A Fiat iniciou o processo de renovação do Cronos, seu sedã compacto produzido na Argentina. O modelo já foi visto sem camuflagem e teve imagens oficiais divulgadas pela montadora, antecipando detalhes do visual que vai marcar a linha 2026. As transformações indicam o encerramento de um ciclo iniciado em 2018, com a última reestilização ocorrendo em 2022.
Pontos Principais:
O novo Cronos está prestes a ser lançado no primeiro semestre de 2025, reforçando o compromisso da marca em manter sua presença no segmento de sedãs compactos na América do Sul. A linha 2026 representa mais do que uma atualização estética, já que também traz mudanças pontuais no pacote de equipamentos. Embora os motores devam permanecer os mesmos, o projeto inclui modificações que remetem à atual linguagem visual da fabricante.
Essa renovação segue a mesma linha já adotada no hatch Argo, com quem o Cronos compartilha plataforma e motorização. Ambos os modelos passaram por alterações para se adequar às exigências do Proconve L8 e, ainda que sem confirmação de novos motores, o visual atualizado mostra a intenção da Fiat em manter os produtos competitivos por mais tempo no mercado.
As primeiras imagens do Cronos 2026 revelam uma nova frente, mais alinhada ao estilo dos recentes lançamentos da Stellantis. A grade dianteira agora aposta em filetes verticais e permanece côncava, mas apresenta integração com os faróis em LED que trazem luzes diurnas segmentadas.
O para-choque foi redesenhado, ficando mais reto e adotando formas que lembram modelos como Pulse e Fastback. Elementos plásticos verticais foram inseridos nas extremidades da grade inferior, além de uma nova entrada de ar retangular na parte central.
Ainda que as imagens não revelem com clareza a traseira do modelo, espera-se que essa área mantenha o estilo atual com possíveis ajustes discretos. Nas laterais, haverá novas calotas e rodas, o que também deve contribuir para diferenciar a nova versão visualmente.
No interior, as mudanças devem ser pontuais. Um novo acabamento para os bancos está entre as novidades, mantendo o padrão da Fiat de pequenas evoluções visuais entre gerações de seus modelos. Não foram identificadas mudanças significativas no painel ou no conjunto multimídia.
A Fiat deve retomar a oferta dos airbags laterais como item de série no Cronos 2026. O recurso havia sido removido na reestilização de 2022, mas pode voltar para reforçar o compromisso da marca com os padrões atuais de segurança exigidos pelo mercado.
Com sete anos de mercado, o sedã nunca teve grandes transformações estruturais. A atualização anunciada para este ano será uma das mais relevantes desde sua estreia, apesar de ainda não representar uma nova geração.
A linha Cronos 2026 deve continuar utilizando os mesmos motores Firefly já conhecidos da gama atual. O 1.0 flex com até 75 cv e o 1.3 flex com até 107 cv permanecem como opções principais. Ambos os propulsores atendem às normas de emissões vigentes no Brasil.
A transmissão será a mesma: manual de cinco marchas nas versões de entrada e câmbio automático do tipo CVT nas configurações superiores. Essa manutenção se dá pela recente adequação dos conjuntos mecânicos às normas do Proconve L8, dispensando uma atualização mais profunda neste momento.
Embora houvesse expectativa para a chegada do motor 1.0 turbo T200, já presente nos SUVs Pulse e Fastback, a Fiat ainda não confirmou a adoção desse propulsor para o Cronos. Com o Argo 2026 mantendo os motores aspirados, a chance de mudança na linha do sedã também é considerada baixa.
Com a reformulação da linha 2026, o Cronos pode estar entrando em sua fase final antes de uma substituição definitiva. Produzido em Córdoba, na Argentina, o sedã foi um dos pilares da Fiat no mercado sul-americano, especialmente após a saída do Siena e do Linea.
A Stellantis já indicou que pretende renovar toda sua linha de entrada na região, e o cronograma prevê a chegada de novos produtos derivados da plataforma do Grande Panda, modelo já apresentado na Europa. A substituição do Cronos deve fazer parte dessa estratégia.
Enquanto isso, a Fiat aposta na sobrevida do sedã com visual atualizado e pequenos avanços em equipamentos de segurança. O modelo continua a ocupar um espaço estratégico nas vendas da marca, especialmente em frotas e no uso diário de motoristas que procuram economia e espaço interno.
Fonte: Stellantis, Motor1, AutoEsporte e Otempo.