A Toyota anunciou o retorno da versão SRX da Hilux ao seu portfólio no Brasil. A decisão foi tomada após a montadora japonesa retirar essa versão do mercado em maio de 2024, o que gerou um intervalo de quase R$ 45 mil entre as versões da linha. Agora, a Hilux SRX volta a ser oferecida por R$ 324.690, sem alterações no preço ou nos equipamentos, mas com a promessa de continuar a atender as expectativas dos consumidores da marca.
A picape Hilux SRX mantém o motor 2.8 turbodiesel, capaz de gerar 204 cv de potência e 50,9 kgfm de torque. Esse motor é acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades, com tração 4×4 temporária e bloqueio de diferencial, o que proporciona um desempenho eficiente em diferentes tipos de terreno. A versão também conta com sistemas de segurança como alerta de mudança de faixa, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e assistente de pré-colisão com frenagem automática.
O design da SRX se destaca com faróis e lanternas em LED, rodas de liga leve de 18 polegadas, além de uma câmera 360° que facilita as manobras. Em termos de conforto, o modelo oferece bancos do motorista com ventilação, ideal para climas mais quentes, além de um sistema de som premium com subwoofer, características que diferenciam a SRX da versão SRV.
A versão SRX Plus, que atualmente ocupa o topo da linha, possui suspensão e componentes de freios derivados da configuração esportiva GR-Sport, mas a SRX não sofreu essas modificações, mantendo o foco em um público que busca mais conforto do que esportividade.
Desde sua primeira retirada, consumidores leais à marca Toyota pediram o retorno da versão SRX, que mantém um espaço importante entre as versões mais acessíveis e as mais completas da Hilux. A linha da picape continua a se expandir, com preços variando de R$ 223.490 a R$ 371.390, abrangendo diferentes necessidades e faixas de público. A Hilux é uma das picapes médias mais vendidas no Brasil, sendo reconhecida pela durabilidade e confiabilidade, fatores que continuam a atrair os compradores.
No geral, a decisão da Toyota de trazer a SRX de volta ao mercado reforça o compromisso da montadora em ouvir o feedback dos consumidores e ajustar seu portfólio de acordo com as demandas do mercado.
Preços e versões da Hilux 2024
- Hilux CS chassi-cabine manual: R$ 223.490
- Hilux CS manual: R$ 231.290
- Hilux CD STD Power Pack manual: R$ 243.790
- Hilux CD STD Power Pack automática: R$ 251.390
- Hilux CD SR automática: R$ 277.890
- Hilux CD SRV automática: R$ 290.190
- Hilux CD SRX automática: R$ 324.690
- Hilux CD SRX Plus automática: R$ 333.290
- Hilux CD GR-Sport automática: R$ 371.390
Ficha Técnica do Toyota Hilux SRX 2.8 Turbo 4×4 AT CD 2024
Geral
- Propulsão: Combustão
- Combustível: Diesel
- Procedência: Importado
- Configuração: Picape
- Porte: Médio
- Lugares: 5
- Portas: 4
- Geração: 8
- Plataforma: IMV
Motor
- Instalação: Dianteiro
- Aspiração: Turbocompressor
- Disposição: Longitudinal
- Alimentação: Injeção direta
- Cilindros: 4 em linha
- Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
- Cilindrada unitária: 689 cm³
- Acionamento comando: Corrente
- Válvulas por cilindro: 4
- Diâmetro do cilindro: 92 mm
- Razão de compressão: 15,6:1
- Curso do pistão: 103,6 mm
- Deslocamento: 2755 cm³
- Potência máxima: 204 cv a 3400 rpm
- Código do motor: 1GD-FTV
- Torque máximo: 50,9 kgfm a 2800 rpm
- Peso/potência: 10,25 kg/cv
- Torque específico: 18,5 kgfm/litro
- Peso/torque: 41,1 kg/kgfm
- Potência específica: 74,0 cv/litro
- Rotação máxima: 4500 rpm
- Viscosidade do óleo: 5W-30
Transmissão
- Tração: Integral temporária
- Câmbio: Automático de 6 marchas
- Código do câmbio: AC60F
- Acoplamento: Conversor de torque
Suspensão
- Dianteira: Independente, braços sobrepostos
- Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
- Traseira: Eixo rígido
- Elemento elástico traseiro: Feixe de molas semielípticas
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Tambor
Direção
- Assistência: Hidráulica
- Diâmetro de giro: 12,4 m
Pneus
- Dianteiros: 265/60 R18
- Traseiros: 265/60 R18
- Altura do flanco: 159 mm
- Estepe: 265/60 R18
Dimensões
- Comprimento: 5325 mm
- Largura: 1855 mm
- Altura: 1815 mm
- Distância entre-eixos: 3085 mm
- Caçamba: 1000 litros
- Tanque de combustível: 80 litros
- Carga útil: 1000 kg
- Reboque sem freio: 750 kg
- Reboque com freio: 3500 kg
- Ângulo de entrada: 29 graus
- Ângulo de saída: 26 graus
- Ângulo central: 28,6 graus
- Altura mínima do solo: 286 mm
Desempenho
- Velocidade máxima: 180 km/h
- Aceleração 0-100 km/h: 12 segundos
Consumo
- Urbano: 10,1 km/l
- Rodoviário: 11,3 km/l
Autonomia
- Urbana: 808 km
- Rodoviária: 904 km
Equipamentos do Toyota Hilux SRX 2.8 Turbo 4×4 AT CD 2024
Segurança
- Freios ABS
- Airbags frontais
- Airbags laterais
- Airbags de cortina
- Alarme antifurto perimétrico
- Alarme antifurto volumétrico
- Sistema antifurto de rodas
- Câmera traseira para manobras
- Câmeras para visão de 360 graus
- Cintos de três pontos para todos os ocupantes
- Encosto de cabeça para todos os ocupantes
- Controle de estabilidade
- Controle de tração
- Faróis de LED
- Faróis com refletores duplos
- Faróis com regulagem de altura
- Faróis de neblina
- Luz traseira de neblina
- Repetidores laterais das luzes de direção
- Travamento central das portas
- Luz de condução diurna
- Controle automático de descida
- Desembaçador do vidro traseiro
- ISOFIX para fixação de cadeira infantil
- Alerta de colisão frontal
- Assistente de partida em rampa
- Sensores de estacionamento dianteiro
- Sensores de estacionamento traseiro
- Alerta de mudança de faixa
- Frenagem automática de emergência
- Vetorização de torque
- Tração integral
Conforto
- Ar-condicionado
- Ar-condicionado automático
- Zonas de ar-condicionado: 2
- Ar quente
- Saída de ar para o banco traseiro
- Direção assistida
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Apoio de braço para o motorista
- Apoio de braço central no banco traseiro
- Câmbio automático
- Ajuste do volante em altura
- Ajuste do volante em profundidade
- Cintos de segurança com ajuste de altura
- Bancos revestidos em couro
- Banco do motorista com ajuste elétrico
- Banco do motorista com ventilação
- Controle automático de velocidade
- Controle de velocidade adaptativo
- Controle elétrico dos vidros dianteiros
- Controle elétrico dos vidros traseiros
- Faróis com acendimento automático
- Ajuste elétrico dos retrovisores
- Retrovisores rebativeis eletricamente
- Retrovisor interno fotocrômico
- Rodas de liga leve
- Banco traseiro bipartido
- Banco traseiro rebatível
- Luz de teto traseira
- Comando interno da tampa de abastecimento
- Chave presencial
- Porta-luvas climatizado
- Alças de segurança no teto
Entretenimento
- Rádio
- Conexão USB
- Conexão Bluetooth
- Navegador GPS
- Volante multifuncional
- Computador de bordo
- Conta-giros
- Termômetro do líquido de arrefecimento
- Indicador de temperatura externa
- Espelhamento da tela do celular
- Sistema de som premium JBL
- Subwoofer
- TV digital
Fonte: Toyota e Vrum.