Um usado para colecionador: Fiat Grazie Mille marcou o fim de um ícone dos compactos no Brasil

O Fiat Uno Mille encerrou sua produção em 2013 com a série especial Grazie Mille, uma edição de colecionador limitada a 2.000 unidades. Pioneiro no segmento 1.0, teve mais de 3,7 milhões de unidades vendidas e foi sucedido pelo Novo Uno, que permaneceu no mercado brasileiro até 2021.
Publicado em Usados dia 23/11/2024 por Alan Corrêa

A Fiat lançou em 2013 a série especial Grazie Mille para marcar o encerramento da produção do Fiat Uno Mille, modelo que foi introduzido no mercado brasileiro em 1984. Popular entre os consumidores, o Mille se destacou por sua funcionalidade e por ter sido o precursor dos carros 1.0 no país. Sua produção foi interrompida em dezembro de 2013 devido à obrigatoriedade de airbags e freios ABS em todos os veículos novos fabricados no Brasil.

Pontos Principais:

  • A série Grazie Mille encerra a produção do Fiat Uno Mille no Brasil em 2013.
  • Modelo foi sucedido pelo Novo Uno, lançado posteriormente e fabricado até 2021.
  • Grazie Mille apresenta itens exclusivos, como a cor verde Saquarema e adesivos personalizados.
  • Fiat Mille registrou mais de 3,7 milhões de unidades vendidas ao longo de sua história.

Apesar do encerramento do Mille, essa não foi a última vez que o nome Uno apareceu no mercado nacional. Em 2010, a Fiat já havia lançado o Novo Uno, que representou uma evolução no design e na proposta do modelo e que se adequava às novas regras de produção de veículos no Brasil. Com um visual mais moderno e voltado a um público jovem, o Novo Uno permaneceu em produção até 2021, consolidando-se como uma continuidade da linha Uno no Brasil.

O Fiat Uno Mille se despediu em 2013 com a série especial Grazie Mille, edição limitada a 2.000 unidades, encerrando a trajetória de 30 anos do modelo que popularizou os carros 1.0 no Brasil.

O Mille original, com design assinado por Giorgetto Giugiaro, trouxe uma abordagem prática e funcional, com excelente aproveitamento de espaço interno e boa visibilidade. Ao longo de seus 30 anos de história, o modelo passou por diversas mudanças. Algumas delas, como a reestilização de 2004, geraram controvérsia entre os fãs, mas o Mille manteve sua relevância.

A série Grazie Mille, limitada a 2.000 unidades, buscou homenagear o legado do modelo original. Entre os diferenciais estão a cor verde Saquarema, adesivos nas laterais, quadro de instrumentos exclusivo e bancos personalizados. Cada unidade também conta com uma placa numerada no console central. O modelo inclui itens de conforto como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros e som com USB e Bluetooth.

Ao longo dos anos, o Mille desempenhou um papel importante no mercado automotivo brasileiro. Foi pioneiro no segmento de carros populares 1.0 e ajudou a moldar as expectativas dos consumidores em relação a veículos acessíveis e econômicos. Com mais de 3,7 milhões de unidades vendidas, o Mille conquistou um espaço duradouro na memória do mercado nacional.

Apesar do encerramento do Mille em 2013, o Novo Uno deu continuidade à linha até 2021, trazendo novas tecnologias e adequações ao mercado. Agora, a trajetória completa do Uno representa quase quatro décadas de presença no Brasil, consolidando seu impacto na história da indústria automotiva nacional.

Desempenho, motor e potência

Motor dianteiro transversal com aspiração natural, injeção multiponto. 4 cilindros em linha, deslocamento de 999 cm³, potência de 65 cv (G) ou 66 cv (A), torque de 9,1 kgfm (G) e 9,2 kgfm (A).

O desempenho é marcado pela aceleração de 0 a 100 km/h em 14,7 segundos e velocidade máxima de 153 km/h. O motor dianteiro, transversal, com aspiração natural, possui alimentação por injeção multiponto. São 4 cilindros em linha, cada um com 250 cm³ de cilindrada unitária, totalizando um deslocamento de 999 cm³. O comando de válvulas único no cabeçote é acionado por correia dentada, e cada cilindro possui duas válvulas. A potência máxima é de 65 cv com gasolina e 66 cv com álcool, ambos a 6000 rpm, enquanto o torque máximo é de 9,1 kgfm (G) e 9,2 kgfm (A) a 2500 rpm. A tração dianteira está acoplada a um câmbio manual de 5 marchas, com acoplamento por embreagem monodisco a seco. Peso/potência é de 12,58 kg/cv, e o torque específico é de 9,2 kgfm/litro.

Consumo e autonomia

Consumo urbano de 8,9 km/l (A) e 12,7 km/l (G). Consumo rodoviário de 10,7 km/l (A) e 15,6 km/l (G), oferecendo eficiência para diferentes condições de uso.

O consumo urbano é de 8,9 km/l com álcool e 12,7 km/l com gasolina. Já na rodovia, os números chegam a 10,7 km/l (A) e 15,6 km/l (G). A autonomia urbana é de 445 km com álcool e 635 km com gasolina, enquanto na rodoviária atinge 535 km (A) e 780 km (G).

Interior

Tração dianteira com câmbio manual de 5 marchas. Direção com assistência hidráulica e embreagem monodisco a seco, garantindo praticidade e eficiência na condução.

O veículo oferece espaço interno para 5 ocupantes, com carga útil de 400 kg e um porta-malas com capacidade de 290 litros. Conta com bancos traseiros rebatíveis, ar-condicionado com controle de uma zona, e vidros elétricos dianteiros. Outros itens incluem direção assistida, rodas de liga leve e ar quente. Para maior praticidade, o modelo também possui rádio com conexão USB e Bluetooth, além de CD player e conta-giros.

Medidas

O veículo mede 3692 mm de comprimento, 1548 mm de largura, 1445 mm de altura e 2361 mm de entre-eixos. Peso de 830 kg, altura do solo de 146 mm e porta-malas de 290 litros.

O comprimento total é de 3692 mm, largura de 1548 mm, altura de 1445 mm e distância entre-eixos de 2361 mm. A altura mínima do solo é de 146 mm, e a bitola dianteira mede 1337 mm, enquanto a traseira é de 1357 mm. O peso total é de 830 kg. A suspensão dianteira independente McPherson é equipada com molas helicoidais, enquanto a traseira, também McPherson, utiliza feixe de molas semielípticas. Os freios incluem discos sólidos na dianteira e tambores na traseira. A direção possui assistência hidráulica e um diâmetro de giro de 10 metros. Pneus 165/70 R13 são utilizados, inclusive no estepe.

Quanto custa um Fiat Grazie Mille?

O Mille versão colecionador, com tabela em R$ 40 mil, é raro e chega a R$ 100 mil em sites como Webmotors, refletindo seu valor único e exclusividade – Pesquisa feita dia 23/11/2024.

O Grazie Mille foi comercializado naquela época por R$ 31.200, valor considerado competitivo para o pacote de itens oferecido. Diferente de outras edições de despedida, como a Kombi Last Edition, a Fiat optou por um modelo acessível, reforçando sua popularidade e simplicidade.

Apesar do valor na tabela desse Mille ficar em R$ 40 mil hoje em dia, tenha certeza que você não vai encontrá-lo por esse valor, essa é uma versão de colecionador e em sites como Webmotors é possível achar pouquíssimas edições à venda por valores que passam dos R$ 100 mil, você não leu errado. É o típico caso que quem tem um não quer vender e quando quer pede o que acha justo.

Ficha Técnica do Fiat Uno Grazie Mille 1.0 2013

Geral

Motor

Transmissão

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Dimensões

Desempenho

Consumo

Autonomia

Equipamentos do Fiat Uno Grazie Mille 1.0 2013

Equipamentos incluem limpador traseiro, travamento central, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, rádio USB e Bluetooth, rodas de liga leve e conta-giros.

Segurança

Conforto

Entretenimento

Suspensão dianteira independente McPherson com molas helicoidais, traseira McPherson com feixe de molas. Freios com discos sólidos na dianteira e tambores traseiros. Pneus 165/70 R13.

Fonte: Stellantis, GuiaDeUsados, Motor1, Wikipedia e Webmotors.