Carros elétricos e escapamento não costumam estar na mesma frase. Afinal, sem um motor a combustão, por que um veículo movido a bateria precisaria de um sistema para expelir gases? A resposta vem de um novo projeto da Stellantis, que registrou uma patente para um sistema de escapamento pensado exclusivamente para elétricos.
Pontos Principais:
O conceito não está relacionado à emissão de gases poluentes, como nos modelos tradicionais. Em vez disso, a proposta busca oferecer um meio de canalizar substâncias tóxicas em caso de superaquecimento da bateria. Esse fenômeno, conhecido como fuga térmica, pode levar a incêndios difíceis de conter, liberando gases perigosos. A ideia é que o sistema ajude a evacuar esses compostos de maneira mais segura, reduzindo riscos para os ocupantes do veículo e para o ambiente.
Esse tipo de solução reforça uma tendência na indústria automotiva: além de melhorar o desempenho dos veículos elétricos, as montadoras estão investindo em novas formas de segurança. Com a plataforma STLA Large preparada para receber o sistema, a Stellantis pode estar dando os primeiros passos para uma tecnologia que, no futuro, pode se tornar padrão nos modelos elétricos.
A proposta da Stellantis envolve um sistema capaz de direcionar os gases gerados em caso de aquecimento excessivo da bateria. Diferente de um escapamento convencional, que lida com os resíduos da queima de combustível, esse novo conceito busca evitar que substâncias tóxicas se acumulem dentro do veículo.
Entre os compostos que podem ser liberados durante uma fuga térmica estão:
Todos esses gases têm potencial inflamável, e sua liberação descontrolada pode aumentar a gravidade de um incêndio. O novo sistema busca evitar esse problema ao criar um fluxo direcionado para expelir esses elementos de maneira controlada.
A patente registrada menciona também áreas específicas para tratamento dos gases antes da liberação. Embora os detalhes técnicos não tenham sido divulgados, esse processo pode incluir filtragem ou resfriamento das substâncias para reduzir os riscos.
A Stellantis já tem um plano para onde esse sistema pode ser aplicado. A plataforma STLA Large, desenvolvida para veículos elétricos e híbridos, foi projetada com espaço para acomodar um sistema de escape. Isso indica que a ideia pode estar mais avançada do que parece.
Essa base será usada em diversos modelos do grupo, incluindo carros das marcas Dodge, Alfa Romeo, Maserati e Lancia. O Charger Daytona elétrico, da Dodge, já está pronto para receber o sistema, o que reforça a possibilidade de que a tecnologia seja integrada aos novos modelos da montadora.
A STLA Large é compatível com baterias de até 800 Volts e 118 kW de capacidade, proporcionando maior autonomia e desempenho para os veículos elétricos. O fato de essa plataforma ser flexível para receber diferentes tipos de propulsão, incluindo motores híbridos, também facilita a adaptação de novas tecnologias de segurança.
Carros elétricos raramente pegam fogo, mas quando isso acontece, a situação pode ser complexa. As baterias de íon-lítio armazenam grandes quantidades de energia e, quando sofrem superaquecimento, podem entrar em combustão de maneira difícil de controlar.
O grande desafio nesses casos não é apenas extinguir o fogo, mas conter os gases liberados no processo. O sistema desenvolvido pela Stellantis pode ser um reforço adicional de segurança, permitindo que esses compostos sejam evacuados rapidamente e reduzindo a propagação do incêndio.
A aplicação comercial do sistema ainda não foi confirmada. No entanto, o fato de a patente ter sido registrada sugere que a montadora está explorando seriamente a viabilidade da tecnologia. Se bem-sucedida, essa inovação pode se tornar um novo padrão de segurança para veículos elétricos no futuro.
A eletrificação dos automóveis segue avançando, mas não basta apenas trocar motores a combustão por baterias. A segurança dos elétricos precisa acompanhar essa evolução, e projetos como o sistema de escape da Stellantis mostram que a indústria está pensando em todos os cenários.
As montadoras estão investindo cada vez mais em soluções que aumentem a confiabilidade dos veículos elétricos. Isso inclui desde aprimoramentos nas baterias para evitar superaquecimento até novos sistemas de evacuação de gases, como o que está sendo desenvolvido.
Ainda há muitos desafios pela frente, mas a direção é clara. As marcas estão trabalhando para tornar os carros elétricos mais seguros, eficientes e preparados para qualquer situação. O sistema de escapamento para EVs pode parecer estranho à primeira vista, mas pode ser um dos elementos que moldarão os carros do futuro.
Fonte: Insideevs e AutoEsporte.