Tudo sobre a nova Honda CG 160 2025; conheça a história da moto mais amada do Brasil

A Honda CG 160 2025 apresenta quatro modelos: Cargo, Start, Fan e Titan, com melhorias em suspensão, freios e design. Cada versão atende a diferentes perfis, desde trabalho até lazer. Os destaques incluem freios a disco, painel com indicador de marcha e novidades como frenagem ABS na Titan.
Publicado em Honda dia 17/11/2024 por Alan Corrêa

A Honda CG 160 2025 chega ao mercado com novidades que atualizam a linha mais popular do Brasil, oferecendo modelos que atendem a diferentes necessidades dos motociclistas. Com quatro versões distintas – Cargo, Start, Fan e Titan – a nova geração busca unir inovação técnica, funcionalidade e a tradição de ser uma motocicleta confiável e versátil.

Versões da Honda CG 2025:

Cada modelo apresenta características específicas, desde a robustez necessária para o uso profissional até as tecnologias avançadas para quem procura mais sofisticação. As atualizações incluem melhorias em suspensão, freios e design, garantindo uma experiência aprimorada para todos os tipos de usuários. A seguir, exploraremos as principais características de cada modelo.

Honda CG 2025: a 10ª geração da moto mais vendida do Brasil

A Honda CG, referência no segmento de motocicletas de baixa cilindrada no Brasil, apresenta inovações marcantes para 2025. A nova geração incorpora mudanças no motor, ciclística e design, reafirmando sua posição no mercado.

No aspecto técnico, o motor FlexOne, com injeção eletrônica PGM-FI, segue como o coração das versões Cargo, Start, Fan e Titan. O propulsor oferece 15,1 cv de potência com etanol e 14,9 cv com gasolina, garantindo torque máximo de 1,54 kgf.m e 1,40 kgf.m, respectivamente. Além disso, as motos atendem à norma PROMOT 5, alinhando-se aos padrões ambientais mais rigorosos.

A ciclística das CG 160 também evoluiu significativamente. A suspensão dianteira foi aprimorada, agora com tubos de 33 mm, enquanto a traseira recebeu uma nova balança de suspensão. Essas mudanças proporcionam maior estabilidade em terrenos irregulares, melhor dirigibilidade e mais precisão em curvas.

O chassi de berço duplo de aço permanece, valorizado pela resistência e durabilidade. Todas as versões contam agora com rodas de liga leve e freios a disco na dianteira. A CG 160 Titan, topo de linha, estreia o sistema ABS na dianteira e freio a disco na traseira. Já nas demais versões, o sistema CBS combina disco na frente com tambor na traseira.

O design recebeu atenção especial nesta geração. O tanque metálico é protegido por carenagens plásticas, conferindo um visual mais moderno. A Titan e a Fan contam com iluminação em LED no farol e na lanterna, enquanto a Start utiliza LED apenas na lanterna traseira. O painel, agora com indicador de marcha e consumo, varia entre os modelos, sendo Blackout nas versões mais completas.

Detalhes adicionais, como alças de resina na rabeta e pedaleiras de alumínio para o garupa, reforçam a praticidade. A Titan ainda vem equipada com porta USB-C, um item opcional na Fan.

A versão Cargo, voltada para uso profissional, apresenta melhorias como cavalete central, suspensão calibrada e amplo porta-bagagem. A Start, por sua vez, ganhou rodas de liga leve e freio a disco na dianteira, aproximando-se das especificações das versões Fan e Titan.

A combinação de inovações técnicas e visuais mantém a família CG 160 como referência para diferentes perfis de consumidores. A 10ª geração reforça o compromisso da Honda com a qualidade, segurança e sustentabilidade, características presentes no DNA da marca.

Qual CG 2025 escolher?

A Honda CG 160 2025 chega ao mercado com uma nova linha composta por quatro modelos: Cargo, Start, Fan e Titan. Cada versão foi desenvolvida para atender a públicos específicos, mantendo a tradição de robustez e eficiência da família CG. A nova geração apresenta melhorias técnicas e estéticas em todos os modelos.

Entre as inovações, a linha 2025 traz uma suspensão dianteira com tubos de 33 mm de diâmetro, maior que a versão anterior, de 31 mm, garantindo melhor desempenho. Outro destaque é a nova balança de suspensão traseira retangular, projetada para oferecer maior durabilidade e estabilidade. Todas as versões contam com rodas de liga leve, tanque encapsulado por proteções plásticas e painel atualizado com indicador de marcha engatada.

As melhorias incluem também um sistema de freios aprimorado. A frenagem a disco está presente em todos os modelos, enquanto a Titan incorpora ABS de 1 canal, ampliando a segurança. Essas alterações buscam melhorar a experiência de pilotagem e atender às demandas dos diferentes perfis de usuários.

A linha Honda CG 160 2025 incorpora inovações técnicas e estéticas em todos os seus modelos. A suspensão dianteira foi ampliada para tubos de 33 mm de diâmetro, melhorando a absorção de impactos. Já a balança de suspensão traseira retangular contribui para maior estabilidade e durabilidade.

As rodas de liga leve e o sistema de freios a disco estão presentes em todas as versões. Além disso, o tanque metálico encapsulado com proteções plásticas é uma novidade que combina durabilidade e praticidade. O painel atualizado, com indicador de marcha engatada, é outra característica que beneficia todos os modelos.

Essas mudanças foram implementadas para atender às demandas de um público diversificado, oferecendo mais segurança, funcionalidade e conforto aos motociclistas.

Honda CG 160 Cargo

A CG 160 Cargo foi projetada para profissionais que dependem da motocicleta em suas atividades diárias. O modelo se diferencia pelo bagageiro reforçado, ideal para transporte de cargas. Para atender a esse propósito, a CG 160 Cargo não possui pedaleiras para garupa, priorizando o espaço de carga.

Além disso, o modelo recebeu ajustes na suspensão para suportar pesos adicionais sem comprometer a estabilidade e a durabilidade. Essa característica é fundamental para o uso intensivo no dia a dia, especialmente em aplicações comerciais.

Outro aspecto relevante da CG 160 Cargo é a robustez mecânica, alinhada às demais versões da linha, mas com foco específico nas necessidades de transporte de mercadorias. Este modelo é indicado para quem busca uma motocicleta confiável e resistente.

Honda CG 160 Start

A CG 160 Start é a versão mais acessível da linha 2025. Este modelo mantém a base mecânica e ciclística das outras versões, com pequenas simplificações para oferecer um custo mais baixo. A Start é equipada com rodas de liga leve e freio a disco na dianteira, complementados pelo sistema CBS (Combined Braking System).

Apesar de ser a opção mais econômica, o modelo preserva a qualidade estrutural e a eficiência da família CG. Seu motor e estrutura foram projetados para atender às necessidades básicas de deslocamento, garantindo economia e segurança.

Outro ponto de destaque é a simplicidade do design, que atrai consumidores que preferem praticidade e baixo custo de manutenção. A CG 160 Start é uma alternativa viável para quem busca uma motocicleta funcional e acessível.

Honda CG 160 Fan

A CG 160 Fan é o modelo mais vendido da família CG. Este sucesso se deve à combinação de custo-benefício e um conjunto de características técnicas e visuais que atendem a um público variado. O painel Blackout é um dos diferenciais, oferecendo melhor visibilidade e modernidade. Além disso, o modelo conta com a opção de porta USB-C.

A Fan também se destaca por integrar as atualizações da linha 2025, incluindo a suspensão dianteira aprimorada, rodas de liga e freios a disco na dianteira. Essas especificações garantem maior segurança e conforto para o piloto em diferentes condições de uso.

Outro ponto relevante é o design diferenciado, que aproxima o modelo do padrão estético da CG Titan. Isso amplia seu apelo entre os consumidores que buscam uma motocicleta moderna e funcional para o dia a dia.

Honda CG 160 Titan

A CG 160 Titan é a versão topo de linha da nova geração. Este modelo traz os equipamentos mais avançados da família CG, como o sistema de frenagem ABS de 1 canal, presente nas rodas dianteira e traseira, e pneus Michelin Pilot Street 2.

O modelo é oferecido com uma cor exclusiva na linha 2025: laranja. Além disso, a Titan vem equipada com porta USB-C de série, ampliando sua funcionalidade. Outro diferencial é o design, que combina elementos modernos e funcionais, incluindo o painel atualizado com indicador de marcha engatada.

A CG 160 Titan é indicada para quem busca uma motocicleta equipada com as últimas tecnologias disponíveis na linha CG. As melhorias técnicas e estéticas reforçam a posição deste modelo como o mais completo da família.

História da Honda CG

A Honda CG é um marco na história do mercado de motocicletas no Brasil. Lançada em 1976, a CG 125 foi o primeiro modelo produzido pela Honda na fábrica de Manaus, resultado de um projeto adaptado às condições do país. Inspirada na Honda CB 125S, a CG foi projetada para suportar estradas irregulares e a falta de manutenção regular, característica comum entre os consumidores da época.

A primeira geração da CG 125 foi equipada com um motor de 11 cv e câmbio de quatro marchas, diferente dos 12 cv e cinco marchas do modelo japonês CB 125S. O design robusto e o tanque maior foram pensados para atender ao perfil do mercado brasileiro. Durante seu lançamento, a motocicleta foi promovida com uma campanha publicitária que contou com a participação de Pelé, o que reforçou sua popularidade.

Desde então, a Honda CG tem acompanhado a evolução do mercado, implementando melhorias em tecnologia, segurança e design. O modelo também se destacou pelo uso de combustíveis alternativos e pelo desenvolvimento de versões específicas para diferentes necessidades, como o uso profissional.

1ª geração (1976–1982)

A primeira geração da Honda CG foi lançada em 1976, com o modelo CG 125. Desenvolvida para atender às condições brasileiras, a motocicleta era robusta e eficiente. Seu motor de 11 cv, com câmbio de quatro marchas, foi adaptado para oferecer maior resistência e durabilidade.

Em 1978, a suspensão dianteira foi atualizada, passando a contar com molas internas. Ainda nessa geração, surgiu a CG 125 a álcool, em 1981, tornando-se a primeira motocicleta no mundo a usar combustível vegetal. Essa versão trouxe também o câmbio de cinco marchas, oferecendo mais versatilidade.

Durante esse período, a Honda lançou variações como a ML 125, que possuía acabamento mais refinado e freio a disco mecânico na dianteira, e a Turuna, uma versão esportiva mais potente com motor OHC.

2ª geração (1983–1988)

A segunda geração trouxe mudanças importantes no sistema elétrico, que passou a ser de 12 volts, e no carburador, que recebeu o sistema Ecco, melhorando a eficiência do consumo de combustível. O tanque de combustível também foi redesenhado, perdendo as formas arredondadas da geração anterior.

Em 1985, o câmbio de cinco marchas foi introduzido nas versões a gasolina, melhorando o desempenho. Dois anos depois, em 1988, foi lançada a CG Cargo, uma versão destinada ao uso profissional, ideal para transporte de pequenas cargas.

Esse período consolidou a Honda CG como uma motocicleta versátil, capaz de atender tanto ao público geral quanto às demandas comerciais.

3ª geração (1989–1993)

A terceira geração marcou o lançamento da CG Today, em 1989, com um visual renovado, painel redesenhado e chassi reforçado. Essas mudanças trouxeram melhorias em segurança e durabilidade, atendendo a novas exigências do mercado.

Em 1991, a CG adotou o sistema CDI (ignição por descarga capacitiva), que trouxe melhorias no motor, tornando-o mais eficiente e confiável. O chassi também foi atualizado, com reforços que aumentaram a resistência.

Essas atualizações consolidaram a terceira geração como um marco de evolução técnica, garantindo mais potência e robustez para a motocicleta.

4ª geração (1994–1999)

A quarta geração apresentou a CG 125 Titan, modelo que trouxe um design mais moderno e melhorias nos sistemas de freios e embreagem. Essas mudanças focaram em oferecer uma experiência de pilotagem mais segura e confortável.

Durante esse período, a Honda continuou a investir em tecnologia e qualidade de fabricação, atendendo às expectativas de consumidores cada vez mais exigentes. A CG Titan logo se tornou um dos modelos mais populares dessa geração.

O design atualizado e os aprimoramentos técnicos consolidaram a CG 125 Titan como referência no segmento de motocicletas no Brasil.

5ª geração (2000–2002)

Na quinta geração, a Honda introduziu a partida elétrica e o freio a disco dianteiro em algumas versões da CG. Essas inovações trouxeram maior praticidade e segurança para os usuários.

O motor manteve sua confiabilidade, enquanto as mudanças no design continuaram a atender às demandas estéticas e funcionais do mercado. A CG seguiu como uma escolha popular entre os motociclistas brasileiros.

Essa geração foi marcada pelo equilíbrio entre tradição e inovação, garantindo a continuidade do sucesso da linha CG.

6ª geração (2004–2009)

A sexta geração trouxe o motor OHC de 150 cc, que era mais potente e econômico. Essa atualização refletiu o compromisso da Honda com o desempenho e a eficiência. Além disso, o chassi foi reforçado e as suspensões ganharam maior curso.

Em 2005, foi lançada a CG 125 Fan, uma versão mais acessível que manteve o motor OHV, atendendo a um público que buscava uma opção econômica e confiável.

As melhorias técnicas e a diversificação dos modelos reforçaram a posição da CG como líder de mercado, adaptando-se a diferentes perfis de consumidores.

7ª geração (2009–2013)

A sétima geração marcou a introdução da injeção eletrônica PGM-FI, um avanço significativo que reduziu as emissões de poluentes e melhorou o consumo de combustível. Nesse período, foi lançada a CG 150 Mix, que podia utilizar tanto gasolina quanto etanol.

As atualizações no motor e nos sistemas de combustível consolidaram a CG como uma moto moderna e eficiente, alinhada às novas exigências ambientais. A versatilidade dos modelos flex foi bem recebida pelo mercado.

Com essas inovações, a Honda continuou a liderar no segmento de motocicletas, mantendo a relevância da CG no Brasil.

8ª geração (2013–2015)

A oitava geração trouxe novos modelos como a CG 125 Fan e a CG 150 Titan, que variavam em termos de equipamentos e acabamento. A estrutura foi atualizada com um chassi mais leve e resistente, fabricado em aço estampado.

Além disso, a garantia foi ampliada para três anos, refletindo a confiança da Honda na durabilidade de seus produtos. A linha Cargo também recebeu atenção especial, com versões específicas para uso comercial.

A diversificação da linha e as melhorias na estrutura tornaram essa geração uma das mais completas e abrangentes da história da CG.

9ª geração (2015–2024)

A nona geração foi marcada pela introdução do motor de 160 cc, que trouxe mais potência e eficiência para a linha CG. Outra inovação importante foi o sistema de freios CBS (Combined Braking System), que melhorou a segurança durante as frenagens.

A linha foi segmentada em quatro versões: Start, Fan, Titan e Cargo, atendendo a diferentes perfis de consumidores. A estética das motos também acompanhou as tendências da época, mantendo a relevância do modelo no mercado.

Essa geração foi um passo importante na modernização da CG, destacando a importância de tecnologia e segurança na linha.

10ª geração (2025)

A décima geração da Honda CG chegou com avanços significativos, consolidando seu lugar como uma das motocicletas mais vendidas do Brasil. A CG 160 2025 manteve o foco em desempenho, economia e segurança.

Além das melhorias no design e na tecnologia, a nova geração reafirmou o compromisso da Honda com a sustentabilidade e a inovação. A CG 160 2025 é um reflexo da evolução contínua da linha, adaptando-se às novas exigências do mercado.

Essa geração marca quase 50 anos de história da CG no Brasil, evidenciando sua relevância no segmento de motocicletas.

Fonte: Honda.