A Fiat, em parceria com a Stellantis, confirmou o lançamento dos modelos híbridos leves Fiat Pulse T200 Hybrid e Fastback T200 Hybrid, marcando a estreia da tecnologia híbrida flex no Brasil. A novidade vem com a promessa de maior eficiência no consumo de combustível e uma significativa redução nas emissões de poluentes, atendendo às regulamentações ambientais brasileiras, como a próxima fase do Proconve L8. Os dois SUVs, que serão oficialmente lançados em novembro de 2024, integram o projeto Bio-Hybrid da Stellantis, visando expandir o uso de motorização híbrida em toda a gama de produtos da marca.
Pontos Principais:
Com essa iniciativa, a Fiat se posiciona como uma das pioneiras no segmento de veículos híbridos no país, apostando na eletrificação parcial dos seus modelos mais populares. A estratégia prevê a utilização de um sistema híbrido leve de 12 Volts, oferecendo uma solução intermediária entre os motores convencionais a combustão e os híbridos plenos, já presentes no mercado.
A Stellantis confirmou o lançamento dos primeiros modelos híbridos flex da Fiat no Brasil. Os SUVs Pulse e Fastback T200 Hybrid serão equipados com uma motorização híbrida leve (MHEV) de 12 Volts. A fabricante já havia adiantado a informação anteriormente, mas a confirmação oficial veio no dia 25 de outubro de 2024.
Os dois modelos serão os primeiros da Fiat a utilizar essa tecnologia no Brasil, sendo parte do projeto da empresa de oferecer uma gama de veículos híbridos nos próximos anos. O lançamento oficial dos veículos ocorrerá em novembro de 2024, mas detalhes sobre as versões que receberão o sistema ainda não foram divulgados pela fabricante.
O sistema híbrido que equipará o Fiat Pulse e o Fastback é composto pelo motor T200 1.0 turbo flex de três cilindros. Esse motor é capaz de gerar até 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque, e vem acoplado a um câmbio automático CVT de sete marchas simuladas. O sistema híbrido leve MHEV de 12 Volts é chamado de BSG e inclui um pequeno motor elétrico de 4 cv, que atua no lugar do alternador e do motor de partida.
O motor elétrico de 4 cv é ligado ao motor a combustão por correia e alimentado por uma bateria de íons de lítio, localizada sob o banco do motorista. O objetivo desse sistema não é fornecer tração elétrica ao veículo, mas contribuir para a redução de emissões de poluentes e melhorar a eficiência no consumo de combustível.
Embora a Stellantis ainda não tenha divulgado os números oficiais de consumo de combustível, estimativas preliminares sugerem que o Fastback T200 Hybrid poderá alcançar 9,6 km/l com etanol e 12,6 km/l com gasolina na cidade. Na estrada, os números podem ser de 10,9 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina.
A tecnologia híbrida leve flex apresentada nos modelos Pulse e Fastback faz parte do projeto Bio-Hybrid da Stellantis, que visa atender as futuras normas de emissões de poluentes no Brasil, como o Proconve L8. Além desses dois modelos, a Fiat pretende expandir essa tecnologia para outros veículos de sua linha nos próximos anos.
Entre os próximos modelos que deverão receber a motorização híbrida flex estão o projeto F1H, que será o sucessor dos atuais Mobi e Argo, previsto para 2026. Além disso, a Strada também deverá receber a tecnologia até 2027. Já os modelos Mobi, Argo e Cronos não receberão o sistema, pois devem ser descontinuados em breve.
Além dos veículos da Fiat, a tecnologia híbrida leve MHEV de 12 Volts será incorporada em modelos de outras marcas da Stellantis no Brasil. Entre eles, os modelos Citroën Basalt, C3 e Aircross, bem como os Peugeot 208 e 2008, receberão essa motorização nos próximos anos. O futuro Jeep Avenger nacional também estará equipado com esse sistema.
A única exceção dentro da linha Fiat será a picape Toro, que receberá uma motorização híbrida mais robusta. O modelo Toro utilizará o sistema T270 Hybrid e-DCT de 48 Volts, com um motor elétrico de 30 cv, capaz de tracionar as rodas em modo elétrico por curtos períodos, a até 30 km/h. Essa tecnologia também estará presente nos modelos Jeep Compass e Commander híbridos.
A introdução de veículos com tecnologia híbrida flex pela Fiat reflete uma tendência crescente no mercado automotivo brasileiro. A busca por veículos mais eficientes e menos poluentes está em alta, impulsionada tanto por regulamentações ambientais quanto pela demanda por economia de combustível. O sistema híbrido leve flex se posiciona como uma solução intermediária, que não requer grandes adaptações infraestruturais, como os veículos elétricos completos.
O fato de a Stellantis ter planos de implementar essa tecnologia em várias marcas do grupo indica que o Brasil será um mercado importante para a estratégia global da empresa. A Fiat também promete que, nos próximos anos, grande parte de sua linha de produtos no Brasil contará com essa tecnologia, o que pode consolidar a empresa como uma das pioneiras no segmento de híbridos flex no país.
Fonte: Stellantis, Motor1 e AutoEsporte.