de sucesso em competições no país, o que pode indicar uma possível expansão.
Fonte: Stellantis, TopGear e Webmotors.